Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano97/cpmcom06.htm
Publicado originalmente pelo autor no caderno Informática
do jornal A Tribuna de Santos, em 16 de setembro de 1997
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 22:31:14
POR DENTRO DO COMPUTADOR - 6
A função do endereçamento de memória 

Cada pedaço da informação, em qualquer tipo de memória, precisa ter um endereço onde possa ser encontrada. Os sistemas do computador estão preparados para buscar esses endereços em tabelas especiais, como a File Allocation Table (FAT - tabela de alocação de arquivos). Cada vez que um dado é registrado ou apagado, uma informação sobre a disponibilidade ou não de espaço em memória também é atualizada nessas tabelas. Isso vale tanto para as informações que estão sendo trabalhadas na memória RAM como para os arquivos num disquete ou winchester.

A tendência do computador é procurar sempre o primeiro espaço livre na memória, com base na tabela de endereçamento. Quando há necessidade de mais memória do que a disponível naquele momento, o usuário é avisado de falta memória para o sistema trabalhar.

Da mesma forma, um disquete ou winchester precisa ser formatado na primeira vez em que é usado: nesse momento, o sistema estabelece uma série de endereços disponíveis, que são armazenados em tabelas situadas na chamada trilha zero, um ponto que é automaticamente procurado quando esse disquete ou winchester é usado.

Aliás, quando se pede que um computador procure uma informação, na verdade ele vai procurar o endereço do local onde essa informação está, e não a informação em si. Como um carteiro, que procura o destinatário da carta pelo endereço que consta nela, não sai por aí tentando encontrar fulano ou sicrano no meio da rua.