Webfamiliaridade
Mário Persona (*)
Colaborador
Na última
edição errei a data de uma palestra na Infonet'99, e minutos
depois chegava um e-mail de minha esposa apontando o erro. O que
fazer? Enviar uma errata do tipo, "onde se lia ..., leia-se ..."? Não.
Ficaria formal demais para o meu gosto.
Resolvi escrever uma mensagem com o
título "Ooops!!", que você deve ter recebido. Escrevi assim:
"Acabo de
receber um e-mail de minha diligente esposa, e não é
que ela achou um erro em Internet & Negócios!!! Não é
à toa, pois esposas enxergam coisas que nem imaginamos. Quem é
casado sabe. Portanto aqui vai o trecho corrigido (a data estava errada):
Participe da
Palestra de Mario Persona "Integração de Empresas Via Internet"
Dia 14/10/1999, às 21 hs. no Auditório da INFONET'99.
Desculpe-me
pelo erro. Se souber o endereço de uma boa floricultura, me avise.
Vou ter que passar por uma antes de voltar para casa. ;)
Um grande abraço,
de seu desajeitado editor." |
O resultado foi surpreendente. Chegaram
e-mails
de vários assinantes, expressando uma familiaridade que só
a Web consegue proporcionar. Vieram sugestões de telemensagem, floriculturas
na Web, ou manifestações do tipo "muito simpática
sua correção". Fica a lição. A Internet não
é TV, não é comunicação em massa. É
comunicação de pessoa para pessoa. Eu estou escrevendo para
você e você está respondendo para mim.
Sugeri o tema da "webfamiliaridade"
em uma lista de discussão que participo, e aprendi mais sobre isso
com os participantes. Um deles citou o exemplo da Search Engine Watch,
newsletter
de Danny Sullivan, cuja característica é escrever com extrema
familiaridade. Ali não há desculpas do tipo, "problemas técnicos
impediram o envio da última edição". Ele vai direto
ao assunto dizendo que atrasou porque precisou visitar a mãe, ou
coisas assim. Um detalhe: Danny escreve para 73 mil assinantes!
Exemplos - A "webfamiliaridade"
é algo que qualquer empreendedor na Internet deve levar em consideração.
Costumo mencionar exemplos familiares para explicar conceitos de negócios,
como aconteceu em um artigo que escrevi para a revista Internet Business.
Usei a história da receita de mousse de maracujá que
minha filha faz para vender na faculdade, e o título do artigo explica
tudo: "Receita Para Um Grande Negócio".
Pode ser lido
no site da própria revista.
Escrever assim tem muitas vantagens.
Em uma pesquisa que fiz com os leitores de Internet & Negócios,
um leitor escreveu algo do tipo "se fosse para outro não responderia",
e outro, "lendo seus artigos, parece que nos conhecemos".
A "webfamiliaridade" é a versão
virtual do relacionamento que o "seu Manoel" da quitanda da esquina tem
com seus clientes. Aquele que pergunta se passou a febre do nenê,
manda umas folhas de hortelã para a avó fazer um chá,
ou vigia a casa da família quando esta viaja. Se isso funciona no
mundo real, deve funcionar no mundo virtual. Mas acredito que só
irá funcionar se houver sinceridade. Algo do tipo, "senta aí
e escreve com um estilo para criar intimidade", não vai longe.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |