Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1f015.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Praça Coronel Fernando Prestes

Coordenadas da via: Latitude: -23.964328 e Longitude: -46.311852      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Affonso Penna/Rua Santos Dumont/Rua Benjamin Constant, no bairro Macuco

CEP: 11020-010

Termina em Rua Greenhalg/Rua Rodrigo Silva, no bairro Embaré

Nome antigo: Praça 251

Logradouro criado em 1926

História: Praça ocupada pela Escola Municipal Olívia Fernandes.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada a 6 de fevereiro de 1926, presidida pelo vereador J. Carvalhal Filho, foi aprovado o parecer 164, da Comissão de Justiça e Poderes, que adotou projeto de lei autorizando a abertura de ruas pela San Paulo Land Co. Ltd., em terrenos de sua propriedade. Daí surgir, na mesma data, a lei 769, sancionada pelo prefeito municipal Arnaldo Ferreira de Aguiar, dando nomes às ruas transversais à Avenida Afonso Pena, entre as quais a Praça Coronel Fernando Prestes, que figurava na Planta sob número 251.

Fernando Prestes nasceu em Espírito Santo da Boa Vista, hoje Angatuba, comarca de Itapetininga, a 26 de junho de 1855. Dedicou-se à lavoura e exerceu a advocacia em Itapetininga. Deputado federal eleito para o período de 1897/1899, renunciou ao cargo por haver sido eleito presidente do Estado de São Paulo, em cujo posto se conservou até concluir o período presidencial de Campos Sales, eleito e empossado ao elevado cargo de presidente da República.

Reeleito deputado federal na 4ª e 5ª legislaturas, foi líder da bancada paulista e, por alguns anos, da maioria da Câmara. Em 1906, foi eleito para o Senado do Estado de São Paulo e em 1908 ascendeu ao cargo de vice-presidente do Estado, tendo como companheiro o dr. Albuquerque Lins, a quem substituiu no último ano de administração. Viu-se novamente eleito senador paulista e, em 1925, tornou ao posto de vice-presidente do Estado, em cujas funções se conservou até 27 de abril de 1927, quando faleceu o presidente Carlos de Campos. Não podendo exercer a presidência do Estado, por motivo de saúde, teve de renunciar ao cargo. Em 1928, o coronel Fernando Prestes foi eleito diretor do Banco Noroeste do Estado de São Paulo. Faleceu a 25 de outubro de 1937, deixando vários filhos, como o dr. Júlio Prestes de Albuquerque.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 240

Veja mais em [Wikipédia: Fernando Prestes de Albuquerque]
.