BUG DO MILÊNIO
Empresas usam truques para escapar
da responsabilização
E ainda tentam usar o problema
como argumento para vender mais
Carlos Pimentel Mendes
Editor
Desviar
o assunto quando este fica muito perigoso (questões jurídicas),
procurar vender novos produtos como solução para os problemas
do assustado cliente (transformando assim uma perigosa armadilha em fonte
de grandes lucros adicionais) e usar eufemismos (caso explicado na
edição passada, de incluir cláusulas contratuais
cuja interpretação jurídica é bem diferente
do que parece ao cliente - como o uso da palavra capable em lugar
de complied) e transferir ao usuário a responsabilidade pela
falha do fabricante, estão sendo a tônica no relacionamento
entre as empresas fornecedoras de produtos de informática e seus
clientes, face à ameaça representada pelo Bug do Milênio.
Informática teve acesso
a um vídeo reservado (uso apenas interno), com 62 minutos de duração,
para treinamento de revendedores de uma das mais importantes produtoras
mundiais de computadores (o código é SF 88/07, com o tema
"Preparando os clientes da *** para o Ano 2000"). O nome da empresa (substituído
pelos asteriscos) não está sendo revelado para não
'fulanizar' um problema que é de todas as empresas de informática,
a maioria das quais longe de revelar sequer a mínima preocupação
com o destino dos clientes.
Desviando – Perto do 18º
minuto da projeção, a empresa revela: "Se o cliente entrar
em questões legais, desvie o assunto, diga que vai levar o caso
para o gerente examinar". Mais adiante, no 32º minuto da apresentação,
são citados alguns dos problemas de incompatibilidade com o Bug
do Milênio em produtos da empresa. Por exemplo, em alguns produtos
all-in-one,
o logo do fax "mostra o último dia de alguns meses como o dia [0]
do mês seguinte, depois do ano 2000. Assim, 31 de julho de 2000 será
mostrado no log como 0 de agosto de 2000".
"Explicar que é responsabilidade
do cliente preparar o ambiente corporativo e de TI compatível com
o 2000. Em segundo lugar, explicar o porquê. É que só
o cliente conhece bem os diferentes componentes de seu ambiente, como trabalham
juntos e como precisam ser testados. Em terceiro lugar, explique tudo o
que a *** pode fazer para permitir que o cliente se prepare bem para o
Ano 2000, incluindo fornecimento de produtos compatíveis, upgrades
ou alternativas para produtos não compatíveis e ampla informação
sobre o status de produtos da ***. "
Logo em seguida, o texto na tela
é bem claro: "Mantenha distância de questões legais
(Stay Away From Legal Issues)". O vídeo alerta: "Se os clientes
levantarem questões legais ou de contratos, tente identificar a
base de sua preocupação e veja se pode identificá-la
como questão de satisfação do cliente. Se o cliente
insistir nessas questões legais, não se comprometa, apenas
prometa levá-las à gerência e dê um retorno mais
tarde. Isso permitirá que consulte sua gerência e o ajudará
a manter a discussão na direção certa."
Eufemismo – Perto do 30º
minuto do vídeo, há um eufemismo para a tardia correção
de falhas como a do chip RTC: "Como queremos oferecer produtos da
mais alta qualidade, a *** fez uma série de testes mais rigorosa
frente a um nível mais alto de padrão de compatibilidade.
Como resultado, outros problemas foram descobertos e patches correspondentes
foram criados".
Equipamentos com produção
descontinuada, mesmo nas companhias mais responsáveis, poderão
não contar com suporte para correção do Bug do Milênio.
E, quando uma empresa inclui produtos de terceiros (parceiros de negócios)
revendidos junto com os seus, formando um pacote integrado (também
chamado de solução), com certeza não se responsabilizará
pela atualização desses produtos, fornecendo no máximo
o endereço dos tais parceiros, para que o cliente faça contato
direto.
"Se vire" – Grandes clientes
corporativos, que merecem dos produtores a manutenção de
um gerente de conta, provavelmente estarão recebendo um projeto
completo de atualização. Clientes médios em contato
com a empresa produtora devem receber ao menos uma mala-direta sobre o
assunto.
Já os que compraram produtos
através de revendedores devem procurar esses revendedores para buscar
apoio na atualização dos sistemas. Nesta hora, vale perguntar:
de que revendedor foi comprado seu computador ou sistema? Ele ainda está
atuando no mercado ou já mudou de nome, endereço e ramo de
atividade? Será um bom teste para a famosa declaração:
"La
garantia soy yo"... |