Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1f017.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Comendador Fins Freixo

Coordenadas da via: Latitude: -23.987894 e Longitude: -46.297969      [GoogleMaps]

Começa em Rua Maestro Heitor Vila Lobos, no bairro Ponta da Praia

CEP: 11030-260

Termina em Avenida Rei Alberto I, no bairro Ponta da Praia

Nome antigo: Rua Projetada 399

Logradouro criado em 1955

História: Lei 1.764, de 19 de novembro de 1955, do prefeito municipal dr. Antônio Feliciano, outorgou a denominação de Comendador Fins Freixo a uma via pública do Município, segundo o projeto de lei 128, de 1953, do vereador Manuel Paulino, aprovado pela Câmara Municipal na sessão havida a 10 de novembro de 1955. Deu-lhe regularidade o decreto 998, de 5 de janeiro de 1957, daquele mesmo chefe do Executivo, que oficializou a Rua Projetada 399.

O comendador Manuel Fins Freixo, português de nascimento, mas brasileiro por adoção, foi figura de grande influência na história do cinema e teatro em Santos. Durante muitos anos dirigiu a Empresa Cine Teatral, que deu franco desenvolvimento ao mercado de filmes neste Município; em determinado período, a Empresa Cine Teatral foi transferida à Metro Goldwin, voltando, porém, às mãos seguras do seu organizador e titular.

Para assinalar apenas uma casa de espetáculos, entre várias que o comendador Fins Freixo dirigiu, aponte-se o Coliseu Santista, que ele reconstruiu e inaugurou festivamente na noite de 21 de junho d e1924 com a representação de A Bela Adormecida, de autoria do dr. Carlos de Campos, presidente do Estado de São Paulo, que compareceu pessoalmente ao espetáculo inaugural e foi muito aplaudido.

Co-proprietário das Empresas Reunidas Cine-Teatral e Cine Roxy, o comendador Manuel Fins Freixo faleceu na madrugada de 4 de dezembro de 1937, na Beneficência Portuguesa, sendo seu corpo inumado no Cemitério do Paquetá. Era casado com Maria Carlota de Campos Freixo.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 242

.