JOGOS
Microsoft lança pacote de
jogos para o Natal
Zoo Tycoon, Flight Simulator
2002 e Racing Madness 2 são as novidades
A Microsoft
Brasil anunciou em 11/2001 o lançamento de três jogos: Zoo
Tycoon, Flight Simulator 2002
e Racing Madness 2. O primeiro,
inédito no Brasil, é um jogo de estratégia da vida
real em que os jogadores podem criar e administrar um parque com dezenas
de animais, e o segundo é a nova versão do simulador de vôos
mais vendido no mundo. O Racing Madness 2 é um pacote promocional
para fãs de velocidade, que inclui o Motocross Madness 2
e o Midtown Madness 2.
“Os títulos complementam o
pacote de jogos de 2001 da Microsoft, o mais abrangente já trazido
para o mercado. Procuramos oferecer produtos para perfis e públicos
diferenciados”, explica Maria Carolina Braga Vianna, gerente de mercadologia
de consumo da empresa. Os produtos chegam às lojas a partir da última
semana de 11/2001.
Zoológico - O grande destaque
deste ano é o Zoo Tycoon, que chega ao Brasil totalmente
traduzido para o português e oferece aos jogadores a possibilidade
de criar seu próprio zoológico, administrando recursos e
construindo ambientes que satisfaçam as necessidades dos animais
e visitantes. Para isso, o jogador conta com diversos recursos, entre eles,
elementos de cenário variados, como cercas, brinquedos e quiosques;
uma equipe de profissionais qualificados para serem guias, guardadores
e manutenção; além de mais de 40 espécies de
animais. “O limite para o jogo é a imaginação de cada
um”, conta Maria Carolina.
Por meio de tutoriais e cenários
pré-estabelecidos, os jogadores podem aprender como gerenciar um
parque. Há também a opção de criar zoológicos
a partir de cenários livres com a possibilidade de determinar a
quantia de dinheiro inicial. Entre as novidades também estão
uma enciclopédia com informações sobre cada animal,
inclusive sobre hábitos de alimentação, reprodução
e habitat; e cópia pela Internet de arquivos de novos elementos,
que estarão disponíveis periodicamente no site do jogo. Para
isto, basta clicar na opção de atualização
pela Internet, no menu principal.
Simulador de vôo - A versão
2002 do Flight Simulator chega ao Brasil com uma série de
novos recursos que tornam o jogo ainda mais fiel à realidade. Um
dos destaques é o Controle de Tráfego Aéreo (ATC),
que permite aos jogadores conversar com a torre de comando de um dos mais
de 26 mil aeroportos disponíveis no jogo e requisitar permissão
de pouso ou decolagem, ou ainda conferir opções de rotas.
O jogo também inova nas ferramentas
de cenário, com a implementação da auto-geração
de cenários, recurso que reproduz cidades aleatoriamente, a partir
de informações como localização gráfica
e número de habitantes. As paisagens criadas possuem prédios
de escritórios, fábricas, residências, fazendas e vegetação
local característica. Outra novidade é a inclusão
da água como parte do ambiente. “Os cockpits virtuais também
estão mais sofisticados e totalmente funcionais, podendo ser visualizados
em 3D, em 360º”, conta a gerente de mercadologia de consumo.
O Flight Simulator 2002 chega
em inglês, com três novos modelos de avião na versão
padrão (Cessna 208 Caravan Anfíbio, Cessna 208 Grand Caravan
e Boeing 747-400 Cessna 172S) e cinco no pacote profissional (Skyhawk SP
e Raytheon BE58 Baron). O sistema meteorológico também foi
atualizado e aprimorado. Os usuários podem fazer a cópia
pela Internet das informações reais fornecidas pelo banco
de dados Jeppesen, e o jogo recria essas condições em qualquer
ponto do globo. A versão profissional incluirá ferramentas
de edição para o desenvolvimento de novos cenários
e elementos.
