Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812dbps.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 22/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:04:16
Bips

Bug retrô – Bug do Ano 2000 já era, o negócio agora é a caça aos bugs retrôs. Veja na revista Info deste mês (N.E.: 12/1998) o que descobriram no Excel 97 para PC e Excel 98 para Mac: esses programas da Microsoft ainda não foram informados de que o Papa Gregório XIII decidiu em outubro de 1582 que os anos seculares não divisíveis perfeitamente por 4 (1700, 1800, 1900, 2100 etc.) não seriam bissextos. Até este editor, em seus programas, inclui a fórmula de verificação, que é bem simples, mas pode conferir: para o Excel, existe o dia 29 de fevereiro de 1900 (é só digitar 28/02/1900 numa célula e arrastar a alça dessa célula para as seguintes...)

E, se alguém ainda duvidar de que o grupo líder no mercado mundial de softwares desconhece as regras do calendário gregoriano, Buguinho acrescenta o teor de e-mail recebido nos últimos dias por esta editoria, enviado por Luciano Ramalho, da publicação Magnet, tendo como origem a cidade de Redmond, Washington (via API): "A Microsoft anunciou hoje que a data de lançamento oficial do novo sistema operacional Windows 2000 será adiada para o segundo trimestre de 1901" (grifo nosso). Alguma dúvida?

Como que a propósito, ele subscreve o e-mail com frase de H.L.Mencken: "Primeiro mandamento das relações públicas: nunca brigue com alguém que compra tinta em barris."

Buguinho complementa, opinando que a Microsoft deveria fazer um curso intensivo com os Correios brasileiros, que vira e mexe conseguem entregar cartas que, pelo seu carimbo, nem foram postadas ainda...

Revolução – Há apenas três anos, a Internet chegou ao Brasil, e já causou tal revolução nos hábitos, principalmente nas cidades médias e grandes, que chega a ser impensável para muita gente viver sem ela - até porque sem ela não teria trabalho, ou teria seu trabalho grandemente prejudicado.

Mas, agora, vem outra revolução, capitaneada pelas Nações Unidas, conforme revelamos (em primeira mão no Brasil!) na edição passada: a UNL - Universal Networking Language, ou Linguagem Universal para Redes de Computadores. Apostamos nessa tecnologia, pela simplicidade do conceito (converter todos os idiomas escritos para um idioma de conceitos padronizados, permitindo a reconversão nos demais idiomas, e ao mesmo tempo permitindo que quem publica um documento em UNL possa conferir (pela reversão do processo de tradução automatizada) se o que está sendo enviado condiz com o original. Os detalhes disponíveis estão na edição do dia 15/12, inclusive os testes com os 14 idiomas principais começam já em 1999 (português incluído).

O que não aprofundamos então foi a especulação sobre as conseqüências dessa nova revolução. Quando lembramos que guerras já foram feitas (como uma entre árabes e israelenses, em 1967) por causa de uma palavra mal traduzida num documento oficial, gerando divergências, fica fácil entender como um sistema de tradução baseado em conceitos definidos poderá contribuir para o melhor entendimento mundial. Nos negócios, justamente porque nem o Inglês era preciso o suficiente, foram criados há cerca de três décadas os chamados Incoterms, termos de comércio internacional, que definem por exemplo o que é venda FOB (Free On Board) ou CIF (Cost, Insurance and Freight)...

Em termos culturais, as perspectivas são fantásticas: imagine fazer aquele curso ultra-especializado que você descobriu estar sendo ministrado via Internet em turco ou mandarim, sem precisar antes aprender esses idiomas e dialetos, ou recorrer aos sempre incompletos dicionários de tradução para tentar adivinhar o que significa aquela palavrinha citada pelo instrutor! 

Um detalhe é que os textos poderão ser apresentados simultaneamente no idioma original e com opção de se obter a forma UNL, algo como é feito por alguns programas tradutores de Web, em que se clica num botão para ter o texto instantaneamente traduzido. Assim, não há risco de desaparecer o uso dos milhares de idiomas existentes na Terra, eles apenas serão mais valorizados com a possibilidade de compreensão internacional dos temas expostos.

Golpe – Internautas alertam para o mais novo golpe na praça, que vem sendo aplicado Brasil afora com a conivência de funcionários das lojas de conveniência instaladas em postos de gasolina: uma câmera de vídeo estrategicamente colocada controla a digitação das senhas nos terminais de banco 24 horas instalados nesses locais, dando aos criminosos o acesso às contas bancárias dos clientes. O cartão é propositalmente retido pelas máquinas, e o telefone de acesso à Central 24 Horas é transferido para um ramal da própria loja, onde o criminoso atende e informa ao cliente que o cartão inutilizado será substituído em breve. 

Já aconteceram casos registrados desse golpe no Rio de Janeiro e outras cidades, e assim o conselho é que o usuário do banco 24 horas se certifique de que não está sendo observado ao digitar a senha. Caso o cartão seja retido, por garantia procure a polícia e informe o problema (por um outro telefone, fora desse local) ao plantão do seu banco ou cartão de crédito, para que o cartão seja imediatamente bloqueado.

Feliz Natal! –  São os votos de Informática a todos os leitores...

Para Bill Gates & equipe, um bom Entrudo de 1900 (para quem não lembra, Entrudo é o nome antigo do Carnaval, que em 1900 teve sua Terça-feira Gorda justamente no dia 28 de fevereiro)...