Definindo uma meta para entrar na
Web
"Para
quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve"
(Provérbio
chinês)
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Mário Persona (*)
Colaborador
Uma estratégia
Web exige planejamento. Há empresas colocando sites na Internet
como quem pendura roupas no varal. Não entenderam que devem tratar
isso como um novo negócio, como a abertura de uma filial virtual
na cidade chamada mundo. Uma filial que, no futuro, irá virar matriz.
Neste módulo você vai saber como definir o rumo que seus negócios
devem tomar na Internet.
Em pouco tempo a Internet conseguiu
gerar fortunas de uma forma nunca vista antes. Empresas surgiram praticamente
do nada, criadas com uma visão voltada para a nova economia global.
Ao mesmo tempo, outras empresas estão lutando para manter o fôlego
em um ambiente que ainda não conseguiram dominar. Entre mortos e
feridos, nem todos se salvarão nessa batalha por um lugar ao sol.
Mas há muito lugar e muito sol para que você tenha sucesso
no mundo virtual.
Capacidade - Sua primeira
tarefa é reconhecer até onde vai sua capacidade. Esta é
a parte mais difícil, já que não gostamos de admitir
que somos deficientes em uma ou outra área. Você entende de
Web? Design? Escreve bem? Sabe programar em HTML, Java, ASP e outras
linguagens para Internet? Sabe como divulgar seu site, registrá-lo
em sites de busca, fazer
marketing e tudo mais?
Se souber tudo isso, parabéns,
mas não são essas as qualificações para se
criar um negócio bem sucedido na Web. O que você precisa entender
mesmo é de negócios. A não ser que pretenda criar
uma empresa para desenvolver sites de Internet.
Se não for este o seu caso,
procure bons profissionais e use o pouco tempo que tem para aprimorar seus
negócios e preparar o tapete vermelho para os muitos clientes que
seu site irá trazer. Correndo o risco de me tornar repetitivo, quero
ter a certeza de que você não irá olhar para a Internet
como um novo hobby. Há algum tempo era possível agir
assim e ainda obter algum sucesso. Hoje não há mais tempo
para experiências. Enquanto você estiver experimentando e errando,
seus concorrentes estarão acertando e conquistando terreno que poderia
ser seu.
Tipo de presença -
Agora é preciso definir se a sua presença na Web será
puramente institucional, ou se o seu site servirá como um meio de
captação de negócios. Um site apenas institucional
pode ser um começo, mas é um começo pobre. Seu site
deve permitir ao visitante interagir com sua empresa. Deve ser um facilitador
de negócios, que poderão começar e terminar on-line,
ou serem fechados mais tarde da forma convencional.
É importante ir pensando na
estrutura que sua empresa real deve ter para atender ao movimento gerado
pela gêmea virtual. Deve haver pessoal preparado para responder e-mails,
atender pedidos, efetuar cobranças e tudo o que estiver relacionado
com um bom atendimento ao cliente. São várias as empresas
que investem muito no site e nada no atendimento. Acabam sendo como o cachorro
que late para o automóvel. Quando este pára, não sabe
o que fazer com ele.
Com todas as possibilidades que a
tecnologia de rede oferece, evite criar um site apenas institucional. Geralmente
um site assim tem o efeito de uma ação de panfletagem. As
pessoas tomam conhecimento do negócio, obtém informações
sobre sua empresa, clicam embora e não voltam mais.
Portanto, sugiro que, ao contratar
um profissional para criar sua presença na Web, certifique-se de
que ele tenha tecnologia para gerar uma resposta adequada de seus visitantes.
Quando falo em tecnologia, não estou falando em pirotecnia. Você
não quer criar um canal de TV passando desenhos animados para entreter
internautas. Você quer fechar negócios com o auxílio
da Web.
Azeitonas - Na Internet as
pessoas procuram desesperadamente por informação, como quem
procura por azeitonas numa empada. Quanto mais, e de melhor qualidade,
melhor. Portanto, se quiser que o seu site faça sucesso, você
deve recheá-lo com informação de qualidade e mantê-lo
sempre quentinho. Daí a necessidade de um trabalho bom e contínuo
de marketing e toneladas de criatividade.
Gosto de imaginar um site como uma
revista, cheia de novidades e informações interessantes.
Sua propaganda está lá, mas ninguém compraria a revista
para ver a sua propaganda. Do mesmo modo, ninguém irá querer
voltar ao site de sua empresa só para ler um texto institucional
dizendo que você é o maior.
Acho que já percebeu que este
não é um trabalho de criança. Considerando que ir
para a Internet é armar sua barraca na maior feira de negócios
do mundo, ninguém de sã consciência iria pedir a um
garoto - o famoso sobrinho - para fazer isso. A produção
de um site de verdade exige profissionais de diversas áreas. Além
de um bom produtor, você precisará de profissionais de design,
programação, marketing, estatísticas e até
jornalismo.
Mas não desanime pensando
ser esta uma tarefa para bolsos maiores que o seu. A criatividade sempre
foi a principal rival do dinheiro mal gasto, e estou apostando que criatividade
você tem. A essa altura você já deve ter definido seus
objetivos, apesar de minhas palavras terem tirado um pouco do romantismo
do negócio e ajudado você a colocar os pés no chão.
E por falar em chão, vamos tratar do alicerce, a infra-estrutura
que irá garantir longa vida para seu site de negócios. É
o que você vai ler no próximo módulo.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |