Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901acam.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 5/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:04:10
Gostinho de bilênio 

Webcams por todo o mundo permitem uma amostra de como será a chegada do ano 2000

Carlos Pimentel Mendes
Editor

Não importa que o segundo milênio, ou primeiro bilênio, comece em 2001, pelo atual calendário gregoriano que usamos. A festa já foi antecipada em todo o mundo (até mesmo nos países que não seguem esse calendário, como Israel, Egito e Índia), e a disputa está tão acirrada que a pequena Kiribati, no meio do Oceano Pacífico, conseguiu em 1995 mudar de lado da Linha Internacional da Data (o meridiano oposto ao de Greenwich), só para ficar entre as primeiras a receber os primeiros raios de sol do próximo ano. 

Aliás, não importa sequer que na verdade a primeira aurora de 2000 ocorra num ponto deserto da Antártida (se até lá alguém não tiver dado um jeito de colocar uma câmera Web para registrar o fato...). Toda uma agenda de eventos já está preparada, e muito mais virá, cobrindo a passagem do sol por todos os 24 fusos horários. Inclusive, esse infindável alvorecer será a atração principal dos telões que ficarão armados no reveillon Times Square 2000, em Nova Iorque. Com direito e bis um ano depois.

Mas, o internauta que quiser sentir o gostinho de acompanhar a jornada do sol ao redor do planeta já dispõe de inúmeras câmeras Web ligadas permanentemente, desde a situada no quente Guarujá até a de Anchorage, no Alasca (que por vezes mostra até o gelo nas lentes, com temperatura ambiente ao redor de 16 graus negativos). Passando por Bucareste, Hamburgo Los Angeles, Rovaniemi (na Lapônia finlandesa, citada por Informática na edição passada), na praia havaiana de Waikiki ou na Flórida. Outra câmera está em Graz, uma estação austríaca de esportes de inverno. Tóquio tem várias e Paris dá show com mais de uma dezena de câmeras num só endereço.

São tantas as opções (sem contar as câmeras internas, como a célebre primeira webcam apontada para uma cafeteira na Inglaterra) que já existem serviços de busca especializados, onde se pode digitar o nome da cidade e localizar as opções desejadas.

E, já que o Sol é o destaque, até mesmo o próximo eclipse solar (que poderia ser a catástrofe prevista por Nostradamus para 1999, pois coincide com um raro alinhamento de planetas que os astrólogos adorarão explicar) já tem uma webcam programada para acompanhá-lo, embora só vá acontecer em 11 de agosto. Confira.

Veja mais:
Volta ao mundo em oitenta câmeras
Mundo prepara as festas do Reveillon 2000