Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1a002.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Abib Elias

Coordenadas da via: Latitude: -23.941676 e Longitude: -46.376412      [GoogleMaps]

Começa em Rua Aprovada 783 Miguel Kodja, no bairro (Jardim) Castelo

CEP: 11087-230

Termina em Rua Sérgio Paulo Freddi, no bairro indefinido

Nomes antigos: Rua 765, Rua Cidade de Antióquia

Logradouro criado em 1974

História: Pelo decreto 4.480, de 5 de novembro de 1974, o prefeito municipal dr. Antônio Manoel de Carvalho deu o nome de Abib Elias à rua nº 765 situada no Jardim Castelo que, pelo decreto 4.290, de 16 de julho de 1974, havia recebido a denominação de Cidade de Antióquia.

Abib Elias nasceu na cidade de Hama a 20 de maio de 1984. Veio para o Brasil em 1913, fixando-se em Santos. Tornou-se pioneiro do comércio lojista da cidade, instalando a Casa Rio de Janeiro, na Rua Bittencourt, 86, esquina da Rua Senador Feijó, em companhia do cunhado Jamil Farah, morto tragicamente durante o desabamento do Monte Serrat na madrugada de 10 de março de 1928. Embora a perda do sócio e parente lhe criasse dificuldades financeiras, Abib Elias lutou com denodo e perseverança, superou óbices, prosperou e montou nova loja, a filial da Casa Rio de Janeiro na Rua General Câmara, 122. Já com a colaboração de seus filhos Elias, George e Antônio, ele procedeu a reformas na loja da Rua Bittencourt, de maneira que as casas tomaram vigoroso impulso comercial até que passaram à orientação de seus filhos. Elias, George e Antonio, revestidos de extraordinário espírito de empreendimento e largo tirocínio empresarial, proporcionaram sólida estruturação às 4 lojas, modernamente reconstruída a primeira, na Avenida Senador Feijó, esquina da Rua Bittencourt, melhoradas as outras duas, na Rua João Pessoa, e aberta a 8 de novembro de 1974 a número 4, em pleno Gonzaga, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 50.

Abib Elias, mesmo em idade provecta, mas sempre firme física e moralmente, visitava com frequência as primeiras lojas. Faleceu em Santos a 28 de junho de 1973, com a idade de 89 anos, dos quais 60 vividos em Santos, de que se tornou, por certo, o sírio mais antigo.

Fundador do Sindicato do Comércio Varejista de Santos, da Igreja Ortodoxa São Jorge, do Clube Sírio-Libanês, conselheiro e benfeitor da Sociedade Beneficente Síria, membro da Ordem de São Jorge, foi agraciado pelo Clube dos Lojistas de Santos com o troféu O Mascate. Foi prestigioso líder do comércio lojista de Santos, sempre dedicado, ativo, empreendedor e probo, atributos que seus filhos Elias, George e Antônio observaram e professaram.

Fonte: RODRIGUES, Olao. Veja Santos!, 2ª edição, 1978. Ed. do autor - pág. 3/4 Supl.

.