Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1e012.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Doutor Eduardo Ferreira

Coordenadas da via: Latitude: -23.934705 e Longitude: -46.319357      [GoogleMaps]

Começa em Rua Xavier da Silveira, no bairro Paquetá

CEP: 11013-070

Termina em Rua dos Estivadores/Rua General Câmara, no bairro Paquetá

Nome antigo: Rua 63

Logradouro criado em 1921

História: O trecho deste logradouro entre as ruas General Câmara e João Pessoa passou à denominação de Rua dos Estivadores em 1975.

Indicada na Planta sob número 63, foi oficializada pela lei 647, de 16 de fevereiro de 1921, sancionada pelo prefeito municipal coronel Joaquim Montenegro, em decorrência do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, em segunda discussão, na sessão de 16 de fevereiro de 1921, sob a presidência do dr. B. de Moura Ribeiro.

Quando aberta, a via pública, de pouca extensão, não tinha alinhamento e era acanhada, tendo a lei 71, de 4 de março de 1896, declarado de utilidade pública as faixas de terreno que se faziam necessárias ao seu franco acesso, isto é, da Rua do Rosário, atual João Pessoa, à Rua General Câmara, de acordo com o parecer 39 da Comissão de Obras e Viação, que adotou projeto de lei sobre a matéria aprovado em primeira discussão na sessão de 26 de fevereiro de 1896, e em discussão final, na sessão de 4 de março do mesmo ano, ambas presididas por Antonio Iguatemi Martins.

No dia 30 de maio de 1896, Richard Simon encaminhou à Câmara Municipal o seguinte ofício: 'Tendo a Câmara Municipal declarado de utilidade pública o terreno necessário ao prolongamento da Rua Eduardo Ferreira, desde a Rua General Câmara à Rua do Rosário, conforme a lei 71, publicada no Diário de Santos de 7 de março de 1896, e, como essa rua vem passar em meus terrenos, venho pelo presente declarar-vos que cedo gratuitamente à Municipalidade a faixa necessária, no caso do proprietário do terreno oposto ao meu fazer igual concessão'.

Em ofício de 20 de maio de 1896, Urbano de Sousa Aranha, residente em São Paulo, também cedeu gratuitamente à Municipalidade o terreno de sua propriedade preciso à abertura que ligaria a Eduardo Ferreira à General Câmara e à Rosário, atual João Pessoa.

Lei 3.983, de 24 de outubro de 1975, do prefeito dr. Antônio Manoel de Carvalho, denominou Rua dos Estivadores o trecho entre General Câmara e João Pessoa.

Eduardo Carlos Ferreira nasceu em Santos a 19 de fevereiro de 1858, filho do visconde de Embaré. Formou-se em 1895 pela Faculdade de Direito de S. Paulo. Apaixonado da música, tornou-se exímio pianista e compôs diversas peças. Filantropo, como seu genitor, doou prédio à Associação Protetora da Infância Desvalida (hoje Associação Casa da Criança), situado na Rua Xavier da Silveira, 124, a fim de nele ser instalada sua sede. Faleceu no Rio de Janeiro por volta de 1905. Seus restos mortais foram removidos para Santos e recolhidos ao mausoléu que a Prefeitura Municipal mandou erigir no Cemitério do Paquetá, além de dar seu nome a uma das ruas da Cidade.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 210/211

.