Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1a048.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Doutor Alexandre Alves Peixoto Filho

Coordenadas da via: Latitude: -23.945829 e Longitude: -46.379798      [GoogleMaps]

Começa em Avenida Afonso Schmidt, no bairro (Jardim) Castelo

CEP: 11087-390

Termina em Rua Armando de Almeida Alcântara, no bairro (Jardim) Castelo

Nome antigo: Rua 896 do loteamento Areia Branca II

Logradouro criado em 1975

História: Pelo decreto 4.641, de 20 de agosto de 1975, o prefeito municipal, dr. Antônio Manoel de Carvalho, outorgou a denominação de Dr. Alexandre Alves Peixoto Filho à Rua 896, localizada no bairro Castelo, loteamento Areia Branca II.

O dr. Alexandre Alves Peixoto Filho nasceu na cidade de Maragogipe, Estado da Bahia, a 13 de janeiro de 1905. Formado em 1929 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Vindo para o Estado de São Paulo, deslocou-se para Olímpia, onde casou com da. Helena Elvira Tonanni Peixoto, de cuja união provieram duas filhas, da. Maria Clorinda, casada com o sr. Renzo Boischio, e Maria Florência. O casal fixou residência em Santos em 1932, onde ele montou consultório, foi médico do Hospital da Santa Casa da Misericórdia e de outras instituições, como a Assistência aos Necessitados, além de lecionar em importantes unidades escolares, como Colégio São José, Colégio Stela Maris, Coração de Maria e outras.

Homem de acrisoladas virtudes de coração, sua maior preocupação era servir aos necessitados, praticando a verdadeira caridade cristã, sem jamais absorver-se com a pecúnia, motivo porque morreu pobre, como sempre vivera. Sua especialidade era clínica médica.

Foi vereador à Câmara Municipal de Santos na Legislatura de 1948-1951, não se candidatando à reeleição, pela legenda do Partido Social Democrático, por não mais lhe interessar a Política. Faleceu a 20 de julho de 1975. O Legislativo Municipal prestou homenagem à sua memória, suspendendo os trabalhos da sessão ordinária de 21 de julho de 1975, por iniciativa do dr. Júlio Moreno.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 6 Supl.

.