Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1a033.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Doutor Albert Schweitzer

Coordenadas da via: Latitude: -23.925097 e Longitude: -46.366832      [GoogleMaps]

Começa em Rua Augusto Scaraboto (Rua Aprovada 796), no bairro Alemoa

CEP: 11095-520

Termina em Rua José Wenceslau Ventura (Rua Aprovada 805), no bairro Alemoa

Nome antigo: Rua Aprovada 795

Logradouro criado em 1975

História: Pelo decreto 4.651, de 18 de setembro de 1975, o prefeito municipal, dr. Antônio Manoel de Carvalho, denominou Dr. Albert Schweitzer a Rua Aprovada 795, localizada no Parque Industrial de Alemoa.

O dr. Albert Schweitzer foi uma das personalidades mundiais do século XX. Nascido no dia 14 de janeiro de 1875, numa pequena vila da Alsácia, filho de pasator luterano. Tal como a região em que nascera, era ele meio alemão e meio francês; depois de seguir a atividade religiosa, como seu genitor, já aos 30 anos de idade, formou-se em Medicina e, ainda de Paris, anunciou aos familiares que se dispunha a exercer a nobre profissão entre os indígenas da África Equatorial Francesa e, realmente, para lá partiu em companhia da esposa, ainda jovem, que se tornara enfermeira.

Músico, dos maiores intérpretes de Bach; filósofo kantista e escritor renomado, cujas obras revolucionaram conceitos teológicos, sociais e históricos; homem de profunda cultura geral e médico humanitário que se consagrou à causa dos indígenas africanos, salvando-os física e espiritualmente, pacificando-os, dando-lhes novos métodos de vida, Albert Schweitzer granjeou a gratidão daquela gente e ainda se impôs à admiração e ao respeito de todo o mundo, pois, na verdade, ele e a mulher renunciaram ao conforto do lar e aos prazeres da cidade grande para dedicar-se de corpo e alma a desgraçados seres que viviam no mais completo atraso material e moral. Albert Schweitzer, protótipo de desprendimento, abnegação, simplicidade e devotamento, faleceu a 5 de setembro de 1965.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 4/5 Supl.

.