Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9811cbu2.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 24/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:33:28
COMPUTAÇÃO
Entenda o Bug 

Só para lembrar a quem só agora está voltando de sua viagem a Marte: o Bug do Milênio é uma falha de programação (mas que pode atingir circuitos eletrônicos erradamente projetados, transformando-se assim em falha de hardware). O nome bug é atribuído às falhas de computação desde os anos 40/50, quando insetos (bugs) circulavam entre as válvulas elétricas e provocavam pequenos curto-circuitos, resultando em falhas no processamento.

Quando a computação começou a evoluir, nos anos 1970/80, o custo da mídia (discos rígidos e chips de memória) para armazenamento dos dados era altíssimo, e o processamento era bem mais lento. Para agilizar o processo e economizar espaço em memória, trabalhava-se com datas tipo DD/MM/AA, com dois dígitos para o ano. Estávamos então muito distantes do ano 2000 para que alguém se preocupasse com o fato de que com dois dígitos [2000] virava [00], número bem inferior ao [99] de [1999].

Como resultado, ao terminar o ano 99, muitos computadores e sistemas podem voltar a [00], interpretando-o como 1900. Um dia de atraso no pagamento de uma conta pode fazer o computador emitir uma conta de um século de juros - e essa é a conseqüência cômica (desde que não seja você a receber a conta ou descobrir o saldo bancário zerado), pois existem muitas outras que podem ser trágicas...

Veja mais:
Bug do Milênio já tem sua própria mitologia
Anos seguintes também são perigosos