HISTÓRIA DO COMPUTADOR - 37 - O futuro que vem aí
Computador torna salas e carros inteligentes
Conceito Smart Rooms também é aplicado a roupas, mesas, cadeiras, veículos e
ambientes diversos
Exemplo de interação numa sala inteligente
Imagine
um mordomo invisível, sempre pronto a adivinhar seus desejos. Agora, imagine que ele use microfones, câmaras e outros sensores para interpretar o que
você quer, analisando suas expressões, seus gestos, por onde você anda. Imagine ainda que conforme você passeia pela sala ele conta as novidades, regula
a temperatura ambiente de acordo com seu gosto, ligando e desligando luzes e outros aparelhos, abre e fecha portas à sua passagem, toca música para
animá-lo se você estiver deprimido ou para relaxá-lo se estiver nervoso.
Bem, não imagine mais: a tecnologia existe nos laboratórios de pesquisa de computação e começa a ser
aplicada em protótipos. Entre eles, a mansão do dono da Microsoft, Bill Gates, onde algumas delas já foram instaladas.
Genericamente, são conhecidas como Smart Rooms (salas inteligentes, nome atual do que
antes era denominado Ambiente de Vídeo Interativo ou Interactive Video Environment – IVE). As informações estão reunidas na Internet, na página
Smart Rooms, mantida pelo Media Labs do Instituto de Tecnologia de
Massachussets (MIT), através de seu grupo Vision and Modeling Group (Vismod), que existe desde 1987.
Exemplo de interação numa sala inteligente
Veículos – Entre as aplicações dessas técnicas, a montadora Nissan, através do
Laboratório Nissan de Pesquisa Básica de Cambridge, está pesquisando as possibilidades em termos de carros inteligentes, que poderiam controlar as ações
dos motoristas e se prepararem para cumprir determinada função, promovendo assim o compartilhamento da direção do veículo entre o computador e o
motorista. Imagine que você é um passageiro olhando para o motorista: você consegue adivinhar o que ele vai fazer, através da observação de seus gestos,
da mudança de postura e de movimentos de cabeça, não? Essa é a idéia que leva aos carros inteligentes.
Pesquisa sobre atenção: tempo de reação a um comando
Por exemplo, poderiam perceber por determinados padrões de comportamento e pelo controle
da proximidade de outros veículos que o motorista pretende frear o carro ou acelerá-lo. A maior dificuldade, como
reconhece a Nissan, é desenvolver um modelo matemático prático do
comportamento do motorista... Já existem, aliás, sensores que alertam se o motorista está alcoolizado ou sonolento, em alguns veículos de última
geração.
Já as pesquisadoras Flavia Sparacino
e Chloe Chao, do Mit Media Labs, desenvolvem sistemas que exploram as possibilidades artísticas de
interação com o ambiente, criando por exemplo uma performance audiovisual a partir de seus movimentos numa sala inteligente. E, para os gamemaníacos que
adoram o jogo Doom, o pesquisador Ken Russell lidera uma equipe que criou uma interface chamada Survive (Simulated Urban Recreational Violence
IVE), que utiliza os recursos de IVE para que o jogador interaja com o game de forma bem mais completa que no tradicional padrão "atire na tela". |