Clique aqui para voltar à página inicial http://www.novomilenio.inf.br/ano97/9712efut.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática
do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 30 de dezembro de 1997
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/04/00 04:38:38

HISTÓRIA DO COMPUTADOR - 37 - O futuro que vem aí
Computador torna salas e carros inteligentes

Conceito Smart Rooms também é aplicado a roupas, mesas, cadeiras, veículos e ambientes diversos

Exemplo de interação numa sala inteligente

Imagine um mordomo invisível, sempre pronto a adivinhar seus desejos. Agora, imagine que ele use microfones, câmaras e outros sensores para interpretar o que você quer, analisando suas expressões, seus gestos, por onde você anda. Imagine ainda que conforme você passeia pela sala ele conta as novidades, regula a temperatura ambiente de acordo com seu gosto, ligando e desligando luzes e outros aparelhos, abre e fecha portas à sua passagem, toca música para animá-lo se você estiver deprimido ou para relaxá-lo se estiver nervoso.

Bem, não imagine mais: a tecnologia existe nos laboratórios de pesquisa de computação e começa a ser aplicada em protótipos. Entre eles, a mansão do dono da Microsoft, Bill Gates, onde algumas delas já foram instaladas.

Genericamente, são conhecidas como Smart Rooms (salas inteligentes, nome atual do que antes era denominado Ambiente de Vídeo Interativo ou Interactive Video Environment – IVE). As informações estão reunidas na Internet, na página Smart Rooms, mantida pelo Media Labs do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), através de seu grupo Vision and Modeling Group (Vismod), que existe desde 1987.

Exemplo de interação numa sala inteligente

Veículos – Entre as aplicações dessas técnicas, a montadora Nissan, através do Laboratório Nissan de Pesquisa Básica de Cambridge, está pesquisando as possibilidades em termos de carros inteligentes, que poderiam controlar as ações dos motoristas e se prepararem para cumprir determinada função, promovendo assim o compartilhamento da direção do veículo entre o computador e o motorista. Imagine que você é um passageiro olhando para o motorista: você consegue adivinhar o que ele vai fazer, através da observação de seus gestos, da mudança de postura e de movimentos de cabeça, não? Essa é a idéia que leva aos carros inteligentes.

Pesquisa sobre atenção: tempo de reação a um comando

Por exemplo, poderiam perceber por determinados padrões de comportamento e pelo controle da proximidade de outros veículos que o motorista pretende frear o carro ou acelerá-lo. A maior dificuldade, como reconhece a Nissan, é desenvolver um modelo matemático prático do comportamento do motorista... Já existem, aliás, sensores que alertam se o motorista está alcoolizado ou sonolento, em alguns veículos de última geração.

Já as pesquisadoras Flavia Sparacino e Chloe Chao, do Mit Media Labs, desenvolvem sistemas que exploram as possibilidades artísticas de interação com o ambiente, criando por exemplo uma performance audiovisual a partir de seus movimentos numa sala inteligente. E, para os gamemaníacos que adoram o jogo Doom, o pesquisador Ken Russell lidera uma equipe que criou uma interface chamada Survive (Simulated Urban Recreational Violence IVE), que utiliza os recursos de IVE para que o jogador interaja com o game de forma bem mais completa que no tradicional padrão "atire na tela".