MÚSICA
MP3 não é tão
perfeito como dizem
Alexandre
Peres contesta - e prova, com seus instrumentos - os argumentos usados
pelos adeptos da compressão de som MP3. Ao contrário do que
vem sendo afirmado, mesmo as freqüências consideradas inaudíveis
pelo ser humano podem ser percebidas. O que o sistema MP3 faz é,
basicamente, retirar as freqüências mais baixas e mais altas
do som, o que permite reduzir sensivelmente o tamanho do arquivo sonoro,
permitindo transmiti-lo pela Internet.
Normalmente, esses arquivos são
depois executados em equipamentos de qualidade no máximo média,
que não reproduziriam mesmo todas as freqüências sonoras,
daí parecer que não existe diferença. Porém,
se for feita a comparação num estúdio (com alto-falantes
de bom nível e acústica adequada) do som original com o do
registro comprimido pelo padrão MP3, mesmo usando a menor taxa de
compressão, já será possível perceber a perda
de qualidade.
Na verdade, Alexandre observa que
a necessidade de se adaptar as gravações à média
dos equipamentos existentes no mercado leva a uma redução
do nível de qualidade. Uma captura perfeita de áudio de um
instrumento apenas pode registrar tantos harmônicos (as diversas
modulações que enriquecem o efeito sonoro) que torne bem
mais agradável ouvir esse instrumento que uma orquestra inteira
gravada com baixa qualidade.
Porém, essa riqueza sonora
se perde numa aparelhagem comum, e ocorre até de ser reproduzida
com distorções desagradáveis nesses aparelhos - situação
piorada geralmente pela falta de condições acústicas
ideais nos locais onde o som é reproduzido. Então, nos produtos
destinados ao grande mercado consumidor, parte dessa riqueza sonora é
eliminada das gravações. Ao mesmo tempo, como a moda atual
é mostrar potência sonora, as gravadoras tendem a alterar
o som, concentrando-o na parte central do espectro de freqüências,
o que acaba também por eliminar o refinamento que se obteria numa
gravação bem balanceada com sons altos e baixos, por exemplo.
Tudo isso, mais a poluição
sonora crescente nas grandes cidades, está levando as pessoas a
uma crescente incapacidade de perceber toda a riqueza sonora de uma gravação,
os diferentes timbres de voz que um cantor de alto nível consegue
obter, ou a plenitude dos efeitos que um grande músico consegue
tirar de seu instrumento. Por falta de treino dos ouvidos para perceber
as nuances musicais e por falta de referenciais, as pessoas acostumadas
ao tum-tum-tum acabam considerando essas músicas como boas enquanto
que, por falta de aparelhagem adequada, as melhores gravações
acabam sendo mal reproduzidas e não caem no gosto do público,
já que justamente o diferencial de qualidade - "aquilo que até
arrepia, quando nos deixa maravilhados" - é perdido na má
reprodução.
Ensino – Como a tendência
mundial é para a colocação de efeitos multimídia
em todos os programas, Alexandre considera que seria importante as escolas
começarem a se preocupar com a educação musical dos
alunos, permitindo que eles tenham esses referenciais e possam desenvolver
um refinamento auditivo que lhes permita distinguir a boa música
daqueles sucessos de venda rápida e esquecimento mais rápido
ainda. Compreendendo que seria muito oneroso para uma escola montar um
estúdio próprio para as aulas, ele sugere que as escolas
façam parcerias com os estúdios, para que os alunos possam
ter as noções básicas de acústica, freqüências
sonoras, software e hardware para tratamento de som etc.
Pioneiro no uso dos recursos da informática
em estúdio de gravação sonora, na Baixada Santista,
ele mesmo está programando para o dia 24/3/1999 um curso de Tecnologia
de Áudio, em seu estúdio, destinado inclusive a leigos: "Não
é preciso ter conhecimentos anteriores, é uma oportunidade
de obter informações sobre novas técnicas de tratamento
de som, para pessoas que pretendam manipular equipamentos de áudio
e obter com eles os melhores recursos disponíveis, ou até
para as que pretendam futuramente trabalhar em estúdios de gravação",
explica.
Alexandre lembra que, embora existam
soluções de computação custando cerca de US$
100 mil (como as workstations Pro Tools e Sonic Soluctions completas,
com todos os hardwares e seus milhares de plug-ins), pode-se
obter resultados excepcionais mesmo com equipamentos simples, bem manipulados
e com um pouco de criatividade. Os interessados podem manter contato com
ele por e-mail
ou pelo telefone 221.2360 e fax 221.6678.
Veja mais:
Computação
permite a qualquer um virar cantor |