A imagem do seu negócio
"Espelho,
espelho meu, existe mulher mais bela do que eu?"
(Rainha
Malvada, em Branca de Neve e os 7 Anões)
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Mário Persona (*)
Colaborador
Muitas
empresas estão descobrindo que um site Branca de Neve pode ser mais
eficiente
que toda a maquiagem, raios, trovões e fogos de artifício
da Rainha Malvada. Mas alguns produtores Web ainda são obrigados
a fabricar árvores de natal virtuais para agradar clientes que pensam
que o site vale o quanto pesa. Veja aqui como seu site pode ser eficaz
usando apenas o essencial.
Acho que você já entendeu
que Internet não é TV, rádio ou qualquer mídia
convencional, embora possa incluir todas elas. E é justamente pela
facilidade de se pendurar qualquer nova tecnologia na tela do visitante
que muitos sites de negócios fracassam. A menos que você esteja
em algum ramo de show business, ou tenha um negócio que necessariamente
exija um apelo visual muito forte, nem pense em fazer do seu site o céu
da baía de Guanabara em noite de virada de ano.
Comece tendo em mente que sites não
são comprados por quilo. Se o seu web designer concluir que
para o seu público o melhor é criar uma tela branca com texto
preto, não exija que ele encha as páginas de acessórios
e luzes pisca-pisca só para sentir que está valendo a pena
o preço que vai pagar pelo serviço.
A simplicidade é a mãe
do sucesso, e um site simples e com uma navegação intuitiva
é uma arte que poucos conseguem dominar. Afinal, seu site não
foi feito para entreter o visitante, mas para dizer a ele o que você
faz, dar as informações que irão fazê-lo sentir-se
seguro em contratar seus serviços, e levá-lo a comprar ou
entrar em contato com sua empresa o mais rápido possível.
Locomoção -
Comece seu projeto do mesmo modo como um arquiteto projetaria um local
de acesso público. Sua primeira preocupação seria
com as pessoas com dificuldade de locomoção. Um bom arquiteto
evita escadas ou obstáculos, ou então cria rampas e elevadores
para facilitar o acesso ao maior número possível de pessoas.
Boa parte dos visitantes de seu site serão pessoas com dificuldade
para navegar na Internet. Não crie um site-enigma, nem invente botões
absurdos, como aquele que diz "Clique aqui para entrar". Se o visitante
chegou até ali, não deveria já estar dentro?
Evite exigir que seu cliente em potencial
precise instalar a última versão beta de algum browser
só para saber que você fabrica parafusos. Nem obrigue seu
visitante a fazer o download de algum plug-in ou programa
específico, passar por meia dúzia de procedimentos e crash
do Windows, só para poder enxergar uma animação de
seu parafuso girando para entrar na porca.
Se você quer atingir pessoas
de negócios, saiba que essa classe busca objetividade e informação,
não espetáculos de pirotecnia. Mas isto não significa
que suas páginas tenham que concorrer ao prêmio "Feiura na
Web". É perfeitamente possível criar algo simples, belo e
funcional.
Para muita gente, o site só
terá sucesso se forem utilizados todos os recursos visuais já
inventados. É a mesma mentalidade do prefeito que prefere construir
praças e fontes luminosas a resolver problemas de saneamento básico.
O raciocínio é simples: ninguém enxerga tubos de esgoto...
Tecnologia - Se quiser mesmo
usar a mais recente tecnologia, faça com que ela traga benefícios,
mesmo que a maior parte do iceberg de programação
permaneça oculta ao visitante. Uma boa forma de usar tecnologia
de ponta é oferecer a seus clientes serviços como e-mails
grátis ou um desktop virtual, com agenda, lista de tarefas,
criação de grupos de trabalho e coisas do tipo. Fizemos algo
assim em http://www.widesoft.com.br
e tem trazido excelentes resultados.
Deixe claro logo de início
o que você faz e o que deseja dizer a seu visitante. Se o seu site
não for óbvio o bastante para transmitir isso em 30 ou 50
palavras, alguma coisa saiu errado. Pense em seu visitante como sendo um
empresário ou um gerente de suprimentos, na segunda-feira de manhã,
surfando na Web para ver se encontra um fornecedor. Você acha que
uma pessoa com esse perfil vai querer brincar de adivinhar? Tanto a linguagem
gráfica de seu site, como os textos, devem influenciar imediatamente
seu público alvo. Daí a necessidade de ter bem definido quem
é seu público, do que gosta, e como levá-lo a sentir-se
em casa.
Contatos - Não se esconda
de seus visitantes. Inclua seu e-mail, endereço, telefone
ou qualquer informação que permita a qualquer um entrar em
contato com você imediatamente. Tenho verificado que um formulário
de contato em todas as páginas do site traz melhores resultados
do que um link para uma página do tipo "fale conosco". Mas
é bom saber que uma coisa não elimina a outra. E mesmo que
você crie formulários para serem preenchidos on-line,
não deixe de colocar o endereço de e-mail bem visível.
Muitas pessoas irão imprimir suas páginas para depois entrar
em contato ou colocar seu e-mail e telefone em seus cadernos de
endereços.
A Internet é um meio que trouxe
de volta o contato de um para um. Graças à tecnologia, mesmo
que seu site atinja milhares de pessoas, você deve deixar claro que
cada visitante é importante e pode fazer um contato pessoal com
alguém de sua empresa. Nomes e fotos de pessoas transmitem mais
segurança para quem visita. É importante que seus futuros
clientes saibam que irão fazer negócios com seres humanos,
e não com alguma entidade anônima. Torne seu site tão
pessoal quanto a conversa que teria com seu cliente se o encontrasse na
rua.
Responder sempre - Todas as
mensagens geradas a partir de seu site devem ser respondidas. Se a sua
empresa não tem pessoal para fazer isso, contrate alguém
ou saia da Internet. Não há nada mais frustrante para seu
cliente do que ficar sem respostas. E quando responder, certifique-se de
que os e-mails contenham uma assinatura decente, com nome de uma
pessoa de verdade, e-mail, telefone para contato ou qualquer informação
que facilite o fechamento do negócio. Não se esconda atrás
de títulos do tipo "Responsável pelo Atendimento", ou assinando
apenas com o nome da empresa. Empresas não respondem e-mails.
São pessoas que devem fazê-lo.
Seu site na Internet deve ser uma
porta aberta. Sem obstáculos, sem enigmas, mas algo simples e fácil
de ser encontrado e compreendido. É o seu profissional de vendas
na Web: amigo, simpático, transmitindo confiança e pegando
na mão do cliente. Esta é a mensagem a ser passada. Porém,
ao contrário do vendedor que sai para visitar o cliente, na Internet
acontece o contrário. É o cliente que deve vir até
você e descobrir seu endereço. Colocar suas páginas
no ar não garantem que alguém as encontre.
No próximo
módulo você vai saber o que fazer para ser achado na Internet
por outras pessoas, além de sua esposa e amigos. Se fizer a coisa
bem feita, será encontrado por qualquer pessoa que necessite de
você. Até por seu cunhado.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |