MONGAGUÁ
Estatísticas (1) - Seade
Nos primeiros anos do século XXI, começou a ser apurado pela Fundação Seade o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), complementado pelo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), que esta entidade apresenta em suas páginas
Web na Internet. O IPRS 2012, trabalhando com dados até 2010, apresenta nova metodologia, que altera os números referentes a 2008 e
impede comparações retrospectivas:
Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)
Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) |
Mongaguá - IPRS 2012 (dados de 2010)
(consulta site Seade em 20/9/2014 - cidade ):
Síntese
Mongaguá, que em 2008 pertencia ao Grupo 4, foi classificado em 2010 no Grupo 5, que agrega os municípios com baixos níveis de riqueza e indicadores de
longevidade e escolaridade insatisfatórios.
No âmbito do IPRS, o município teve seus indicadores agregados de riqueza e escolaridade crescentes, mantendo estável seu escore de longevidade. Em termos de dimensões sociais, os níveis de longevidade e de escolaridade estão abaixo da média do
Estado.
Riqueza
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:
– o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços variou de 7,4 MWh para 7,1 MWh ;
– o consumo de energia elétrica por ligação residencial manteve-se em 3,2 MWh ;
– o rendimento médio do emprego formal elevou-se de R$ 918 para R$ 1.260;
– o valor adicionado per capita aumentou de R$ 2.511 para R$ 3.133.
Mongaguá somou pontos em seu escore de riqueza no último período, e avançou posições nesse ranking. Entretanto, seu índice situa-se abaixo do nível médio estadual.
Longevidade
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:
– a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) reduziu-se de 25,0 para 22,4;
– a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) variou de 19,0 para 18,3;
– a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) aumentou de 1,8 para 2,1;
– a taxa de mortalidade das pessoas de 60 a 69 anos (por mil habitantes) variou de 20,2 para 21,0.
Mongaguá registrou estabilidade no indicador agregado de longevidade, situa-se abaixo do escore estadual. Sua posição relativa no conjunto dos municípios piorou nesta dimensão.
Escolaridade
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2008-2010:
– a taxa de atendimento escolar de crianças de 4 a 5 anos diminuiu de 100,0% para 84,4%;
– a média da proporção de alunos da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática (5º ano do ensino fundamental) elevou-se de 28,4% para 38,3%;
– a média da proporção de alunos da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática (9º ano do ensino fundamental) elevou-se de 12,8% para 15,1%;
– o percentual de alunos com atraso escolar no ensino médio decresceu de 24,5% para 20,0%.
Mongaguá somou pontos nesse escore. Entretanto, está abaixo da média estadual e piorou sua colocação nesse ranking no período.
Indicadores - 2010 (IPRS-2012) |
População total 2010 [1] |
46.186 |
Índice de envelhecimento [2] – 2010 (em %) |
61,16 |
Taxa de fecundidade geral [3] – 2010 (por mil mulheres entre 15 e 49 anos) |
60,20 |
Produto Interno Bruto [4] – 2009 (em milhões de reais) |
447,41 |
Produto Interno Bruto per capita [5] – 2009 (em reais) |
10.148 |
Características de política municipal de drenagem urbana |
Existência de Plano Diretor de drenagem urbana/manejo de águas pluviais |
Não possui Plano Diretor de Drenagem Urbana |
Existência de Plano Diretor com diretrizes relativas à drenagem urbana |
Sim, o Plano Diretor está regulamentado |
Existência de Plano Municipal de saneamento básico com ações relativas à drenagem urbana |
Sim |
Existência de órgão ou unidade da administração direta municipal responsável pela manutenção do sistema de drenagem urbana |
Sim |
Existência de cadastro da rede de drenagem urbana |
Não |
Existência de mapeamento das áreas do município com risco de inundações ou deslizamentos |
Sim |
Existência de plano de ação emergencial para os problemas causados por chuvas |
Sim |
Utilização pela Prefeitura de informações pluviométricas ou meteorológicas para monitoramento de chuvas |
Sim |
Utilização pela Prefeitura de informações fluviométricas ou hidrológicas para monitoramento de cursos d´água |
Não |
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Fundação Seade.
1. População projetada pela Fundação Seade.
2. Número de pessoas de 65 anos ou mais para cada 100 pessoas menores de 15 anos de idade.
3. Número de nascidos vivos para cada 1.000 mulheres em idade fértil (15 a 49 anos).
4. O PIB do município é estimado somando os impostos ao VA total.
5. O PIB per capita foi calculado utilizando a população estimada pelo IBGE.
Nota: ND = não disponível. |
Vulnerabilidade (IPVS)
Município de Mongaguá
O
Município de Mongaguá, que integra a Região Metropolitana da Baixada Santista, possuía, em 2010, 44.160 habitantes. A análise das condições de vida de seus habitantes mostra que a renda domiciliar média era de R$ 1.699, sendo que em 23,2% dos
domicílios não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Em relação aos indicadores demográficos, a idade média dos chefes de domicílios era de 49 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 11,5% do total. Dentre as mulheres
responsáveis pelo domicílio 12,0% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 8,9% do total da população.
Os sete grupos do IPVS resumem as situações de maior ou menor vulnerabilidade às quais a população se encontra exposta, a partir de um gradiente das condições socioeconômicas e do perfil demográfico. As características desses grupos, no município
de Mongaguá, são apresentadas a seguir.
Os grupos de vulnerabilidade social
O Grupo 2 (vulnerabilidade muito baixa): 10.961 pessoas (24,8% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento
nominal médio dos domicílios era de R$ 2.234 e em 11,8% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 51 anos e aqueles com
menos de 30 anos representavam 9,8%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 9,5% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 7,1% do total da população desse grupo.
O Grupo 3 (vulnerabilidade baixa): 1.288 pessoas (2,9% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o rendimento nominal
médio dos domicílios era de R$ 1.700 e em 19,4% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 47 anos e aqueles com menos de 30
anos representavam 19,0%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 23,6% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 9,9% do total da população desse grupo.
O Grupo 4 (vulnerabilidade média - setores urbanos): 22.603 pessoas (51,2% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o
rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.535 e em 25,8% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 50 anos e
aqueles com menos de 30 anos representavam 9,7%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 8,7% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 8,7% do total da população desse grupo.
O Grupo 5 (vulnerabilidade alta - setores urbanos): 9.127 pessoas (20,7% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o
rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 1.405 e em 32,7% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 45 anos e
aqueles com menos de 30 anos representavam 17,7%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 19,4% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 11,5% do total da população desse grupo.
O Grupo 7 (vulnerabilidade alta - setores rurais): 181 pessoas (0,4% do total). No espaço ocupado por esses setores censitários, o
rendimento nominal médio dos domicílios era de R$ 888 e em 26,0% deles a renda não ultrapassava meio salário mínimo per capita. Com relação aos indicadores demográficos, a idade média dos responsáveis pelos domicílios era de 51 anos e
aqueles com menos de 30 anos representavam 8,2%. Dentre as mulheres chefes de domicílios 11,1% tinham até 30 anos, e a parcela de crianças com menos de seis anos equivalia a 9,5% do total da população desse grupo. |
Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) |
Mongaguá - IPRS 2010 (dados de 2008) (consulta site Seade em 4/6/2011):
Nas edições de 2006 e 2008 do
IPRS, Mongaguá classificou-se no Grupo 2, que agrega os municípios bem posicionados na dimensão riqueza, mas com deficiência em pelo menos um dos indicadores sociais.
Síntese
O município teve seus indicadores agregados de riqueza e longevidade diminuídos, em oposição ao melhor desempenho na escolaridade. Em termos de dimensões sociais, os níveis de longevidade e de
escolaridade ficaram abaixo da média do Estado.
Riqueza
Mongaguá ocupou as seguintes posições no ranking de riqueza:
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:
• o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços variou de 8,1 MW para 7,4 MW;
• o consumo de energia elétrica por ligação residencial variou de 3,1 MW para 3,2 MW;
• o rendimento médio do emprego formal decresceu de R$ 950 para R$ 789;
• o valor adicionado per capita variou de R$ 2.351 para R$ 2.322.
Mongaguá reduziu um ponto em seu escore nesta dimensão, ficando abaixo do nível médio estadual, e retrocedeu nesse ranking em consequência do pior desempenho dos indicadores de riqueza no
período..
Longevidade
Mongaguá ocupou as seguintes posições no ranking de longevidade:
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:
• a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) aumentou de 18,4 para 25,1;
• a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) decresceu de 21,6 para 19,0;
• a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) manteve-se em 1,6;
• a taxa de mortalidade das pessoas com 60 anos e mais (por mil habitantes) elevou-se de 40,6 para 45,0.
