Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1e044.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua dos Estivadores

Coordenadas da via: Latitude: -23.935722 e Longitude: -46.319584      [GoogleMaps]

Começa em Rua General Câmara, no bairro Paquetá

CEP: 11013-090

Termina em Rua João Pessoa, 423, no bairro Paquetá

Nome antigo: Rua Dr. Eduardo Ferreira (trecho)

Logradouro criado em 1975

História: Em decorrência do prazo vencido, sem que houvesse apreciação da matéria pelo Plenário, a Câmara Municipal devolveu ao Executivo o Projeto de Lei, de sua autoria, que, em homenagem à classe dos estivadores, a Rua Dr. Eduardo Ferreira, no trecho compreendido entre a Rua General Câmara e Rua João Pessoa, passasse a denominar-se Rua dos Estivadores. Daí surgir a lei 3.983, de 24 de outubro de 1975, promulgada pelo prefeito municipal, dr. Antônio Manoel de Carvalho.

Como acentuava a mensagem do Executivo, devido à instalação, naquele trecho, da sede do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, tal espaço de via pública há mais de 20 anos era referenciado como Rua dos Estivadores, traduzindo, portanto, a matéria justa homenagem do Poder Executivo à categoria profissional que tão relevantes serviços tributa à coletividade.

Na verdade, o organismo jurídico-social dos estivadores, dos primeiros do País, pela relevância econômica, pujança associativista e vitalidade técnica, impõe-se ao respeito dos trabalhadores em geral, ao reconhecimento do Poder Público e ao louvor de quantos apreciam e admiram o esforço e a capacidade de classe.

O maior exemplo da tenacidade e valor do estivador de Santos é o Hospital e Maternidade dos Estivadores que, graças ao convênio firmado com o INPS, começaram a funcionar no dia 1º de outubro de 1975, tratando-se do primeiro nosocômio do Brasil e da América do Sul construído por trabalhadores organizados em sindicato de classe, com destaque para o mestre de obras, Fernando Rodrigues, estivador matriculado sob nº 81, elemento tirado do cais para comandar o erguimento da grande casa hospitalar, orgulho de uma categoria profissional, seu grande sonho, que se transforma em ridente realidade e que veio dar forte impulso à rede médico-hospitalar da Baixada.

É histórico registrar que o primeiro doente internado no Hospital dos Estivadores foi um próprio estivador, já aposentado, Hércules de Abreu Monte Alegre, embora o estabelecimento seja destinado a doentes em geral.

O Sindicato dos Estivadores, em 1975, era presidido pelo sr. Percy de Souza Patto. A lei foi promulgada festivamente na própria sede social do órgão dos estivadores.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 20/21 Supl.

.