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NOTÍCIAS 2002

Seqüestros autorais

Mário Persona (*)
Colaborador

"JAPONÊS É SEQÜESTRADO COM MERCEARIA E TUDO! O comerciante Toshiro, 49 anos, foi seqüestrado junto com sua mercearia na tarde de ontem. Toshiro ficou famoso em seu bairro por ter inventado a CRM, uma Caderneta de Registro Mensal onde registrava as preferências de seus clientes. Junto com Toshiro, foram seqüestrados o Pepe do açougue, o Manoel da padaria e o Alcebíades do boteco. Além da mercearia."

Fique tranqüilo. Toshiro, que aparece em meu livro "Receitas de Grandes Negócios" numa bem-humorada crônica explicando o conceito de CRM, ou Customer Relatioship Management, já foi localizado. O cativeiro foi descoberto numa revista de tecnologia da informação onde Toshiro estava encarcerado entre dois ou três parágrafos de um artigo maior, assinado por outro autor. Ali, o nipônico Toshiro teve sua identidade mudada para um português "Joaquim". Para despistar.

Seqüestrado pela segunda vez, Toshiro foi levado para as páginas de uma revista de publicidade e trancafiado num artigo assinado por uma terceira pessoa. Mais uma vez, foi descoberto pela CIA, a Comunidade dos Internautas Articulados, que me avisou. É difícil passar despercebido do "Little Brother", esse vigilante paralelo que a Internet criou ao dar poder de mídia ao povo comum.

Prefiro pensar que a atração fatal que Toshiro exerce sobre as pessoas tenha sido a causa do equívoco. Sei que é prática comum na rede os artigos voarem de lá para cá e de cá para lá. Ou alguns trechos e idéias serem incorporados a artigos sem que o autor perceba o que fez. Porém, copiar tim-tim por tim-tim e assinar, só pode ser descuido de quem copia. Ou ingenuidade minha. Conversei com o suposto autor e ele declarou ter sido um equívoco da revista, que o teria colocado como autor sem a sua autorização. Ou a minha.

Sucesso - A dupla "Copiar & Colar" tem feito sucesso nesta Internet sem porteiras e até me beneficio disto. Sempre incentivei a livre distribuição de minhas crônicas, hoje publicadas com os devidos créditos por dúzias de sites, jornais e revistas. Isto não inibe as vendas de meus livros, ao contrário, aumenta. Não só ajuda a vender mais livros, palestras e serviços de consultoria ou redação publicitária, como também traz um certo prestígio. Alguém contou que seu professor utiliza o Toshiro para explicar CRM em um curso de pós-graduação na FGV.

Isto acontece também em outros cantos. A dupla Bruno & Marrone alcançou a fama depois que uma gravação feita num estúdio de rádio virou CD pirata. Pela primeira vez um CD pirata já vinha até com apologia, caso fosse apreendido: "Seu guarda, eu não sou vagabundo/ Eu não sou delinqüente/ Sou um cara carente/ Eu dormi na praça/ Pensando nela...." Será que isto limpava a barra do camelô?

Já consagrada, a dupla inovou com uma estratégia no mínimo curiosa. O normal é um CD de sucesso ser pirateado e atrapalhar as vendas do oficial. A dupla decidiu dar o troco pirateando o pirata. Ou seja, formalizou o informal. Apesar do receio de que as vendas pudessem ir mal ao concorrer com o clone bastardo, o filho legítimo estourou nas paradas. Agora é a vez da dupla nada caipira "Aurélio & Houaiss" atualizar seus dicionários e incluir o verbo "despiratear".

Aproveitar o moto de vendas criado pela contravenção não é novidade. Já vi lojas armando banca na calçada para garantir seu ponto entre os camelôs que vendem em sua porta. O caso Bruno & Marrone pode ser uma idéia para quem quiser sair da marginalidade e abrir uma pirataria legal. Vai ter fila de artistas desconhecidos implorando, "Me pirateia que eu gosto".

Se acha que estou brincando é porque não entendeu como funciona a publicidade que pega carona na maré contrária. O seqüestro autoral sofrido por Toshiro criou uma oportunidade para divulgar meu livro e meus serviços. Percebeu? Meu único receio é que algum dia um pirata ganhe uma ação contra o autor por violação dos direitos autorais da cópia e lançar a cópia oficial da cópia pirata vire crime. Aí corro o risco de acabar na cadeia por plagiar a mim mesmo.

(*) Mário Persona é consultor, escritor e palestrante, além de autor dos livros Crônicas de uma Internet de verão, Receitas de grandes negócios e Gestão de mudanças em tempos de oportunidades. Esta crônica faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico Crônicas de Negócios e mantém endereço próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.

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CRM de mercearia