TECNOLOGIA
Robótica é tema de
curso em São Vicente
Colégio Privilégio
utiliza produtos da dinamarquesa Lego Dacta
Depois
de participar em 1998 da I Oficina de Tecnologia e Robótica em Santos,
o Colégio Privilégio, de São Vicente, está
realizando um curso de Robótica Avançada, do núcleo
de tecnologia da empresa Lego Dacta (divisão de ensino tecnológico
da fabricante dos famosos tijolinhos Lego), com o qual manteve contato
durante o evento santista. O curso é destinado tanto aos alunos
da escola como a outros interessados, na faixa dos 8 aos 12 anos de idade,
segundo a representante da escola, Maria Cristina Rivero Hernandez, que
pode ser contatada pelo telefone 468.3138. Os participantes que passarem
por todos os conceitos receberão certificado de conclusão
desse curso.
Para ela, "nossos jovens estão
cada vez mais dependentes de coisas prontas e acabadas, o que os impede
de construir ou consertar qualquer objeto, por desconhecer seu funcionamento.
Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, uma habilidade que com
certeza fará diferença no futuro será como identificar
e solucionar problemas de maneira rápida e eficaz. Educar significa,
entre outras coisas, preparar para desempenhar funções",
daí a iniciativa de lecionar essa matéria na escola vicentina.
Conceitos – O curso propõe
que, trabalhando com kits de montagem, o aluno passe a olhar o mundo
de forma diferente, observando as várias tecnologias existentes
e como facilitam nossa vida, começando a compreender que determinado
produto partiu de uma necessidade (identificação do problema),
transformou-se em um projeto (com estudos dos materiais envolvidos, resistência,
peso, força, velocidade, custos etc., dentro de uma fase chamada
de conceitualização), ganhou acabamento estético (solução
do problema) e, só aí, entrou na linha de produção,
distribuição e comercialização, passando do
virtual para o real, do abstrato para o concreto.
Assim, os alunos adquirem espírito
crítico, de fundamental importância para compreender as razões
do mundo que os cerca, através da integração gerada
em diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Química,
História, Física, Português e Desenho. Entre as habilidades
trabalhadas e conquistadas em função da Robótica,
destacam-se:
- na Matemática: os
projetos envolvem habilidades matemáticas, com soluções
de problemas onde se classifica, seleciona e calcula;
- na História - os
alunos compreendem as mudanças tecnológicas como fator de
transformações históricas;
- na Física - através
da experimentação de princípios físicos em
todas as montagens que o material propõe, começando dos mais
elementares até os mais complexos;
- em Português - preencher
as copymasters, descrever peças e projetos, elaborar relatórios,
fazer leitura de imagens e utilizar vocabulário técnico;
- em Desenho - espaços,
escala, formas, cores, designer e estética;
- nas áreas Pessoal e Social
- autonomia, iniciativa, responsabilidade, criatividade, trabalho em grupo,
habilidade, consciência crítica, auto-estima e vocações.
"Desta forma - completa Maria Regina
-, o ensino da tecnologia demonstra o quanto é importante estar
inserido no processo de integração curricular, tão
discutido atualmente pelos nossos PCNs e pela Lei de Diretrizes e Bases".
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