Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1h010.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Vereador Henrique Soler

Coordenadas da via: Latitude: -23.985458 e Longitude: -46.295341      [GoogleMaps]

Começa em Praça Engenheiro José Rebouças/Rua Ana Pimentel, no bairro Ponta da Praia

CEP: 11030-011 - lado ímpar

11030-010 - lado par

Termina em Avenida Governador Mário Covas Júnior/Praça Almirante Gago Coutinho, no bairro Ponta da Praia

Nome antigo: Rua 725

Logradouro criado em 1964

História: Deu-lhe denominação a lei 2.957, de 28 de agosto de 1964, sancionada pelo prefeito municipal, comandante Fernando Rídel, segundo o projeto de lei 190, de autoria do vereador Aristóteles Ferreira, aprovado na sessão da Câmara Municipal de 14 de agosto de 1964. Indicava-se na Planta sob número 725.

Henrique Soler nasceu em Niterói a 16 de junho de 1894 e foi trazido para Santos quando contava cinco anos de idade. Funcionário público federal, fez brilhante carreira, chegando a ocupar os postos de guardamor e inspetor da antiga Alfândega de Santos. Vereador, dignificou o mandato popular pelo equilíbrio, critério e operosidade. No campo da benemerência, foi provedor e presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa da Misericórdia, servindo-a por espaço de 35 anos, da qual se tornou Irmão Benemérito, tal o teor de serviços que lhe prestou.

Foi eficiente colaborador do Instituto Dona Escolástica Rosa e de instituições assistenciais, além de culto e criterioso paredro esportivo.

Como funcionário da Fazenda Federal, também prestou excelentes serviços à Alfândega de Manaus e de Belém. Faleceu em Santos a 19 de abril de 1964. Três homens trabalharam desveladamente pela construção do atual prédio do Hospital da Santa Casa da Misericórdia: Alberto Baccarat, em cuja Provedoria foram iniciadas as obras e lançada a pedra fundamental; Henrique Soler, que deu continuidade e impulso às obras de construção há anos paralisadas por falta de recursos financeiros e Benedito Gonçalves, em cuja provedoria foi inaugurado o importante edifício.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 297

.