Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1c079.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Doutor Coriolano Burgos Sobrinho

Coordenadas da via: Latitude: -23.937729 e Longitude: -46.379633      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Jovino de Melo, no bairro Bom Retiro

CEP: 11088-040 (Rádio Clube)

11087-550 (Castelo)

Termina em Rua Professor Francisco de Domênico/Rua José Alves Nascimento, no bairro Bom Retiro

Nome antigo: Rua Aprovada 683

Logradouro criado em 1969

História: Aprovada 683, denominou-a o decreto 3.648, de 19 de março de 1969, do prefeito municipal dr. Sílvio Fernandes Lopes.

O dr. Coriolano Burgos Sobrinho nasceu em Lençóis, Estado da Bahia, a 15 de outubro de 1886, filho de Ezequiel Barreto Burgos e Honorina Ferreira Burgos. Colou grau em 1910 pela Faculdade de Medicina da Bahia, havendo-se com distinção na tese que defendeu, aliás muito repercutida, até mesmo citada pela literatura francesa. Logo depois de formado, em 1911, transferiu-se para o Estado de S. Paulo, passando a clinicar em Amparo. Em 1915 casou com Cândida Vaz de Lima, mudando-se para a cidade de Pedreira, onde montou consultório, elegeu-se vereador e colaborou no jornal citadino. Em 1918, foi para Socorro, terra de sua esposa, onde exerceu o cargo de diretor clínico do Hospital Renato Silva e presidiu o Clube Literário e Recreativo Socorrense.

Afinal, veio para Santos, ingressando no quadro médico da Sociedade Portuguesa de Beneficência e sendo admitido a 24 de agosto de 1920 na Santa Casa da Misericórdia como chefe interino do Ambulatório de Cirurgia de Mulheres e Crianças. No tradicional nosocômio exerceu mais as seguintes funções: assistente da Clínica Obstétrica; substituto do assistente da Clínica Ginecológica e Cirurgia de Mulheres; chefe interino da Clínica Médica de Homens; chefe interino da Clínica Cirúrgica e Ginecológica; assistente efetivo da Clínica Ginecológica e Cirúrgica de Mulheres; chefe efetivo da 2ª Clínica Cirúrgica e Ginecológica; irmão benfeitor da Irmandade, por título que lhe foi conferido a 13 de setembro de 1946; elogio da Mesa Administrativa ao completar 45 anos de serviços ao hospital. Aposentou-se em abril de 1966.

O dr. Coriolano Burgos Sobrinho também exerceu as funções de secretário-médico da Inspetoria de Saúde do Porto de Santos; médico-cirurgião da São Paulo Railway Co.; chefe em Santos do Serviço Nacional da Febre Amarela e grande coadjuvador da Associação dos Médicos de Santos, da qual recebeu diploma de Honra ao Mérito, por contar mais de 50 anos de profissão como dos mais competentes cumpridores do lendário juramento hipocrático. Também pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Homem de talento moral, profissional dedicado e idôneo, afervorado cultor das Letras, o dr. Coriolano Burgos Sobrinho faleceu em Santos a 20 de maio de 1965, aos 79 anos de idade. Foi genitor do dr. Carlos Alberto de Lima Burgos e das professoras Aglair, Edith, Inah, Odahyr e Yedda.

Devido a engano e às mudanças de limites de bairros, os Correios definem dois CEPs para a via, sendo um como bairro Rádio Clube e outro como bairro Castelo, embora a via pertença inteiramente ao bairro do Bom Retiro.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 185/186

.