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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 24/8/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:04:28
TECNOLOGIA
Empresas firmam acordo para Internet a cabo e aguardam autorização da Anatel 

Microsoft investirá na Globo Cabo S.A. e participará de um grupo de estudos

As Organizações Globo e a Microsoft Corporation anunciaram dia 16/8/1999 uma série de acordos visando o trabalho conjunto para acelerar o oferecimento de serviços avançados de banda larga e Internet no Brasil. A aliança permitirá a criação de conteúdo para a Internet, bem como a criação, distribuição e operação de uma série de serviços compartilhados para PCs e decodificadores digitais de alta tecnologia (os chamados digital set top boxes) para o mercado brasileiro. O primeiro passo concreto para efetivação dessa parceria é o investimento da Microsoft na empresa Globo Cabo S.A., multioperadora de TV a cabo no Brasil.

O acordo visa estabelecer uma posição de liderança em Internet no Brasil. “A combinação da qualidade dos conteúdos produzidos pela Globo em português com a tecnologia de ponta da Microsoft irá criar uma série de novos serviços e valores que reverterá em grandes benefícios, tanto para os consumidores como para os acionistas”, diz Roberto Irineu Marinho, vice-presidente das Organizações Globo.

As companhias criarão um Grupo de Marketing e Tecnologia que será responsável pelo estudo e desenvolvimento de projetos conjuntos. As oportunidades de negócios abordadas inicialmente são: a) um portal conjunto, resultante da fusão da atual MSN Brasil com o Globo.com, o portal da Globo atualmente em desenvolvimento; b) serviços de TV interativa baseados no uso de decodificadores avançados que utilizam a plataforma Microsoft TV; c) o fornecimento de serviços de acesso à Internet.

As duas companhias deverão trabalhar juntas para combinar o conteúdo produzido pela Globo em notícias, esportes, entretenimento e educação com os atuais serviços da Microsoft, que incluem: MSN Hotmail, MSN Messenger Services, comunidades MSN, serviços de busca, diretório e de Microsoft Passport. “A Microsoft acredita numa rápida disponibilização de serviços digitais aos consumidores”, diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor de Desenvolvimento de Negócios Internet da Microsoft Brasil. “Com a combinação das tecnologias e serviços da plataforma Microsoft com a rede da Globo e seu conteúdo inigualável, estamos buscando disponibilizar ao mercado brasileiro o rápido fornecimento de serviços digitais da próxima geração.”

Investimento – A Microsoft fará um investimento de US$ 126 milhões na Globo Cabo S.A através da compra de novas ações ordinárias e preferenciais, recém-lançadas a um preço médio de US$ 0,60 por ação (equivalente a US$ 6,00 por ADR). Em função do investimento, a Microsoft terá o direito de participar no Conselho de Administração. 

“O aporte de capital à companhia e a aliança estratégica mais ampla irão permitir que em breve a Globo Cabo ofereça aos assinantes o acesso a uma ampla gama de serviços avançados através de sua rede de banda larga,” diz Moysés Pluciennik, diretor geral da Globo Cabo. “Este investimento é um primeiro passo importante em nossa contínua iniciativa estratégica de recapitalização”. A Globo Cabo atualmente possui a mais avançada rede de cabos no Brasil, com arquitetura bidirecional, cobrindo mais de 4,5 milhões de lares nas regiões mais prósperas do país, lembram seus diretores.

Como parte de um contínuo envolvimento estratégico com a Globo Cabo, o acordo de investimento dá o direito à Microsoft de exercer uma opção de compra de ações da Globo Cabo ao longo dos próximos três anos. “Nosso acordo representa um passo importante na construção de um autêntico Estilo de Vida Web,” afirma Mauro Muratório Not, Diretor Geral da Microsoft Brasil.

Após o investimento inicial, o próximo passo do acordo estratégico inclui o lançamento em larga escala do Virtua, o serviço de acesso de alta velocidade à Internet da Globo Cabo. Um piloto deste serviço, utilizando a plataforma Microsoft Commercial Internet Services (MCIS) já foi comercialmente testado e está totalmente operacional, aguardando apenas sua aprovação junto à Anatel.

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