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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 1/6/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:14:39
TECNOLOGIA
Robótica é tema de curso em São Vicente 

Colégio Privilégio utiliza produtos da dinamarquesa Lego Dacta

Depois de participar em 1998 da I Oficina de Tecnologia e Robótica em Santos, o Colégio Privilégio, de São Vicente, está realizando um curso de Robótica Avançada, do núcleo de tecnologia da empresa Lego Dacta (divisão de ensino tecnológico da fabricante dos famosos tijolinhos Lego), com o qual manteve contato durante o evento santista. O curso é destinado tanto aos alunos da escola como a outros interessados, na faixa dos 8 aos 12 anos de idade, segundo a representante da escola, Maria Cristina Rivero Hernandez, que pode ser contatada pelo telefone 468.3138. Os participantes que passarem por todos os conceitos receberão certificado de conclusão desse curso.

Para ela, "nossos jovens estão cada vez mais dependentes de coisas prontas e acabadas, o que os impede de construir ou consertar qualquer objeto, por desconhecer seu funcionamento. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, uma habilidade que com certeza fará diferença no futuro será como identificar e solucionar problemas de maneira rápida e eficaz. Educar significa, entre outras coisas, preparar para desempenhar funções", daí a iniciativa de lecionar essa matéria na escola vicentina.

Conceitos – O curso propõe que, trabalhando com kits de montagem, o aluno passe a olhar o mundo de forma diferente, observando as várias tecnologias existentes e como facilitam nossa vida, começando a compreender que determinado produto partiu de uma necessidade (identificação do problema), transformou-se em um projeto (com estudos dos materiais envolvidos, resistência, peso, força, velocidade, custos etc., dentro de uma fase chamada de conceitualização), ganhou acabamento estético (solução do problema) e, só aí, entrou na linha de produção, distribuição e comercialização, passando do virtual para o real, do abstrato para o concreto.

Assim, os alunos adquirem espírito crítico, de fundamental importância para compreender as razões do mundo que os cerca, através da integração gerada em diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Química, História, Física, Português e Desenho. Entre as habilidades trabalhadas e conquistadas em função da Robótica, destacam-se:

- na Matemática: os projetos envolvem habilidades matemáticas, com soluções de problemas onde se classifica, seleciona e calcula;

- na História - os alunos compreendem as mudanças tecnológicas como fator de transformações históricas;

- na Física - através da experimentação de princípios físicos em todas as montagens que o material propõe, começando dos mais elementares até os mais complexos;

- em Português - preencher as copymasters, descrever peças e projetos, elaborar relatórios, fazer leitura de imagens e utilizar vocabulário técnico;

- em Desenho - espaços, escala, formas, cores, designer e estética;

- nas áreas Pessoal e Social - autonomia, iniciativa, responsabilidade, criatividade, trabalho em grupo, habilidade, consciência crítica, auto-estima e vocações.

"Desta forma - completa Maria Regina -, o ensino da tecnologia demonstra o quanto é importante estar inserido no processo de integração curricular, tão discutido atualmente pelos nossos PCNs e pela Lei de Diretrizes e Bases".

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