Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9910dbox.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 26/10/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:18:10
REVENDAS
Net Box inicia ofensiva de automação comercial e lojas virtuais 

Maioria dos franqueados esteve reunida em Santos para conhecer as novas diretrizes

Todos os franqueados da rede Net Box que manifestaram seu interesse em montar uma loja virtual na Internet, iniciando assim as atividades no comércio eletrônico, já saíram da reunião nacional da rede - realizada no final da semana passada (24/10/1999) em Santos, no hotel Parque Balneário - com uma senha e a surpresa: sua loja virtual já estava pronta para uso imediato. 

Este é um exemplo da nova ofensiva que a rede vai promover em todo o País para incentivar primeiro seus franqueados e depois todo o comércio estabelecido a utilizar os recursos da Internet como um novo canal de vendas para seus produtos. Que, no caso da rede Net Box, vão ser mais diversificados, fruto das parcerias firmadas durante o encontro santista com os principais fornecedores de equipamentos e programas. Aliás, a IBM aproveitou a oportunidade para fazer em Santos o pré-lançamento de seu micro Aptiva com sistema de reconhecimento de voz.

Segundo o diretor-presidente da Rede Net Box, Paulo Miguel Fernandes, essa rede de lojas de informática (a maior do Brasil, com mais de 170 unidades) será responsável pelo atendimento aos clientes que desejam montar lojas virtuais com o programa OneClick Store, Para isso, oferecerão treinamento, instalação e manutenção de lojas virtuais aos seus clientes, com base no acordo firmado durante o encontro da semana passada.

"Para nós, o acordo fechado com a OneClick para comercialização do programa OneClick Store pela rede Net Box é o mais importante acontecimento de 1999. Encontramos a solução de comércio eletrônico mais econômica, fácil e rápida de ser instalada e administrada", diz Paulo Miguel, lembrando ser este também um momento importante da rede Net Box, "pois estamos redirecionando nossos esforços para a área de serviços relacionados à Internet. Com isso, nos tornamos a primeira grande rede de lojas no Brasil a atender por completo as empresas que desejam entrar no comércio eletrônico".

A estratégia para o sucesso é simples, confessa ele, na entrevista exclusiva a Informática: "Existe uma lei com prazos para a instalação nas lojas do equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Pretendemos dar ao comerciante toda a assessoria nessa mudança e mostrar como ele pode promover a automação das atividades. Uma vez feito isso, criar uma home-page ou uma loja virtual acaba sendo o passo lógico seguinte". 

Facilidade – O objetivo é fazer com que o comerciante ou prestador de serviços não precise desviar o foco de suas atividades. Segundo Pedro Mello, sócio-fundador da OneClick, a principal vantagem do seu sistema é a rapidez ("em alguns casos, tivemos clientes que já montaram a loja virtual inteira com mais de 100 produtos em uma tarde") e a facilidade ("toda a administração da loja é feita pelo próprio dono ou um de seus funcionários, tudo pela Internet"). Aliado a isso, o baixo custo da montagem e manutenção da loja virtual e a escalabilidade (o sistema pode ser usado tanto por clientes de pequeno porte como por grandes redes de varejo).

No caso da Net Box, todos os mais de 200 mil clientes cadastrados nos três anos de funcionamento da rede já são automaticamente OneClick Customers, ou seja, podem fazer suas compras em qualquer loja Net Box e nas mais de 200 lojas OneClick com apenas alguns cliques do mouse, com a segurança de não precisarem transmitir o número do seu cartão de crédito ou de fazer novos cadastros (a não ser, eventualmente, atualizar algum dado cadastral). A própria rede já conta com três lojas virtuais, inclusive a de Santos, acessíveis a partir do endereço Netboxmaster ou pelo site Netbox.

Todas essas facilidades levam à expectativa de que, a partir dessa parceria, sejam criadas pelo menos mais 300 lojas virtuais até o final de 1999, "garantindo o primeiro Natal digital da Internet brasileira".

Acordos – Cerca de 70% dos franqueados participaram do encontro em Santos, pela primeira vez também com a presença dos principais fabricantes e distribuidores do mercado mundial de informática. Os patrocinadores do encontro foram empresas como Microsoft, Symantec, HP, IBM, TD Brasil, Tropcom, FBL/Five Star, Epson, SMS e outras, que apresentaram seus mais recentes lançamentos e as novidades tecnológicas.

"Com o encontro deste ano, as unidades saem motivadas a investir nos segmentos de automação comercial, pequenas e médias empresas e principalmente no comércio eletrônico", explica Paulo Miguel Fernandes, que prevê a expansão da rede para mais de 300 lojas durante o ano 2000.

Veja mais:
Promoção pioneira dá computador a cada nova loja virtual
Net Box passa a comercializar ampla gama de produtos
Microtec também fecha acordo com a rede
Rede Net Box realiza reunião nacional em Santos