Mongaguá reduziu seu escore nesta dimensão, situando-se abaixo do nível médio estadual. Em consequência da elevação de suas taxas de mortalidade, retrocedeu nesse ranking.
Escolaridade
Mongaguá ocupou as seguintes posições no ranking de escolaridade:
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2006-2008:
• a proporção de pessoas de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental variou de 58,2% para 63,1%;
• o porcentual de pessoas de 15 a 17 anos com pelo menos quatro anos de estudo variou de 99,9% para 99,6%;
• a proporção de pessoas de 18 a 19 anos com ensino médio completo elevou-se de 45,1% para 47,8%;
• a taxa de atendimento à pré-escola entre as crianças de 5 a 6 anos variou de 98,3% para 94,3%.
Mongaguá somou dois pontos nesse escore. Entretanto, permaneceu abaixo da média estadual e piorou sua colocação nesse ranking no período.
Informações Referentes ao Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS)
2010 |
População total em 2008 (habitantes) [1] |
44.329 |
População total em 2020 (habitantes) [1] |
55.399 |
Índice de envelhecimento – 2008 (número de pessoas de 0 a 14 anos para cada 100 pessoas com 60 anos e mais) |
224,8 |
Índice de envelhecimento – 2020 (número de pessoas de 0 a 14 anos para cada 100 pessoas com 60 anos e mais) |
161,7 |
Produto Interno Bruto [2] - 2007 (em milhões de reais) |
341,37 |
Produto Interno Bruto per capita [3] - 2007 (em reais) |
8.445 |
Gestão municipal da atenção às pessoas com deficiência |
|
Existência de órgão gestor das ações voltadas para a pessoa com deficiência |
Órgão responsável por outra área |
Existência de cadastro de pessoas com deficiência |
Sim |
Existência de cadastro de entidades voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência |
Sim |
Participação da sociedade na gestão municipal da atenção às pessoas com deficiência |
|
Existência de conselho municipal da pessoa com deficiência [4] |
Conselho Consultivo |
Política e ações municipais de acessibilidade às pessoas com deficiência |
|
Existência de comissão permanente de acessibilidade |
Não |
Existência de plano municipal de acessibilidade da pessoa com deficiência |
Não, mas está em elaboração |
Existência de ações municipais para tornar edifícios municipais acessíveis a pessoas com deficiência |
Não, mas está em planejamento |
Existência de transporte público municipal [5] para alunos da rede municipal com deficiência |
Sim |
Existência de transporte público municipal [6] |
Sim |
Existência de transporte público municipal com veículos acessíveis [7] às pessoas com deficiência |
Sim |
Fonte: IBGE. Fundação Seade.
1. População projetada pela Fundação Seade.
2. É estimado com o valor adicionado, total, menos o dummy financeiro, mais os impostos.
3. População total disponibilizada pelo IBGE, para possibilitar a comparação entre os municípios brasileiros.
4. Conselho Consultivo: seus integrantes apenas emitem pareceres, indicam ações ou políticas. Conselho Deliberativo: tem o poder
efetivo de decidir ou resolver sobre a implantação e administração de recursos. Conselho Fiscalizador: detém o poder de fiscalizar a implementação e o funcionamento de políticas e/ou a administração de recursos. Conselho Normativo: pode
estabelecer normas e diretrizes para as políticas ou administração de recursos.
5. Conveniado ou não, com exclusividade ou não para pessoas com deficiência e na área urbana ou rural.
6. Empresas de ônibus em operação ou linhas urbanas ou rurais exploradas pelas prefeituras.
7. Com equipamento como escada escamoteável ou plataforma. |
|
Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) |
Mongaguá - dados de 2002
(consulta site Seade em 28/1/2011):
Em 2002, Mongaguá manteve-se no Grupo 2 do IPRS, no qual enquadram-se os municípios com bons indicadores de riqueza e pelo menos um indicador insatisfatório de escolaridade ou longevidade. Mereceram destaque o expressivo aumento do atendimento
pré-escolar a crianças de 5 a 6 anos e a forte redução das taxas de mortalidade infantil e perinatal.
