Para encontrar e ser encontrado
Day
after day, alone on a hill, the man with a foolish grin is keeping perfectly
still; But nobody wants to know him, they can see that he's just a fool;
and he never gives an answer, but the fool on the hill.
("The Fool
on the Hill" - The Beatles)
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Mário Persona (*)
Colaborador
O eremita
da música dos Beatles vivia no alto de uma montanha, com uma cara
de sonso e sem se comunicar com ninguém. E ainda se achava o máximo.
Há muitos sites eremitas na Internet. Pensam que só pelo
fato de existirem irão influenciar toda a humanidade. Não
se iluda - sem um empurrão dado por um bom marketing, seus
negócios não irão decolar. A Internet não decretou
o fim da propaganda convencional, apenas criou mais formas de tornar sua
empresa conhecida. Aqui você vai aprender como usá-las.
Primeiro vamos usar o que você
já tem em mãos: a própria Internet. A rede é
uma ferramenta fantástica de marketing, se souber como utilizá-la.
A propaganda na rede começa na forma como você tricotou seu
site. No início do código html de cada web page há
uma área chamada "head", ou cabeçalho. Nesta área
ficam as informações como título, assunto e "keywords",
as palavras-chave que irão atrair os sistemas de busca para o assunto
daquela página.
Esta área, invisível
para quem navega, é vista pelos sistemas automáticos de busca.
Boa parte deles são programados para fazer uma varredura em sua
página, indexando as palavras deste cabeçalho. Alguns podem
até verificar quantas vezes aquelas palavras aparecem em seu texto,
para determinar o grau de relevância que elas têm na página.
Este e outros fatores irão determinar se a sua página será
encontrada, e em que posição aparecerá na tela quando
alguém fizer uma busca.
Isto funciona mais para os serviços
automáticos, como Altavista ou RadarUOL, e mesmo entre eles os critérios
diferem. São tantos os sistemas de busca, e tantas as particularidades
de cada um, que dificilmente você conseguirá uma boa visibilidade
em todos. Caso queira aprender mais sobre isto, procure um especialista
como Danny Sullivan, do site Search Engine Watch. Danny é um verdadeiro
psicólogo de sites de busca. Ele analisa o comportamento, sempre
mutante, desses fantásticos sistemas. É bom lembrar que suas
páginas precisam ser cadastradas nesses sites de busca para serem
encontradas.
Truques - Há alguns
truques para aumentar suas chances de ser achado, como multiplicar ao máximo
o número de páginas de seu site. Se a sua empresa fabrica
anzóis, não crie só páginas falando de anzóis.
Crie também algumas que falem de linhas, varas, peixes, barcos,
fases da lua e até repelentes contra insetos. Costumo chamar estas
páginas de "iscas".
Ah, sim, inclua também uma
página sobre iscas. Mesmo que você não fabrique tudo
isso, uma página sobre repelentes pode servir para atrair algum
pescador que deteste doar sangue. Na mesma página onde ele encontrará
a informação que procura, haverá também uma
propaganda de seus anzóis. Se conseguir fazer a venda, sua empresa
ficará famosa nas revistas de marketing. Já posso
ver as manchetes: "Empresa atrai clientes usando repelente".
Para ser achado nesse palheiro de
milhões de web-agulhas, considere também isto. Informação
é o que as pessoas procuram, e informação é
o que você deve dar a elas. Seu site deve ser tão atraente
e informativo quanto uma revista para pescadores. Mesmo que seu negócio
seja produzir anzóis, você precisa conhecer peixes para fazer
o que faz. Sabe quanta gente existe na rede procurando o conhecimento que
você tem sobre o comportamento dos peixes? Todo mundo. Bem, subtraia
as esposas desse número.
Além de dezenas de páginas
com boa informação sobre os anzóis e assuntos relacionados,
crie um boletim periódico para ser enviado gratuitamente por e-mail.
Os clientes serão fisgados quando assinarem seu boletim em uma janela
de seu site. Periodicamente eles irão receber as melhores dicas
de pesca do planeta, intercaladas com sua propaganda. Eu mesmo criei um
boletim semanal chamado Interneg que já alcança quase
três mil assinantes e proporciona uma boa visibilidade para a empresa.
Se você não tem experiência
em escrever, contrate um jornalista. Você lhe passa as informações
e ele as coloca no papel. Vale a pena investir nisto. O boletim por e-mail
é hoje uma das mais poderosas ferramentas de marketing na
Internet. Ao contrário do "spam", ou propaganda não
solicitada enviada por e-mail, o boletim é solicitado e cria
um elo de ligação com seus clientes.
Publicidade - Anunciar em
banners
em sites de grande movimento também ajudará sua empresa a
ficar conhecida. Embora um banner possa servir de
link para
levar alguém até seu site sua maior virtude está na
fixação da marca. É o outdoor da Internet.
Mas a eficiência de seu banner pode ser melhorada se estiver atracado
em um portal vertical, um site focado em determinado assunto. Em seu caso,
sites de pesca, turismo,
camping ou esportes.
Participar de eventos, concursos
ou prêmios de "melhor site" também ajuda a promover seu site.
Há centenas deles espalhados na Internet, mas a grande maioria está
tão oculta aos olhos do público quanto seus anzóis
em águas turvas. Para escolher o melhor, faça um exercício
simples. Procure lembrar-se de algum prêmio que tenha visto na própria
Internet ou nos veículos da mídia convencional. O primeiro
que surgir em sua mente é o que está conseguindo maior visibilidade.
Junte-se a ele para fazer sua empresa aparecer.
Nem preciso falar da mídia
convencional, uma forma já consagrada de fazer qualquer coisa ficar
conhecida. Mesmo que sua empresa esteja na Internet, seus clientes não
ficam 24 horas ali, e você deve alcançá-los por outros
meios, como jornais, revistas, rádio ou TV. Tudo vai depender de
seu orçamento e da criatividade de sua agência em como utilizar
bem cada veículo.
Outra forma de promover sua empresa
é criar um bom relacionamento com jornalistas na própria
Internet, já que ela permite um acesso mais rápido e fácil
entre as pessoas. Já fui entrevistado por e-mail e cheguei
a ter a cobertura de uma palestra feita por um jornalista que conheci pela
Internet. Mas esqueça tentar usar o jornalismo para fazer propaganda
descarada. Os jornalistas estão em busca de boas notícias,
informações, eventos ou mesmo fatos curiosos para seus leitores.
Se a sua empresa estiver fabricando um anzol reto e sem ponta, pode ser
que vire notícia e apareça nas páginas dos jornais,
sem custo algum.
No próximo
módulo você vai conhecer o rumo que seu negócio
irá tomar no futuro. Mas apenas com as dicas que já recebeu,
sua empresa vai faturar um milhão de dólares só no
primeiro dia de Internet. Pelo menos esta será a história
que você irá contar em sua roda de amigos. Afinal, você
é pescador ou não?
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |