Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1c106.htm

Vias públicas de Santos/SP
  Esta é uma denominação antiga  

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Duque de Caxias

Coordenadas da via: Latitude: -23.934746 e Longitude: -46.328025      [GoogleMaps]

Começa em Praça Ruy Barbosa/Rua Frei Gaspar, no bairro Centro

Termina em Rua João Octávio/Praça Silvério de Souza, no bairro Paquetá

Nomes antigos: Cubatãozinho, Rua do Rosário, Rua 28

História: Atual Rua João Pessoa, ostentava essa denominação em 1922. Teve também os nomes de Rua do Rosário e Rua do Cubatãozinho. Situada inicialmente entre as antigas ruas Dois de Dezembro (atual Rua D. Pedro II) e travessa do Rosário (Rua Frei Caneca), a Rua do Rosário (atual Rua João Pessoa) começou a surgir em 1810, sendo aberta em 1817 como Rua nº 28 e por muito tempo ficou limitada em sua extensão, só depois avançando em direção ao Largo do Rosário (Praça Rui Barbosa) e, no sentido contrário, em direção à Rua Josefina (atual Rua da Constituição) e ao porto.

Conta Alberto Sousa, em sua obra Os Andradas (de 1922), que essa rua só tinha 33 casas de ambos os lados: 'Para se ter uma idéia bem clara do que era esta rua naquele tempo, basta lembrar que o grupo de casinhas baixas existentes entre a atual Rua 2 de Dezembro e a Travessa do Rosário, e onde até há pouco tempo funcionavam várias pensões alegres, achava-se então cercado de mato por todas as bandas; e à direita de quem desce do monte passava tranquilo o ribeirão do Carmo. Por estar assim localizado em sítio agreste, acharam-lhe os habitantes alguma semelhança com o Cubatão; e puseram-lhe o nome de Cubatãozinho'.

Dias após o assassinato de João Pessoa, trabalhadores do Porto, em passeata cívica, exigiram fosse dado à artéria o nome do malogrado presidente da Paraíba, chegando muitos manifestantes a trocar algumas placas denominativas. A 23 de dezembro de 1930 deu-se a reclamada alteração, por força do decreto 6, baixado pelo prefeito municipal engenheiro Elias Machado de Almeida. Aliás, o vereador B. de Moura Ribeiro, relatando o parecer 142 da Comissão de Justiça e Poderes, preconizou a mudança de Rosário para Duque de Caxias, isso a 18 de junho de 1919, em sessão ordinária da Câmara Municipal.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 337/338

Veja mais em [O Cubatãozinho, em 1922]
.