Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9904abug.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 6/4/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:11:16
Y2K
Falha do Milênio... e do dia 9 de abril! 

Problema desta sexta-feira volta a se repetir em 9/9/99. E há muitos outros a caminho

Carlos Pimentel Mendes
Editor

Nos velhos tempos de alguns anos atrás, quando os programadores queriam citar uma data inexistente num programa de computador, enchiam o campo de datas com algarismos [9], o que seria uma data impossível. Mas, como a vida imita a arte, uma dessas datas impossíveis vai acontecer nesta sexta-feira: o dia 9 de abril de 1999 é também o 99º dia de um ano com final 99. Um dia em que muitos computadores poderão travar ou apresentar comportamento inesperado, como encerrar programas ou não iniciá-los, apresentar totalizações de dados, ou mesmo emitir instruções erradas ou duplicadas para outras máquinas executarem.

Uma explicação rápida para o problema do [9/4/99] está em uma página Web: é que num calendário juliano que simplesmente soma os dias do ano, o 99o dia do ano 99 é transformado em [9999], que representa o infinito ou é entendido como uma instrução "para sempre". Situação parecida ocorre com a data de 9 de setembro, que também pode ser representada neste ano como [9999], que alguns programas de computador usam para indicar infinito ou final de arquivo.

Em tais casos, equipamentos que usam essa data fictícia como referência para indicar que aguardam a data atualizada, ao serem reiniciados diariamente, vão receber como resposta o mesmo número [9999], previsto como sinal de que os programas devem ser reiniciados, por exemplo. E novamente receberão a informação [9999], impedindo o funcionamento normal (ocorre o chamado loop contínuo), como foi  lembrado em 28/2/1999 na página Herald Net, produzida pelo jornal norte-americano The Daily Herald

Isto significa 24 horas de paralisação de sistemas muitas vezes críticos que - se não puderem ser operados manualmente - podem representar a destruição definitiva de equipamentos que devem ter funcionamento contínuo, como caldeiras de refinarias e usinas termelétricas (o resfriamento repentino, causado pelo desligamento súbito, racha as paredes de material refratário, inutilizando o equipamento - é por isso que o desligamento de uma caldeira tem de ser programado com antecedência e feito de forma bem gradual).

Sobre as origens e os efeitos básicos do Bug do Milênio, Informática tem amplo material publicado, por exemplo, em 24/11/1998 e em 2 e 9/2/1999, e as páginas Web citadas também conduzem a ampla literatura sobre o tema. Assim, o tema nesta edição se restringe aos efeitos periféricos, ainda raramente divulgados.

Veja mais:
Bug viaja de táxi ao hospital... sem dinheiro e no escuro!
Prevista desorientação global no dia 21 de agosto
Um tempo especial para o Windows-98
Problemas na agenda
Erros sem fim?