Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1j108.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Praça Engenheiro José Rebouças

Coordenadas da via: Latitude: -23.980504 e Longitude: -46.299906      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Professor Aristóteles Menezes/Rua André Vidal de Negreiros/Rua Ana Pimentel/Rua Vereador Henrique Soler, no bairro Ponta da Praia

CEP: 11030-000

Termina em Avenidas Dino Bueno, General San Martin e Governador Fernando Costa, no bairro Ponta da Praia

Nome antigo: Praça 401

Logradouro criado em 1951

História: Ocupada por um parque de lazer urbano, inaugurado em janeiro de 1972, com ginásio poliesportivo, piscinas, quadras de esportes e espaços infantis.

Lei 1.214, de 17 de julho de 1951, sancionada pelo prefeito municipal dr. Joaquim Alcaide Valls, denominou Engenheiro José Rebouças uma das vias públicas do Município, nos termos do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal na sessão realizada a 5 de julho de 1951. Foi a denominação atribuída à Praça 401 pelo decreto 967, de 21 de dezembro de 1956, do prefeito municipal dr. Antônio Feliciano.

A Praça Engenheiro José Rebouças se transformou em moderno centro de recreação e esportes na gestão do interventor federal, general Clóvis Bandeira Brasil, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. Dotada de ginásio com capacidade para 1.000 pessoas, com quadras de futebol de salão, bola-ao-cesto, volibol, salas para judô e ginástica, além de dependências para projeção de filmes e conferências, esse importante conjunto comunitário foi festivamente inaugurado a 4 de novembro de 1972.

José Pereira Rebouças, durante vários anos, foi diretor de Obras Públicas do Estado de São Paulo, em cujo cargo se houve com invulgar capacidade e dedicação. Trabalhou incansavelmente no planejamento e na execução de obras de saneamento de todo o Estado de São Paulo e, em particular, de Santos, conseguindo melhorar o precário estado sanitário que vários municípios paulistas experimentavam e deles afastando a trágica ameaça de epidemias. Santos, sobretudo, muito se beneficiou com a ação clarividente do engenheiro Rebouças, pois foi durante sua gestão que se projetaram os serviços de saneamento em geral, executados por essa outra grande figura que foi Saturnino de Brito. Por determinação do engenheiro Rebouças, elaborou-se a primeira Planta Cadastral de Santos no ano de 1903, trabalho de grande valor para o serviço de cadastro imobiliário, arrecadação financeira e desenvolvimento urbano-social do Município.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 371/372

Veja mais em [Praça Rebouças, desde 1972]
.