Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1i035.htm

Vias públicas de Santos/SP
  Esta é uma denominação antiga  

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Largo da Imperatriz

Coordenadas da via: Latitude: -23.934693 e Longitude: -46.322198      [GoogleMaps]

Começa em Rua da Constituição, no bairro Centro

Termina em Rua General Câmara, no bairro Centro

Nome antigo: Rua 59

História: Atual Largo Theresa Christina. Rua 59, denominou-se Largo da Imperatriz. Logo depois da proclamação da República, na sessão da Câmara Municipal de 21 de novembro de 1889, presidida por Júlio Conceição, recebeu o nome de Praça General Deodoro que, por sinal, não teve continuidade. Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada a 10 de junho de 1914, o vereador Manuel Galeão Carvalhal apresentou a indicação 83, aprovada por unanimidade, substituindo a denominação de Largo da Imperatriz para o de Largo Teresa Cristina, sob o ponto de vista de que a denominação era 'vaga e não exprimia o verdadeiro sentido que orientou seus promotores'.

Oficializado pela lei 647, de 16 de fevereiro de 1921, sancionada pelo prefeito municipal, coronel Joaquim Montenegro, o Largo da Imperatriz foi todo calçado a paralelepípedos por autorização da Câmara Municipal ao intendente de obras, segundo a lei 54, de 26 de outubro de 1894.

Na sessão que a Câmara Municipal realizou a 29 de janeiro de 1867, presidida por Antonio Ferreira da Silva Junior – visconde de Embaré – o vereador Silveira salientou a necessidade de ser colocada mais uma torneira no Chafariz da Imperatriz, no Largo da Imperatriz, sendo a proposta aprovada e encaminhada à Comissão de Obras Públicas para as devidas providências.

Inteiramente remodelada, a praça Teresa Cristina foi inaugurada a 26 de janeiro de 1964 como ato do programa de comemorações do 125º aniversário da elevação de Santos à categoria de cidade, presidido pelo prefeito municipal, que era José Gomes.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 599/600

Veja mais em [1944: o último lampião a gás]
.