AGENCIAMENTO MARÍTIMO
Informação é
agente das mudanças no setor marítimo
Depoimento de Elmar
José Braun, presidente do Sindamar
A informática
é um dos motivos de as modificações na atividade marítima
se tornarem cada vez maiores e mais rápidas. A informação
com mais rapidez, o uso do computador para efetuar cálculos e projeções,
permitindo prever tendências e firmar políticas, torna possível
acelerar a tomada de decisões. Daí a importância do
setor marítimo se manter atualizado com a computação,
para manter sua eficiência. Sem a informática não dá
mais, ela é absolutamente indispensável. Por isso, somos
pioneiros na região em oferecer cursos de computação
aos funcionários das agências marítimas, sabendo que
são úteis e indispensáveis para eles.
Prever o rumo dos acontecimentos
é cada vez mais importante. Na década de 50, eu já
sabia que a profundidade (calado) para o acesso fluvial a Porto Alegre,
de 16 pés e 3 polegadas, era um fator limitador da capacidade de
transporte dos navios, dificilmente eles poderiam transportar mais que
três mil toneladas de carga. Quando o navio sai da água salgada
para a doce, a diferença de densidade faz com que seu casco afunde
mais um pé, assim o navio teria que estar aliviado de parte da carga
para chegar a Porto Alegre.
Quando se começou a asfaltar
as estradas, o porto de Rio Grande, que também recebeu melhorias,
começou a crescer, e Porto Alegre foi perdendo importância,
ainda mais porque os armadores cobravam mais 15% sobre o preço do
frete para irem à capital gaúcha, devido ao desvio de rota,
que representava mais um dia de navegação. Hoje, existem
chatas fazendo a ligação entre Rio Grande e aquela capital.
Trabalhava em Porto Alegre como subagente,
e até que ponto meu trabalho estava assegurado? Com o movimento
caindo, concluí que não era seguro trabalhar para um agente
de porto menor, sujeito a decisões repentinas dos armadores, que
poderiam cancelar escalas ou fazer acordos no exterior que prejudicassem
o subagente, transferindo o agenciamento para outro representante, e assim
colocando meu emprego em risco. Assim, seria mais interessante trabalhar
com o próprio armador num porto maior, e assim, depois de onze anos
na representação da armadora Johnson Line no Rio Grande do
Sul, vim em 1960 representá-la em Santos.
Parecia a coisa mais certa que poderia
ter feito, então, mas as mudanças posteriores na economia
brasileira e mundial mostraram que também os armadores poderiam
sair do tráfego brasileiro ou se associar, nomeando agente único
no Brasil. Das quatro linhas escandinavas com tráfego regular para
o Brasil, não ficou nenhuma. Das três holandesas, restou uma;
das belgas, uma também, e sem navio próprio. E nem o Lloyd
Brasileiro e a argentina Elma agüentaram as novas tendências
do mercado...
Cursos – O computador é
cada vez mais necessário no setor marítimo. Por exemplo,
existe um recolhimento obrigatório de 2,5% sobre a folha de pagamento
dos marítimos, que há anos vai para a Diretoria de Portos
e Costas (DPC). As agências não se valiam do retorno desse
recolhimento, através de cursos profissionalizantes, porque eles
estavam afetos ao Ensino Profissional Marítimo (EPM), e todos entendiam
que eram restritos ao pessoal marítimo. Conseguimos obter, entretanto,
verbas do DPC para a instrução dos trabalhadores em agências
marítimas, e já realizamos diversos cursos neste ano, atendendo
a mais de 360 funcionários das agências. São cursos
da área de shipping (faltas e avarias, Incoterms, visão
comercial e jurídica dos Conhecimentos de Embarque etc.) e também
de Inglês e Informática.
Em 1998, o DPC, através da
Fundação de Estudos do Mar (Femar) e da Êxito Recursos
Humanos (do Rio de Janeiro), serão ministrados novos cursos, devendo
ser dobrado o número de alunos e novamente sem custos para as agências
ou seus funcionários, além de serem realizados cursos patrocinados
pelo sindicato, no Senac. Na área de computação, há
os cursos Siscomex Importação, Siscomex Exportação,
Word 6.0, Excel 5.0.1. E ainda agora, no dia 10, começou um curso
de Windows-95, e dia 27 haverá um de Word 6.0, todos com certificados
de conclusão, que ajudam no currículo dos participantes.
Veja mais:
Quem:
Elmar José Braun
No
tempo da gelatina e do cabograma |