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Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/02 11:54:44
Definindo uma meta para entrar na Web
 
"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve" 
(Provérbio chinês)
Mário Persona (*)
Colaborador

Uma estratégia Web exige planejamento. Há empresas colocando sites na Internet como quem pendura roupas no varal. Não entenderam que devem tratar isso como um novo negócio, como a abertura de uma filial virtual na cidade chamada mundo. Uma filial que, no futuro, irá virar matriz. Neste módulo você vai saber como definir o rumo que seus negócios devem tomar na Internet.

Em pouco tempo a Internet conseguiu gerar fortunas de uma forma nunca vista antes. Empresas surgiram praticamente do nada, criadas com uma visão voltada para a nova economia global. Ao mesmo tempo, outras empresas estão lutando para manter o fôlego em um ambiente que ainda não conseguiram dominar. Entre mortos e feridos, nem todos se salvarão nessa batalha por um lugar ao sol. Mas há muito lugar e muito sol para que você tenha sucesso no mundo virtual.

Capacidade - Sua primeira tarefa é reconhecer até onde vai sua capacidade. Esta é a parte mais difícil, já que não gostamos de admitir que somos deficientes em uma ou outra área. Você entende de Web? Design? Escreve bem? Sabe programar em HTML, Java, ASP e outras linguagens para Internet? Sabe como divulgar seu site, registrá-lo em sites de busca, fazer marketing e tudo mais? 

Se souber tudo isso, parabéns, mas não são essas as qualificações para se criar um negócio bem sucedido na Web. O que você precisa entender mesmo é de negócios. A não ser que pretenda criar uma empresa para desenvolver sites de Internet. 

Se não for este o seu caso, procure bons profissionais e use o pouco tempo que tem para aprimorar seus negócios e preparar o tapete vermelho para os muitos clientes que seu site irá trazer. Correndo o risco de me tornar repetitivo, quero ter a certeza de que você não irá olhar para a Internet como um novo hobby. Há algum tempo era possível agir assim e ainda obter algum sucesso. Hoje não há mais tempo para experiências. Enquanto você estiver experimentando e errando, seus concorrentes estarão acertando e conquistando terreno que poderia ser seu.

Tipo de presença - Agora é preciso definir se a sua presença na Web será puramente institucional, ou se o seu site servirá como um meio de captação de negócios. Um site apenas institucional pode ser um começo, mas é um começo pobre. Seu site deve permitir ao visitante interagir com sua empresa. Deve ser um facilitador de negócios, que poderão começar e terminar on-line, ou serem fechados mais tarde da forma convencional. 

É importante ir pensando na estrutura que sua empresa real deve ter para atender ao movimento gerado pela gêmea virtual. Deve haver pessoal preparado para responder e-mails, atender pedidos, efetuar cobranças e tudo o que estiver relacionado com um bom atendimento ao cliente. São várias as empresas que investem muito no site e nada no atendimento. Acabam sendo como o cachorro que late para o automóvel. Quando este pára, não sabe o que fazer com ele. 

Com todas as possibilidades que a tecnologia de rede oferece, evite criar um site apenas institucional. Geralmente um site assim tem o efeito de uma ação de panfletagem. As pessoas tomam conhecimento do negócio, obtém informações sobre sua empresa, clicam embora e não voltam mais. 

Portanto, sugiro que, ao contratar um profissional para criar sua presença na Web, certifique-se de que ele tenha tecnologia para gerar uma resposta adequada de seus visitantes. Quando falo em tecnologia, não estou falando em pirotecnia. Você não quer criar um canal de TV passando desenhos animados para entreter internautas. Você quer fechar negócios com o auxílio da Web.

Azeitonas - Na Internet as pessoas procuram desesperadamente por informação, como quem procura por azeitonas numa empada. Quanto mais, e de melhor qualidade, melhor. Portanto, se quiser que o seu site faça sucesso, você deve recheá-lo com informação de qualidade e mantê-lo sempre quentinho. Daí a necessidade de um trabalho bom e contínuo de marketing e toneladas de criatividade. 

Gosto de imaginar um site como uma revista, cheia de novidades e informações interessantes. Sua propaganda está lá, mas ninguém compraria a revista para ver a sua propaganda. Do mesmo modo, ninguém irá querer voltar ao site de sua empresa só para ler um texto institucional dizendo que você é o maior.

Acho que já percebeu que este não é um trabalho de criança. Considerando que ir para a Internet é armar sua barraca na maior feira de negócios do mundo, ninguém de sã consciência iria pedir a um garoto - o famoso sobrinho - para fazer isso. A produção de um site de verdade exige profissionais de diversas áreas. Além de um bom produtor, você precisará de profissionais de design, programação, marketing, estatísticas e até jornalismo.

Mas não desanime pensando ser esta uma tarefa para bolsos maiores que o seu. A criatividade sempre foi a principal rival do dinheiro mal gasto, e estou apostando que criatividade você tem. A essa altura você já deve ter definido seus objetivos, apesar de minhas palavras terem tirado um pouco do romantismo do negócio e ajudado você a colocar os pés no chão. E por falar em chão, vamos tratar do alicerce, a infra-estrutura que irá garantir longa vida para seu site de negócios. É o que você vai ler no próximo módulo.

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.