Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1f016.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Fernão Dias

Coordenadas da via: Latitude: -23.968495 e Longitude: -46.332976      [GoogleMaps]

Começa em Praça Rotary/Rua Carlos Affonseca, no bairro Gonzaga

CEP: 11055-220

Termina em Rua Mário Carpenter, no bairro Gonzaga

Nome antigo: Rua Projetada 199

Logradouro criado em 1923

História: Recebeu o nome de Fernão Dias, em supressão de Projetada 199, pela lei 699, de 6 de setembro de 1923, sancionada pelo prefeito municipal coronel Joaquim Montenegro, conforme projeto de lei aprovado em segunda discussão na sessão ordinária que a Câmara Municipal realizou na mesma data, sob a presidência do dr. B. de Moura Ribeiro.

Fernão Dias Pais, bandeirante brasileiro, nasceu em São Paulo em 1608 e morreu em 1681. Considerado o mais famoso dos antigos bandeirantes que iniciaram o povoamento de Minas Gerais. Casou com Maria Garcia Betim, descendente de Tibiriçá pelo lado materno, e de um irmão de Pedro Álvares Cabral, pelo lado paterno. Logo que se fez homem, ingressou nos sertões sulinos e numa de suas arrojadas penetrações aprisionou cerca de mil índios, que passaram a trabalhar nas lavouras de S. Paulo.

Conselheiral, conseguiu apaziguar as famílias Pires e Camargo, que estavam na iminência de luta sangrenta. Em 1874 partiu de São Paulo chefiando uma bandeira que se embrenhou pelo sertão, arrostando perigos e suportando dificuldades, tanto que muitos desbravadores o abandonaram, regressando a S. Paulo.

Indômito, Fernão Dias prosseguiu em sua caminhada e alcançou as águas do Vupabaçu, onde, afinal, encontrou esmeraldas, seu grande e único objetivo.

Durante sete anos, despendeu energias pelo sertão abrupto e não teve a ventura de tornar a S. Paulo e dar conta de sua audaciosa aventura, pois contraiu infecção maligna, que o fez sucumbir às margens do Rio das Velhas, ao lado do seu filho Garcia e do seu genro Borba Gato. Antes de morrer, confiou ao filho a guarda das pedras preciosas para entregá-las à Câmara de São Paulo e transmitiu a Borba Gato a chefia da bandeira. Os despojos do Governador das Esmeraldas estão sepultados no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 241

Veja mais em [Wikipédia: Fernão Dias Pais]
.