Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9903aitl.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 2/3/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:09:08
Intel lança o Pentium III 

Ofuscado pelo lançamento simultâneo do processador da concorrente AMD, o chip Pentium III foi anunciado oficialmente pela Intel no dia 28/2/1999, embora alguns dias antes tivesse sido apresentado aos principais clientes e à imprensa internacional, nos Estados Unidos, e os principais fabricantes de PCs, como a Compaq, já estejam anunciando produtos baseados nesse chip. No Brasil, o lançamento oficial do chip ocorreu ontem (1/3/1999).

Segundo o presidente da Intel, Craig Barrett, o Pentium III, "projetado para melhorar sensivelmente o desempenho em multimídia", chega ao mercado nas versões de 450 MHz e 500 MHz, com um conjunto de 70 novas instruções, as Streaming SIMD Extensions (novo nome do que seria chamado de tecnologia MMX-2), destinadas a  aumentar a exatidão em gráficos tridimensionais, ao reconhecimento de voz, criptografia de dados, decodificação de vídeo MPEG e áudio digital AC3, à melhoria do desempenho dos games em PC e outras, que tornam o produto mais versátil e com maiores recursos para uso dos micros como centros de entretenimento de áudio e vídeo. Segundo a Intel, os chips da concorrente AMD não incluem muitos desses recursos.

Várias mudanças são visíveis externamente, como a substituição da cápsula plástica presente no antecessor Pentium II por uma capa fixada num dos lados da placa do processador - que também tem a memória cache presa a ela.

Polêmica – Cada chip Pentium III possui um número de série, destinado a permitir que as empresas controlem o parque instalado de PCs. Embora seja preciso rodar um programa para ativar esse recurso, que vem desativado por default, já é grande a polêmica suscitada em torno dessa novidade, pois vários grupos de usuários estão acusando a Intel por invasão de privacidade (o número de série permitiria rastrear a navegação que o usuário do computador fizer na Internet, por exemplo).