Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9907bbps.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 13/7/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:15:51
Bips 

Internautas – No dia 21, às 21 horas, estará sendo realizado no Catavento (na Ilha Porchat, São Vicente) um encontro de internautas que vem sendo organizado pelos operadores do canal #santos da Brasirc. A reunião vem sendo divulgada em várias redes de mIRC e chats e, segundo um dos organizadores, Rafael Lira, haverá uma banda de rock/reagge e sorteio de contas da Iron.

Nós avisamos!Informática é profético: com duas semanas de antecedência, alertou seus leitores para a grande confusão que essa mudança na telefonia brasileira iria causar. Agora, enquanto as operadoras telefônicas trocam acusações, a Anatel fala em multá-las e os brasileiros consultam seus advogados para processá-las, vê-se quanto de profecia havia no alerta de que tal mudança serviria como teste para o Bug do Milênio. Na troca de acusações, descobrimos que a Anatel simplesmente acreditou nos relatórios das operadoras, de que o sistema telefônico estava em conformidade com a nova discagem DDD. 

Agora, imaginem a cena no próximo dia 1º de janeiro: tudo OK segundo os relatórios do Banco Central e dos ministérios, mas na prática o Brasil literalmente paralisado (junto com boa parte do mundo, segundo o cenário catastrofista que alguns estão desenhando).

Quando se sabe que, por desconhecimento e/ou falhas de fiscalização, o Tesouro Nacional está até ajudando movimentos guerrilheiros a se armarem para derrubar o governo FHC (bela descoberta da revista Isto É), e agora se vê a Anatel chorar a traição das operadoras, é especular muito prever que novos relatórios de conformidade estarão sendo forjados por aí?

Bem, sejamos otimistas, vamos dar mais uma oportunidade para o sistema telefônico se redimir - ou causar uma catástrofe nas comunicações nacionais: no próximo dia 30/7/1999, será feito um teste nacional do sistema telefônico contra o Bug do Milênio. Valham-nos Deus, Alá, Buda, Krisna, Zeus, Ogum!

A propósito: já fez seu 21/15 (Itapeva/SP via Embratel?) E seu 15/21 (Rio de Janeiro/RJ via Telefônica)?

E-commerce – A série sobre comércio eletrônico de Informática vem sendo constantemente citada no site InterSection, sobre Comércio Eletrônico e Meios de Pagamento, que teve seu lay-out recentemente reformulado.

Bug duplo... – Parece que a humanidade vai ter que sofrer duas vezes as conseqüências do Bug do Milênio, o Y2K: durante as falhas nos testes e depois, quando ele vier mesmo. Vejam só algumas das notícias divulgadas simultaneamente pelo site IDG Now sobre o tema: empresas aéreas dos EUA usam o bug como desculpa para atrasos nos vôos (pelo menos American Airlines e US Airways, vejam que a malandragem não é exclusividade brasileira); teste contra o bug espalha esgoto no parque Woodley de Los Angeles (na verdade, era um teste preventivo de falta de energia elétrica que fosse causada pelo Y2K na virada do ano, mas 18 milhões de litros de esgoto refluíram para as ruas, pois o computador encarregado de abrir uma comporta falhou no teste do bug. A propósito, a notícia completa informando que "os trabalhadores agiram rápido e evacuaram toda a sujeira..." - evacuaram?!?).

...ou triplo! – A Virgin Airways anunciou que seus 25 aviões ficarão parados no solo no dia 31/12/1999. Oficialmente, para dar folga aos empregados, nada a ver (oficialmente) com o efeito do Bug do Milênio na aviação... (informado pela revista Viagem e Turismo de 7/1999, na seção Reveillon 2000, que também dá a dica do site em que cientistas apoiados pela Nasa estão preparando o reveillon do ano... 3000!).

Como o leitor pode ver, quem não sofrer com o Bug vai sofrer com as medidas preventivas: também Hong-Kong anuncia um feriado especial no dia 31/12 (a desculpa é facilitar a conversão dos sistemas na virada do ano) e países europeus estudam medida semelhante. O Vietnã informa que seus aviões não decolarão em 1º de janeiro próximo, pois teme pela eletrônica embarcada (os computadores das aeronaves). Informática sabe que os EUA estudam um feriado bancário no final do ano para evitar corrida para retirada do dinheiro nos bancos (já o Buguinho, pelo contrário, vai depositar sua fortuna no dia 31/12 e torcer para que o primão Y2K lhe credite um século de juros, na segunda-feira seguinte...)

Fiquem tranqüilos – Calma, pessoal! O céu não está caindo, é a mensagem do Departamento de Defesa dos EUA, que criou um endereço especial na Internet para evitar o pânico (veja). Enquanto isso, informa ainda o site da IDG Now, o Senado dos EUA aprovou em 16/6 a Lei do Bug do Milênio (beneficiando as empresas de Tecnologia da Informação). Na Austrália, uma empresa acusa os fabricantes de venderem PCs com o Bug do Milênio. E aguarde: tudo isso ainda vai virar filme de Hollywood (algo na linha de Tubarão, Inferno na Torre, Terremoto, Tornado, Inundação... - não é profecia, não, o assunto já está sendo estudado pelos estúdios).