Corridas - Para fãs de
velocidade, a empresa lançou um pacote promocional Racing Madness
2, que inclui o Midtown Madness 2 e o Motocross Madness 2.
O primeiro é baseado em corridas de automóveis em cidades,
como Londres e São Francisco, que os jogadores percorrem em nove
modelos de carro. Entre os recursos mais famosos está o Crash Course
Mission, que permite aos usuários trabalhar como dublês de
filmes de ação hollywoodianos ou motoristas de táxi
na Imperial Cabbie Academy.
O Motocross Madness 2 leva
aos computadores a possibilidade de correr com motos reais da Yamaha, KTM,
Suzuki e Honda, em mais de 40 pistas e seis tipos diferentes de corridas.
O grande destaque é o realismo gráfico, que dá aos
jogadores a sensação de manobras radicais.
Promoções natalinas
- A Microsoft Brasil anunciou uma série de promoções
para alavancar as vendas de Natal de sua linha de varejo. Com investimento
de R$ 600 mil, a empresa tem como objetivo aproveitar a temática
dos jogos de forma criativa, incentivando os consumidores a experimentar
os lançamentos. Destacam-se as parcerias com a Nestlé, voltada
para o Zoo Tycoon, e com a TAM, divulgando o Flight Simulator
2002. “As campanhas são focadas em públicos diversificados
e não apenas em jogadores e fãs de computador”, diz Maria
Carolina Braga Vianna, gerente de mercadologia de consumo da subsidiária.
De 30/11/2001 até o final
desse ano, consumidores que comprarem três pacotes de biscoito Passatempo
ganharão um cupom com desconto de R$ 10,00 na compra do Zoo Tycoon,
novo jogo de estratégia da vida real em que os jogadores podem construir
e administrar zoológicos. Para receber o vale, basta trocar o comprovante
da compra em balcões colocados em 30 pontos de vendas nas cidades
de São Paulo e Rio de Janeiro. “A linha Passatempo tem tudo
a ver com o Zoo Tycoon: animais e muita diversão”, conta
Maria Carolina.
Para os fãs de Flight Simulator,
a TAM e a Microsoft ofereceram uma promoção especial:
nos dias 26 e 27/11/2001, premiaram passageiros que fizeram a atualização
para a Superclasse TAM com a versão 2002 desse simulador de vôos.
A campanha valeu apenas para vôos da ponte aérea, no trecho
de São Paulo ao Rio de Janeiro e incluiu faixas publicitárias
nos aeroportos e a exposição do logotipo do jogo nas poltronas
dos aviões.
Outra iniciativa que envolve a divulgação
do Flight Simulator 2002 é o patrocínio da “Oshkosh, uma
aventura pela América”. A viagem será feita em 32 dias por
três brasileiros que sobrevoarão o continente, saindo de Ushuaia
– no extremo Sul – até o Alasca, passando pelo Caribe, América
Central, EUA e Canadá.
A Microsoft também oferece
uma promoção cultural junto aos parceiros Brasoftware e Shoptime.
Basta preencher um cupom com uma frase relacionada ao Flight Simulator
2002 para concorrer a três viagens para Miami. A empresa anunciou
ainda condições especiais de compra nos revendedores de todo
país: todos os produtos da empresa poderão ser adquiridos
em até nove vezes sem juros.
Os jogos requerem computador com
processador Pentium 2 ou equivalente. O Zoo Tycoon requer 16 MB
de memória RAM (32 MB recomendável) e placa de vídeo
de 8 MB; o Flight Simulator necessita 32 MB de RAM (melhor 64 MB)
e placa de vídeo de 16 MB. No pacote Racing Madness 2, que
exige placa de vídeo compatível com SuperVGA 800x600, o jogo
Motocross
Madness 2 requer 32 MB de RAM (melhor 64 MB) e o Midtown Madness
2 precisa de 16 MB de RAM (recomendável 32 MB).
Veja também:
Lançamento
original do Midtown Madness 2
Lançamento
original do Motocross Madness 2 |