Pensando no futuro
"Eu
nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela..."
("Modinha
para Gabriela" - Dorival Caymmi)
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Mário Persona (*)
Colaborador
Entrar
na rede não significa deitar nela, achando que lá as coisas
nunca mudam. O que você fez hoje pode não servir para amanhã,
graças à enorme velocidade com que as coisas acontecem no
mundo virtual. Se quiser que seu empreendimento tenha sucesso, será
preciso ficar atento às mudanças que acontecem na Web, e
acompanhá-las para não deixar a peteca cair. Se parar onde
está, tudo o que investiu terá o efeito de uma fachada de
loja pintada no muro de um terreno baldio. As pessoas passam, vêem,
e fica por isso mesmo. Veja aqui o rumo que seu negócio virtual
deverá tomar.
Seu primeiro passo foi conectar sua
empresa à rede mundial. Muita coisa começou a mudar a partir
de então. Pesquisas de fornecedores, clientes e concorrentes ficaram
mais rápidas. A comunicação melhorou. Longas cartas
comerciais cheias de "Prezado" para cá, e "Por meio desta" para
lá, foram substituídas por práticas mensagens de e-mail
que já iam direto ao assunto. Seu pessoal ficou melhor informado,
com o jornal do dia a um clique de distância.
Depois, foi a vez de garantir sua
presença na Internet, um cartão de visitas que, para alguns,
evoluiu até um catálogo virtual com produtos da empresa.
Sua empresa começou a ser encontrada e pedidos de informação,
vindos não se sabe de onde, acabaram gerando negócios e abrindo
a fronteira para novos e inesperados mercados. Talvez você tenha
até se aventurado a vender seus produtos on-line, e escutou
sua registradora virtual tilintar. Não demorou para que você,
seus clientes e concorrentes tivessem a certeza de que a Internet era o
lugar onde todas as empresas deveriam estar. E uma vez lá, ninguém
iria querer estagnar.
Ano Internet - Você
deve estar estranhando por eu estar escrevendo em estilo de retrospectiva.
Como se conexão,
e-mail, sites de Internet ou comércio
eletrônico fossem águas passadas. E são. No calendário
da Internet, um ano vale por dez. Ou valiam quando comecei a escrever.
Agora vale por onze. E em doze anos as coisas mudam muito. Você deve
sentir isso quando olha como tudo era diferente há treze anos. São
quatorze primaveras, quinze verões, dezesseis outonos e dezessete
invernos! Não irá demorar para que até o que lê
aqui ficar desatualizado. Não ficou?
Tudo o que você ler no jornal
de amanhã sobre empresas e Internet já é história.
Daí a necessidade de se antecipar, não de correr atrás
de modismos. Para saber o que vem depois, basta seguir o impulso criado
pelo clique do mouse de um navegante. Cada impulso em busca de informação
o leva ao site de sua empresa ou de outra qualquer. Encontrando o que procura,
surge o desejo de compra. E poucos cliques depois, o navegante, transformado
em cliente, estará exercendo um poder como nunca teve antes. Sua
decisão estará influenciando linhas de produção
de dezenas de empresas. Empresas que nunca venderam para o consumidor final,
agora irão vender. Porque estarão integradas a uma cadeia
produtiva da qual só ficam de fora os inaptos.
Isto porque uma compra hoje já
não é uma relação a dois. Não fica confinada
ao comprador e ao vendedor. Pense em um automóvel. Quantos insumos
estão envolvidos na sua fabricação. Desde um complexo
chip
para controlar a ignição, até o pigmento da tinta
usada na pintura ou o fio do qual é feito o tecido que reveste os
bancos. Em uma economia de rede, dezenas ou centenas de indústrias
acabam sendo afetadas por cada estímulo gerado pelo consumidor final.
Uma grande cadeia produtiva que começa a ficar organicamente interligada.
Integração -
Se ontem, em tempo de Internet, foi a vez de sua empresa conquistar uma
presença virtual e iniciar seus negócios on-line,
hoje é o momento dela se integrar ao ambiente de e-business.
De negócios entre empresas participantes de sua comunidade de negócios.
Chegou a hora de ter todos os seus parceiros - fornecedores, representantes,
distribuidores, vendedores, transportadoras, bancos - integrados como se
fossem diferentes departamentos de uma única empresa. Uma comunidade
produtiva com um poder jamais sonhado por empresas isoladas.
Enquanto isso, sua empresa se tornará
cada vez mais virtual. Se hoje você depende de outros para a obter
a matéria prima que transforma em produto, logo estará dependendo
de outros para serviços que hoje executa internamente. Porque o
internamente deixa de fazer sentido quando sua empresa trabalha em uma
rede.
Produzir é cada vez mais uma
capacidade de gerenciar informação do que de transformar
matéria. Fornecedores de serviços e sistemas via Internet,
que funcionarão para você como se estivessem na sala ao lado,
fazem parte da próxima onda para a qual você já deve
se preparar. Da sua capacidade de escolher esses fornecedores estratégicos
e formar sua comunidade irá depender o sucesso de sua empresa.
Então a competição
deixará de ser entre empresa e empresa, e passará a ser entre
comunidades de negócios. Você está preparado para encarar
as mudanças? Se chegou até aqui, é porque está
desejoso de enfrentá-las. Se eu consegui despertar em você
esta consciência, me dou por satisfeito. Agora é sua vez de
agir, ainda que isto venha a causar uma mudança completa na cultura
de sua empresa. Afinal, sua empresa não é Gabriela. Se nasceu
assim, cresceu assim, se foi sempre assim, não irá querer
morrer assim.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis. |