Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano96/9611aifl.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 5 de novembro de 1996
Publicado em Novo Milênio em (mês/dia/ano/horário): 11/27/00 03:38:04
INFORMÁTICA FÁCIL: Ligue seu micro com o mundo... (32)
Com os novos aplicativos, Internet é cada vez mais multimídia

Fábio de Oliveira  (*)
colaborador

O kit multimídia se torna a cada dia um acessório mais necessário para aqueles que querem usar todo o poder da World Wide Web (Web ou WWW) na Internet. Com as tecnologias mais recentes, em pleno vapor de desenvolvimento e aplicação, a Web em breve se tornará realmente um veículo de total interatividade com o usuário.

Em tempo real, hoje já se pode contar com aplicações de áudio, enquanto o vídeo ainda carece de recursos de compressão para ser melhor apresentado, com velocidade e qualidade. 

A passagem de Hong-Kong para a China em 1º de julho de 1997 foi transmitida via Real Player
Diversas ferramentas multimídia estão disponíveis gratuitamente para download (cópia para o seu computador) na Internet. Entre os programas (chamados plug-ins) mais procurados pode-se destacar o RealAudio (em http://www.realaudio.com), Shockwave (em http://www.macromedia.com), VMPEG, CoolTalk e QuickTime.
Tela do site da Netscape em 1996: já era grande a variedade de aplicativos disponíveis
Afinal, o que são os tão comentados plug-ins? Eles são programas que adicionam capacidades extras aos browsers Netscape e Explorer, e que portanto permitem que os browsers superem algumas de suas limitações. 

Por exemplo, o RealAudio permite que o usuário execute som em tempo real no seu computador, desde que o usuário possua uma placa de som. Na página da Pizza Hut (em http://www.pizzahut.com.br,  podemos interagir com o JOE (pizzaiolo da casa), que apresenta em  detalhes o cardápio. 

Com o plug-in VMPEG, pode-se navegar na aventura de vídeo digital. Na página http://www.smart.is/jon/MPEGS.htm pode-se encontrar diversos arquivos padrão MPEG que são carregados e executados com um simples clique do mouse.

Tela do Netscape 3 para a configuração de plug-ins que não se instalem sozinhos
A configuração dos programas dentro do browser é muito simples, bastando indicar ao browser o caminho em que se encontra o programa plug-in. Normalmente, ao ser instalado, ele já faz isso automaticamente, aliás. Caso contrário, vá à tela de configuração dos plug-ins, que no Netscape está no menu [Options], ítem [Preferences], pasta [Helpers].

(*) Fábio de Oliveira é o supervisor do sistema de A Tribuna Internet.