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Artigo escrito em 1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário):  01/15/02 12:00:58
Para encontrar e ser encontrado 
 
Day after day, alone on a hill, the man with a foolish grin is keeping perfectly still; But nobody wants to know him, they can see that he's just a fool; and he never gives an answer, but the fool on the hill. 
("The Fool on the Hill" - The Beatles)
Mário Persona (*)
Colaborador
O eremita da música dos Beatles vivia no alto de uma montanha, com uma cara de sonso e sem se comunicar com ninguém. E ainda se achava o máximo. Há muitos sites eremitas na Internet. Pensam que só pelo fato de existirem irão influenciar toda a humanidade. Não se iluda - sem um empurrão dado por um bom marketing, seus negócios não irão decolar. A Internet não decretou o fim da propaganda convencional, apenas criou mais formas de tornar sua empresa conhecida. Aqui você vai aprender como usá-las.
Primeiro vamos usar o que você já tem em mãos: a própria Internet. A rede é uma ferramenta fantástica de marketing, se souber como utilizá-la. A propaganda na rede começa na forma como você tricotou seu site. No início do código html de cada web page há uma área chamada "head", ou cabeçalho. Nesta área ficam as informações como título, assunto e "keywords", as palavras-chave que irão atrair os sistemas de busca para o assunto daquela página. 

Esta área, invisível para quem navega, é vista pelos sistemas automáticos de busca. Boa parte deles são programados para fazer uma varredura em sua página, indexando as palavras deste cabeçalho. Alguns podem até verificar quantas vezes aquelas palavras aparecem em seu texto, para determinar o grau de relevância que elas têm na página. Este e outros fatores irão determinar se a sua página será encontrada, e em que posição aparecerá na tela quando alguém fizer uma busca.

Isto funciona mais para os serviços automáticos, como Altavista ou RadarUOL, e mesmo entre eles os critérios diferem. São tantos os sistemas de busca, e tantas as particularidades de cada um, que dificilmente você conseguirá uma boa visibilidade em todos. Caso queira aprender mais sobre isto, procure um especialista como Danny Sullivan, do site Search Engine Watch. Danny é um verdadeiro psicólogo de sites de busca. Ele analisa o comportamento, sempre mutante, desses fantásticos sistemas. É bom lembrar que suas páginas precisam ser cadastradas nesses sites de busca para serem encontradas.

Truques - Há alguns truques para aumentar suas chances de ser achado, como multiplicar ao máximo o número de páginas de seu site. Se a sua empresa fabrica anzóis, não crie só páginas falando de anzóis. Crie também algumas que falem de linhas, varas, peixes, barcos, fases da lua e até repelentes contra insetos. Costumo chamar estas páginas de "iscas". 

Ah, sim, inclua também uma página sobre iscas. Mesmo que você não fabrique tudo isso, uma página sobre repelentes pode servir para atrair algum pescador que deteste doar sangue. Na mesma página onde ele encontrará a informação que procura, haverá também uma propaganda de seus anzóis. Se conseguir fazer a venda, sua empresa ficará famosa nas revistas de marketing. Já posso ver as manchetes: "Empresa atrai clientes usando repelente".

Para ser achado nesse palheiro de milhões de web-agulhas, considere também isto. Informação é o que as pessoas procuram, e informação é o que você deve dar a elas. Seu site deve ser tão atraente e informativo quanto uma revista para pescadores. Mesmo que seu negócio seja produzir anzóis, você precisa conhecer peixes para fazer o que faz. Sabe quanta gente existe na rede procurando o conhecimento que você tem sobre o comportamento dos peixes? Todo mundo. Bem, subtraia as esposas desse número.

Além de dezenas de páginas com boa informação sobre os anzóis e assuntos relacionados, crie um boletim periódico para ser enviado gratuitamente por e-mail. Os clientes serão fisgados quando assinarem seu boletim em uma janela de seu site. Periodicamente eles irão receber as melhores dicas de pesca do planeta, intercaladas com sua propaganda. Eu mesmo criei um boletim semanal chamado Interneg que já alcança quase três mil assinantes e proporciona uma boa visibilidade para a empresa. 

Se você não tem experiência em escrever, contrate um jornalista. Você lhe passa as informações e ele as coloca no papel. Vale a pena investir nisto. O boletim por e-mail é hoje uma das mais poderosas ferramentas de marketing na Internet. Ao contrário do "spam", ou propaganda não solicitada enviada por e-mail, o boletim é solicitado e cria um elo de ligação com seus clientes. 

Publicidade - Anunciar em banners em sites de grande movimento também ajudará sua empresa a ficar conhecida. Embora um banner possa servir de link para levar alguém até seu site sua maior virtude está na fixação da marca. É o outdoor da Internet. Mas a eficiência de seu banner pode ser melhorada se estiver atracado em um portal vertical, um site focado em determinado assunto. Em seu caso, sites de pesca, turismo, camping ou esportes.

Participar de eventos, concursos ou prêmios de "melhor site" também ajuda a promover seu site. Há centenas deles espalhados na Internet, mas a grande maioria está tão oculta aos olhos do público quanto seus anzóis em águas turvas. Para escolher o melhor, faça um exercício simples. Procure lembrar-se de algum prêmio que tenha visto na própria Internet ou nos veículos da mídia convencional. O primeiro que surgir em sua mente é o que está conseguindo maior visibilidade. Junte-se a ele para fazer sua empresa aparecer.

Nem preciso falar da mídia convencional, uma forma já consagrada de fazer qualquer coisa ficar conhecida. Mesmo que sua empresa esteja na Internet, seus clientes não ficam 24 horas ali, e você deve alcançá-los por outros meios, como jornais, revistas, rádio ou TV. Tudo vai depender de seu orçamento e da criatividade de sua agência em como utilizar bem cada veículo.

Outra forma de promover sua empresa é criar um bom relacionamento com jornalistas na própria Internet, já que ela permite um acesso mais rápido e fácil entre as pessoas. Já fui entrevistado por e-mail e cheguei a ter a cobertura de uma palestra feita por um jornalista que conheci pela Internet. Mas esqueça tentar usar o jornalismo para fazer propaganda descarada. Os jornalistas estão em busca de boas notícias, informações, eventos ou mesmo fatos curiosos para seus leitores. Se a sua empresa estiver fabricando um anzol reto e sem ponta, pode ser que vire notícia e apareça nas páginas dos jornais, sem custo algum.

No próximo módulo você vai conhecer o rumo que seu negócio irá tomar no futuro. Mas apenas com as dicas que já recebeu, sua empresa vai faturar um milhão de dólares só no primeiro dia de Internet. Pelo menos esta será a história que você irá contar em sua roda de amigos. Afinal, você é pescador ou não?

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.