Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9910ach2.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 5/10/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:37:34
1949
Na Internet 

Como cita a CNN em informe sobre os festejos chineses do dia 1º/10, em 1949 a expectativa média de vida era de 35 anos: hoje, é de 71 aos. Dois terços dos chineses eram analfabetos: hoje, o analfabetismo caiu para 12% da população. A CNN colocou na Web uma edição especial sobre os 50 anos de China comunista. Um documentário fotográfico especial pode também ser visto nas páginas da revista eletrônica Aperture.

Para conhecer um pouco mais sobre a China, em dados, mapas e fotos, veja o Tour in China. O site dá acesso a páginas como a de Congqing, uma cidade com três mil anos de idade, nas proximidades da qual estão as três gargantas do Rio Amarelo, o Yangtze ou Chang Jiang. O famoso rio, que atravessa o país, está sendo alvo há três anos de uma campanha de recuperação ambiental. Mas, há o site oficial chinês de informação turística - o China National Tourism Administration (CNTA).

Entre outros endereços disponíveis na Internet, há o da página Encontrando Notícias sobre a China, mantida pela universidade norte-americana de Buffalo. Entre seus vínculos, está o da emissora chinesa de rádio em ondas curtas China Radio International.

Há também a página sobre Direitos Humanos na China (Human Rights in China - HRIC - uma entidade baseada em Nova Iorque), que lembra o massacre ocorrido na capital chinesa em 1989. A revista eletrônica dissidente Vip Reference também está na Web.

Veja mais:
China capitaliza na Web 50 anos de seu comunismo