Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1j085.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua José Francisco Valença

Coordenadas da via: Latitude: -23.958499 e Longitude: -46.317648      [GoogleMaps]

Começa em Rua Baptista Pereira, no bairro Macuco

CEP: 11015-370

Termina em Rua Doutor Manoel Tourinho, no bairro Macuco

Nome antigo: Rua Aprovada 438

Logradouro criado em 1956

História: A lei 1.821, de 21 de março de 1956, do prefeito municipal dr. Antonio Feliciano, mandou dar o nome de José Francisco Valença a uma das ruas do Município. Atendeu-a o decreto 1.007, de 1957, daquele mesmo chefe do Executivo, outorgando denominação à Rua Aprovada 438. A proposta-homenagem proveio do projeto de lei 139, aprovado pela Câmara Municipal na sessão efetuada a 16 de março de 1956, de autoria do vereador Manuel Paulino.

José Francisco Valença, natural de Vila Nova da Silveira, na Província do Minho, veio para o Brasil muito jovem, fixando residência em Santos. A 18 de março de 1894, não tendo herdeiros, fez testamento pelo qual deixava tudo quanto possuía a Margarida Inês do Amparo, como usufrutuária, passando depois do falecimento dessa mulher todo o monte inventariado à Santa Casa da Misericórdia de Santos.

Afirma-se que os legados recebidos pela tradicional Irmandade, em todos os tempos, ficaram a perder de vista diante do que lhe deixou José Francisco Valença. Segundo assinalou o relator da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, ao apreciar o projeto de lei respectivo, 'José Francisco Valença tornou-se benfeitor de Santos porque ajudando, como ajudou, a Santa Casa, ele ajudou a Cidade'.

O prédio número 5 da Rua Martim Afonso, de propriedade da Santa Casa, ostenta uma placa com o nome de José Francisco Valença.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 365/366

.