Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1c109.htm

Vias públicas de Santos/SP
  Esta é uma denominação antiga  

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Campo da Chácara

Coordenadas da via: Latitude: -23.93517 e Longitude: -46.331995      [GoogleMaps]

Começa em Rua Visconde do Embaré/Rua Amador Bueno, no bairro Centro

Termina em Rua XV de Novembro/Rua Visconde de São Leopoldo, no bairro Centro

Nomes antigos: Praça Andrada, Praça 56

Logradouro criado em 1921

História: Atual Praça dos Andradas. Antes de ser aberto, em grande parte o logradouro era ocupado pelo Campo da Chácara, como em 1822, ano da Independência, pois em sua área ficava a chácara de Antônio José Viana. Na sessão da Câmara Municipal realizada a 28 de dezembro de 1865, sob a presidência do visconde de Embaré, foram alterados os nomes e limites de algumas vias públicas, como o pátio onde estava edificada a Cadeia, que passou a se denominar Praça Andrada, mais tarde substituída para Praça dos Andradas. O seu jardim foi inaugurado a 10 de dezembro de 1882, às 17 horas, em ato presidido pelo vereador Francisco Emílio de Sá, representando a Câmara Municipal, e abrilhantado pelas bandas musicais Luso-Brasileira e 15 de Abril. A praça era toda cercada de gradil de ferro, mais tarde removido, em grande parte, para o Grupo Escolar Dr. Cesário Bastos.

Na sessão que a Câmara Municipal realizou a 7 de agosto de 1891, sob a presidência do coronel Francisco Correia de Almeida Morais, o vereador Elisiário de Arruda Castanho apresentou indicação, aprovada, em que o Conselho de Intendência era autorizado a dispender a importância de 2:400$000 a fim de ser paga à corporação musical que fosse julgada a melhor da Cidade para, aos domingos e feriados, das 17 às 19 horas, tocar no jardim da Praça Andrada.

A Praça dos Andradas, que se incorporava à Planta sob número 56, foi oficializada pela lei 647, de 16 de fevereiro de 1921, sancionada pelo prefeito municipal coronel Joaquim Montenegro.

Quando a Praça dos Andradas ainda era denominada Praça do Andrada, na sessão que a Câmara Municipal realizou a 26 de fevereiro de 1896, presidida pelo sr. Antônio Iguatemi Martins, foi apreciado o parecer 38 da Comissão de Obras e Viação, que acolhia a indicação autorizando o intendente municipal a mandar consertar e pintar o gradil da Praça do Andrada, oferecendo o vereador João Pereira Bueno emenda aditiva no sentido que se estendesse o serviço de pintura às grades do jardim da Praça Mauá. Parecer e emenda foram aprovados por unanimidade.

Na sessão ordinária que a Câmara Municipal realizou a 19 de setembro de 1900, sob a presidência de Joaquim Feliciano da Silva, foi apreciado o parecer 117, da Comissão de Obras e Viação, que aprovava a indicação do vereador Martins Menezes autorizando o intendente municipal a comprar 50 bancos para serem instalados no jardim da Praça do Andrada, bem como a compra de 20 outros para a Praça José Bonifácio. Foi o parecer aprovado, contra o voto do tenente-coronel Ascendino Moutinho.

Totalmente remodelada, sobretudo seu ajardinamento, a Praça dos Andradas foi inaugurada no dia 26 de janeiro de 1959, como parte saliente dos festejos comemorativos do 120º aniversário da elevação de Santos à categoria de cidade, em cerimônia presidida pelo prefeito municipal, que era o engenheiro Sílvio Fernandes Lopes.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 63 a 65

.