REVENDAS
Net Box inicia ofensiva de automação
comercial e lojas virtuais
Maioria dos franqueados esteve
reunida em Santos para conhecer as novas diretrizes
Todos
os franqueados da rede Net Box que manifestaram seu interesse em montar
uma loja virtual na Internet, iniciando assim as atividades no comércio
eletrônico, já saíram da reunião nacional da
rede - realizada no final da semana passada (24/10/1999)
em Santos, no hotel Parque Balneário - com uma senha e a surpresa:
sua loja virtual já estava pronta para uso imediato.
Este é um exemplo da nova
ofensiva que a rede vai promover em todo o País para incentivar
primeiro seus franqueados e depois todo o comércio estabelecido
a utilizar os recursos da Internet como um novo canal de vendas para seus
produtos. Que, no caso da rede Net Box, vão ser mais diversificados,
fruto das parcerias firmadas durante o encontro santista com os principais
fornecedores de equipamentos e programas. Aliás, a IBM aproveitou
a oportunidade para fazer em Santos o pré-lançamento de seu
micro Aptiva com sistema de reconhecimento de voz.
Segundo o diretor-presidente da Rede
Net Box, Paulo Miguel Fernandes, essa rede de lojas de informática
(a maior do Brasil, com mais de 170 unidades) será responsável
pelo atendimento aos clientes que desejam montar lojas virtuais com o programa
OneClick Store, Para isso, oferecerão treinamento, instalação
e manutenção de lojas virtuais aos seus clientes, com base
no acordo firmado durante o encontro da semana passada.
"Para nós, o acordo fechado
com a OneClick para comercialização do programa OneClick
Store pela rede Net Box é o mais importante acontecimento de 1999.
Encontramos a solução de comércio eletrônico
mais econômica, fácil e rápida de ser instalada e administrada",
diz Paulo Miguel, lembrando ser este também um momento importante
da rede Net Box, "pois estamos redirecionando nossos esforços para
a área de serviços relacionados à Internet. Com isso,
nos tornamos a primeira grande rede de lojas no Brasil a atender por completo
as empresas que desejam entrar no comércio eletrônico".
A estratégia para o sucesso
é simples, confessa ele, na entrevista exclusiva a Informática:
"Existe uma lei com prazos para a instalação nas lojas do
equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Pretendemos dar ao comerciante
toda a assessoria nessa mudança e mostrar como ele pode promover
a automação das atividades. Uma vez feito isso, criar uma
home-page ou uma loja virtual acaba sendo o passo lógico
seguinte".
Facilidade – O objetivo é
fazer com que o comerciante ou prestador de serviços não
precise desviar o foco de suas atividades. Segundo Pedro Mello, sócio-fundador
da OneClick, a principal vantagem
do seu sistema é a rapidez ("em alguns casos, tivemos clientes que
já montaram a loja virtual inteira com mais de 100 produtos em uma
tarde") e a facilidade ("toda a administração da loja é
feita pelo próprio dono ou um de seus funcionários, tudo
pela Internet"). Aliado a isso, o baixo custo da montagem e manutenção
da loja virtual e a escalabilidade (o sistema pode ser usado tanto por
clientes de pequeno porte como por grandes redes de varejo).
No caso da Net Box, todos os mais
de 200 mil clientes cadastrados nos três anos de funcionamento da
rede já são automaticamente OneClick Customers, ou seja,
podem fazer suas compras em qualquer loja Net Box e nas mais de 200 lojas
OneClick com apenas alguns cliques do mouse, com a segurança
de não precisarem transmitir o número do seu cartão
de crédito ou de fazer novos cadastros (a não ser, eventualmente,
atualizar algum dado cadastral). A própria rede já conta
com três lojas virtuais, inclusive a de Santos, acessíveis
a partir do endereço Netboxmaster
ou pelo site Netbox.
Todas essas facilidades levam à
expectativa de que, a partir dessa parceria, sejam criadas pelo menos mais
300 lojas virtuais até o final de 1999, "garantindo o primeiro Natal
digital da Internet brasileira".
Acordos – Cerca de 70% dos
franqueados participaram do encontro em Santos, pela primeira vez também
com a presença dos principais fabricantes e distribuidores do mercado
mundial de informática. Os patrocinadores do encontro foram empresas
como Microsoft, Symantec, HP, IBM, TD Brasil, Tropcom, FBL/Five Star, Epson,
SMS e outras, que apresentaram seus mais recentes lançamentos e
as novidades tecnológicas.
"Com o encontro deste ano, as unidades
saem motivadas a investir nos segmentos de automação comercial,
pequenas e médias empresas e principalmente no comércio eletrônico",
explica Paulo Miguel Fernandes, que prevê a expansão da rede
para mais de 300 lojas durante o ano 2000.
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