Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0207a008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/04/02 14:49:36
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Maior ferrovia dos EUA completa 140 anos (II)

A cronologia histórica da Union Pacific é marcada por diversas datas importantes:

1862 - O presidente Abraham Lincoln firma a Ata Ferroviária do Pacífico, que encomenda a duas companhias, UP e Central Pacific, a construção de uma ferrovia transcontinental.

1865 - É completado o primeiro trecho de malha ferroviária da UP, em Omaha, e nesse primeiro ano de operações são completadas 40 milhas (64 km).

1869 - O grampo dourado é batido em Promontory Summit (estado de Utah) pelos executivos das ferrovias Union Pacific e Central Pacific, marcando a inauguração dessa ferrovia transcontinental.

1880 - A Union Pacific compra as ferrovias Kansas Pacific e Denver Pacific.

1890 - É estabelecida a primeira subsidiária da UP, a Union Pacific Coal Company.

1897 - A Union Pacific é vendida a um grupo de investidores por US$ 110 milhões; entre eles está E. H. Harriman, um empresário ferroviário, então presidente da Illinois Central Railroad.

1901 - A Union Pacific compra 38% das ações da Southern Pacific, assumindo o controle dessa ferrovia.

1939 - Cecil B. DeMille realiza o filme "Union Pacific" para comemorar o 70º aniversário da cerimônia do Golden Spike (cravo dourado). O filme estréia na cidade de Omaha, onde ficam as oficinas centrais da UP.

1941 - Big Boy, a maior locomotiva a vapor do mundo, entra em serviço; nesse mesmo ano, começa a ser usada tração diesel para trens de carga.

1944 - É fabricada a última locomotiva a vapor para a Union Pacific, a de prefixo 844.

1958 - A Union Pacific adquire a Spokane International, obtendo assim uma conexão direta com a ferrovia canadense Canadian Pacific Railway.
 

Corte de foto estéreo de John Carbutt, mostrando o progresso da obra, 2 milhas ao dia

Corte de foto estéreo de John Carbutt, mostrando o progresso da obra, 2 milhas ao dia


Corte de foto estéreo de William Henry Jackson, de depósito e hotel em Cheyenne, Wyoming

Corte de foto estéreo de William Henry Jackson, de depósito e hotel em Cheyenne, Wyoming


Corte em foto estéreo de John Carbutt na excursão ao Meridiano 100 em 1866: vista de Omaha

Corte em foto estéreo de John Carbutt na excursão ao Meridiano 100 em 1866: vista de Omaha


Corte em foto estéreo de John Carbutt na excursão ao Meridiano 100 em 1866: o trem, voltando do Oeste

Corte em foto estéreo de John Carbutt na excursão ao Meridiano 100 em 1866: o trem, voltando do Oeste

1969 - É estabelecida a Union Pacific Corporation, como empresa controladora (holding), tendo a Union Pacific Railroad como uma de suas empresas operativas.

1971 - A Ata Nacional de Serviços Nacionais de Passageiros transfere todos os serviços de passageiros à Amtrak.

1982 - As ferrovias Missouri Pacific e Western Pacific se fundem com a UP.

1989 - É inaugurado em Omanha o Centro de Despacho Harriman, centralizando todos os despachos e movimentos de trens do grupo.

1995 - A ferrovia Chicago & North Western se funde com a UP. O trem carvoeiro número 50 mil parte da região carbonífera de Powder River Basin, no estado do Wyoming, 12 anos depois que a UP movimentou o primeiro trem no ramal ali construído.

1996 - A fusão entre Union Pacific e Southern Pacific se torna efetiva no dia 11/9, formando o maior sistema ferroviário dos Estados Unidos.

2000 - O escritor Stephen Ambrose lança seu livro Nothing Like It In The World (Nada igual no mundo, sem tradução no Brasil), uma visão histórica sobre a construção da ferrovia transcontinental.

Corte em foto estéreo de C. R. Savage mostra a comemoração pelo último trilho,

 em Promontory Summit, Utah

Veja mais:
Maior ferrovia dos EUA completa 140 anos (I)