Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0308bcdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/16/03 10:48:21
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2003
NOTÍCIAS 2003 - JOGOS
Flight Simulator 2004 inclui o 14-Bis

Avião de Santos Dumont está disponível para cópia no site da Microsoft-Brasil

Os fãs do jogo Flight Simulator já podem ter a sensação de realizar a proeza do brasileiro Santos Dumont: voar com o avião 14-Bis, que é bastante difícil de manejar. A Microsoft Brasil disponibilizou uma versão digital do aparelho especialmente desenvolvida para a edição 2004 do simulador.


Réplica do avião de santos-Dumont voa na réplica de Paris-1906

"O Flight Simulator 2004 conta com as maiores aeronaves de todos os tempos, como o Spirit of St. Louis e o Douglas DC-3. Por isso, não poderia deixar de ter uma versão do avião que revolucionou a história da aviação", afirma Milton Beck, gerente da divisão de consumo da Microsoft Brasil. "O 14 Bis foi desenvolvido especialmente para o público brasileiro, reconhecendo Santos Dumont como o Pai da Aviação". Além da réplica do aparelho, há detalhes sobre o primeiro vôo do "mais pesado que o ar".

A aeronave foi criada e construída por Dumont no início do século passado, na França. Seu aspecto é diferente do convencional, já que o aparelho tem as asas menores na parte da frente. Feito de madeira e pano, o 14-Bis realizou o primeiro vôo em outubro de 1906, percorrendo uma distância de 60 metros a cerca de 2 metros de altura.

Foi a primeira vez que um aparelho teve condições de sair do chão por meios próprios, sem a ajuda de catapultas ou de outros equipamentos externos. Por esse motivo, Santos Dumont é considerado o pai da aviação.

A versão virtual do 14 Bis foi criada pelo desenvolvedor brasileiro Rafael Hidd Germenink e faz parte da linha de aviões históricos do Flight Simulator 2004. O arquivo contendo a aeronave está disponível para cópia no site da Microsoft Brasil. Após fazer essa cópia, o internauta deve abrir o arquivo e instalá-lo de acordo com as informações contidas no pacote do jogo.


Simulador comemora um século de aviação no mundo

Aeronaves - A nova versão do jogo combina aeronaves modernas e históricas, como o Wright Flyer, o aeroplano Curtiss JN-4D (conhecido por Jenny), o Ryan NYP, o Spirit of St. Louis (com o qual Charles Lindbergh cruzou o Atlântico) ou o antológico Douglas DC-3, primeiro equipamento de cruzeiro usado no mundo.

Há ainda outras 15 aeronaves modernas, incluindo algumas de uso pessoal como o Cessna 172 Skyhawk SP e o helicóptero Robinson R-22. Os pilotos mais ousados poderão também testar um dos grandes aviões turbo-hélice ou jatos Jumbo, em um dos 24 mil aeroportos reais de todo o mundo. Todas as informações sobre o jogo estão disponíveis para cópia em página especial do site da Microsoft Brasil.


Programa combina antigas aeronaves e modernos recursos

Novos recursos - Com temática histórica, a versão recupera parte dos principais acontecimentos da aviação mundial e inclui uma série de aviões antigos. Além disso, fãs de simulação aérea terão acesso a novos recursos tecnológicos. "A cada edição, a equipe técnica que desenvolve o Flight Simulator supera o conceito de realidade máxima", afirma Milton Beck, gerente da divisão de consumo da subsidiária brasileira, acrescentando: "Acreditamos que os fãs gostarão muito das inovações".

É o caso da tecnologia de clima, que foi completamente refeita e inclui novos recursos de configuração. Na versão 2004, é possível definir detalhadamente o tempo, desde todos os tipos de nuvens e suas transições, até tempestades e outras intempéries. Além disso, o jogador poderá optar entre baixar os dados ou efeitos climáticos pela Internet de uma vez ou atualizar periodicamente. Outra novidade é o recurso que possibilita a configuração por estação meteorológica, recriando perfeitamente a simulação.


Simulador reproduz, além dos aviões, 24 mil aeroportos de todo o mundo

As ferramentas de AutoGen e ATC (Controle de Tráfego Aéreo) também incorporaram novidades. A primeira está mais precisa, tornando os cenários ainda mais reais. Para melhorar as funcionalidades do ATC, a Microsoft contou com sugestões de centenas de fãs da comunidade aerovirtual, que enviaram dicas e comentários sobre o recurso. Na versão 2004 há inovações como a possibilidade de receber orientações sobre manobras para taxiar na pista ou ainda mudar o plano de vôo ao longo do percurso.

"Outra novidade que deve agradar aos fãs é a inclusão da versão virtual dos dispositivos de GPSs da Garmin", diz Milton, referindo-se à marca de sistemas de posicionamento global utilizados em aeronaves mundialmente. O jogo inclui dois modelos de equipamento da fabricante para levar aos pilotos de simulação mais informações sobre topografia, aeroportos e plotagem de planos de vôo. "A inovação faz parte dos novos cockpits virtuais, que agora estão 100% em 3D e eliminam a necessidade do uso do painel de comandos aberto na tela", completa o executivo.


Caixa do programa no Brasil

Veja mais:
Flight Simulator 2000
Flight Simulator 2002