Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1c093.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Almirante Custódio de Melo

Coordenadas da via: Latitude: -23.967539 e Longitude: -46.340499      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Presidente Wilson, no bairro Pompéia

CEP: 11065-210

Termina em trecho após a Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Pompéia

Nome antigo: Avenida 170

Logradouro criado em 1927

História: Lei 806, de 12 de janeiro de 1927, do prefeito municipal dr. J. de Sousa Dantas, denominou Almirante Custódio de Melo a via pública aberta em terrenos de propriedade do coronel Bento Nogueira e de Francisco Armando, inscrita na Planta sob número 170. Resultou do parecer 212 da Comissão de Justiça e Poderes, que a Câmara Municipal aprovou na sessão de 12 de janeiro de 1927, sob a presidência do dr. J. Carvalhal Filho.

Opondo-se ao golpe de Estado desferido por Deodoro da Fonseca que, inclusive, decretou a dissolução do Congresso no dia 3 de novembro de 1891, a Esquadra Brasileira se movimentou na Baía da Guanabara, sob o comando do contra-almirante Custódio de Melo, exigindo a deposição do Governo por meio de um tiro de canhão contra a cidade. Deodoro, já com a saúde abalada, reuniu no mesmo dia o ministério e renunciou ao cargo, entregando-o a Floriano Peixoto, que era vice-presidente da República.

Também não foi tranquila a administração do Marechal de Ferro, pois, ao movimento bélico irrompido no Rio Grande do Sul, a 6 de fevereiro de 1893, seguiu-se a 6 de setembro desse mesmo ano a famosa Revolta da Armada, ainda sob a chefia do contra-almirante Custódio de Melo, que pouco antes havia sido ministro da Marinha do governo florianista. Três navios de guerra partiram para Santos, sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Frederico Guilherme Lorena, pretendendo o desembarque de tropas, depois de incessante canhoneio. Afinal, as forças fiéis ao Governo triunfaram. O contra-almirante Custódio José de Melo, nessa e em outras operações, houve-se com denodo e aptidão, consagrando-se como dos maiores chefes navais que o País teve. Custódio José de Melo nasceu a 9 de junho de 1840, em Salvador, Bahia.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 192

.