Riqueza: diminuição de todos os componentes do indicador
Mongaguá ocupou as seguintes posições no ranking de riqueza:
2000– 57ª
2002 –65ª
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:
• o consumo anual de energia elétrica por ligação no comércio, na agricultura e nos serviços reduziu-se de 8,0MW para 6,8MW;
• em 2002, o consumo de energia elétrica por ligação residencial manteve-se na meta de racionamento estabelecida para 2001, variando de 3,4 MW para 2,7 MW;
• o rendimento médio do emprego formal variou de R$ 708 para R$ 683;
• o valor adicionado per capita reduziu-se de R$ 1.180 para R$ 1.071.
Houve redução em todos os componentes do indicador de riqueza, com destaque negativo para o consumo de energia elétrica no comércio, na agricultura e nos serviços. Com isso, o indicador permaneceu abaixo da média estadual e o município perdeu
algumas posições no ranking.
Longevidade: mortalidade infantil e perinatal apresentam forte redução
Mongaguá ocupou as seguintes posições no ranking de longevidade:
2000– 618ª
2002 – 584ª
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000-2002:
• a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) reduziu-se de 30,0 para 25,2;
• a taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos) reduziu-se de 27,9 para 20,8;
• a taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil habitantes) variou de 2,8 para 2,9;
• a taxa de mortalidade das pessoas com 60 anos e mais (por mil habitantes) cresceu de 35,4 para 38,6.
A melhora no indicador de longevidade decorreu da queda das taxas de mortalidade infantil e perinatal, suficientemente fortes para compensar a tênue elevação da mortalidade entre idosos e indivíduos de 15 a 39 anos.
Escolaridade: crescimento expressivo no atendimento pré-escolar
Mongaguá ocupou as seguintes posições no ranking de escolaridade:
2000 – 493ª
2002 – 546ª
Comportamento das variáveis que compõem esta dimensão no período 2000 e 2002:
• a proporção de pessoas de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental cresceu de 47,4% para 52,9%;
• o percentual de pessoas de 15 a 17 anos com pelo menos 4 anos de estudo variou de 93,1% para 89,5%;
• a proporção de pessoas de 18 a 19 anos com ensino médio completo elevou-se de 27,4% para 31,3%;
• a taxa de atendimento à pré-escola entre as crianças de 5 a 6 anos elevou-se de 65,5% para 87,4%.
A maioria dos componentes do indicador apresentou aumento, com destaque para o atendimento pré-escolar.
Entretanto, mesmo com o acréscimo de sete pontos no indicador sintético, este continuou abaixo da média estadual e o município perdeu posições no ranking dessa dimensão.
Informações Referentes ao Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) |
População total em 2002 (habitantes) |
37.768 |
População residente nos grupos de vulnerabilidade média, alta e muito alta [1] |
53,5% |
Responsáveis pelo domicílio alfabetizados |
91,5% |
Responsáveis pelo domicílio com ensino fundamental completo |
37,4% |
Anos médios de estudo do responsável pelo domicílio (em anos) |
6,2 |
Rendimento nominal médio do responsável pelo domicílio [2] (em R$) |
654 |
Idade média do responsável pelo domicílio (em anos) |
46 |
Mulheres responsáveis pelo domicílio |
25,8% |
Crianças de 0 a 4 anos no total de residentes |
10,0% |
Tamanho médio do domicílio (em número de pessoas) |
3,5 |
Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2000; Fundação Seade. |
[1] Para mais informações, ver relatório metodológico (FUNDAÇÃO SEADE. Índice Paulista de Vulnerabilidade Social: espaços e dimensões da pobreza nos municípios do Estado de São Paulo – Metodologia. São Paulo, 2004).
[2] Em valores de julho de 2000.
Síntese
O município apresentou melhora nos indicadores de escolaridade e de longevidade, embora mantendo-se abaixo das respectivas médias estaduais. O indicador de riqueza caiu, mas praticamente acompanhou o movimento observado no Estado e com isso o
município pôde manter-se no mesmo grupo. |
Veja também:
Estado de SP/IPVS: análise de 2010 - arquivo PDF original
Estado de SP/IPRS-2012: análise de 2010 - arquivo PDF original
Indicadores IPRS para a Baixada Santista
Mongaguá/IPRS-dados de 2002 -
arquivo PDF original
Mongaguá/IPRS-dados de 2006 - arquivo PDF original
Mongaguá/IPRS-dados de 2008 - arquivo PDF original
Mongaguá/IPRS-dados de 2010 - arquivo PDF original
Mongaguá/IPVS-dados de 2010 - arquivo PDF original
Mongaguá- estatísticas [FIRJAN/IFDM] [IBGE] [IDHM/PNUD] |
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