NOTÍCIAS 2002
Maior ferrovia dos EUA completa 140 anos (I)
Marcos F.Pipan (*)
Colaborador
No dia 1º de julho de 1862, o presidente dos Estados Unidos,
Abraham Lincoln, transformou em lei a Ata Ferroviária do Pacífico, criando a ferrovia Union Pacific
Railroad, que marcou o início do desenvolvimento da costa Oeste daquele país. Junto com a Central Pacific Railroad Company,
começou ali o trabalho de ligar o país desde Omaha (Nebraska) até Sacramento (Califórnia). 140 anos depois, a
empresa é uma das mais importantes ferrovias dos EUA e, segundo seu presidente do Conselho e
diretor executivo, Richard Davidson, este é o momento de lembrar "o trabalho monumental dos primeiros empregados da UP, que - em
quatro anos - construíram o maior sistema ferroviário do país".
Página Web principal da Union Pacific
Railroad
"A Union Pacific começou a construir desde Omaha em direção ao Oeste, com 250 trabalhadores
e a meta de instalar duas milhas (3,2 km) de vias por dia", disse Dick (Richard).
"Trabalhando sete dias por semana, de 12 a 16 horas por dia, a força laboral chegou a 10 mil
pessoas que enfrentaram todo tipo de obstáculos possíveis, desde tormentas e grandes ventos até montanhas e canions. Em
10/5/1869, a Union Pacific se ligou à Central Pacific em Promontory Summit (Utah) para completar a viagem. Quando o grampo dourado
do trilho foi introduzido no dormente, os funcionários do governo em Washington receberam uma mensagem telegráfica que simplesmente
dizia: Feito! Na realidade, nosso trabalho apenas começava", explicou.
A 844 foi a última
locomotiva a vapor construída para a Union Pacific
Disse o executivo que a Union Pacific vem registrando diversos papéis-chave na construção dos Estados
Unidos, mobilizando gente e insumos que ajudaram a construir cidades e empresas; e suas maiores contribuições ocorreram durante as
duas Guerras Mundiais do século XX. "Durante a Primeira Guerra Mundial, nosso foque esteve em mobilizar as tropas aliadas e seu
equipamento desde a Costa Oeste até a Costa Leste, de onde seria embarcada para a Europa. Já na Segunda Guerra Mundial, tanto as
tropas como os equipamentos deviam ser mobilizados até ambos os oceanos. A cada dia, desde 1942 até 1945, mais de 10 mil pessoas,
homens ou mulheres, passaram por nossa estação de North Platte (Nebraska), em seu caminho para ganhar a guerra".
Ike Evans, presidente e gerente geral de Operações da UP, lembrou que, através de fusões,
aquisições e crescimento interno, a Union Pacific passou a ser uma das maiores companhias estadunidenses e uma das de crescimento
mais rápido no campo dos transportes: "Da mesma forma como os primeiros empregados em 1862 ajudaram a construir o país, os 48 mil
homens e mulheres da UP atual continuam fazendo uma diferença positiva na vida dos estadunidenses. A partir de nosso compromisso
inicial de levar passageiros e uma quantidade limitada de cargas, agora movimentamos alimentos, metais, minerais, produtos químicos,
carvão, automóveis e autopartes, como também traillers e contêineres", explicou.
Foto de C. R. Savage, fotógrafo de Salt
Lake City que acompanhou as obras, mostra a passagem dos trilhos pelo Wyoming
Estatísticas - Entre os dados mais importantes da ferrovia, são destacados: 33.586
milhas (53.738 km) de vias; 153.272 vagões; 6.921 locomotivas; mobiliza por ano 8,92 milhões de vagões carregados; conta com 48 mil
empregados, resultando numa folha de pagamento de cerca de US$ 2,7 bilhões por ano; suas compras anuais atingem cerca de US$ 2,9
bilhões; o faturamento anual chega a US$ 12 bilhões.
A frota de locomotivas diesel-elétricas
começou a ser introduzida em 1941
A Union Pacific Corporation, com ações cotadas na Bolsa de Valores de New York (Nyse), tem como principal
empresa operativa a Union Pacific Railroad, maior ferrovia da América do Norte, cobrindo 23 estados nos dois terços da área
ocidental dos EUA. Destaca-se no transporte de carvão com baixo teor de enxofre (usado na geração de energia) e no atendimento às
numerosas áreas de produção da indústria petroquímica localizada principalmente na costa do Golfo do México. Com rotas competitivas
de longa distância entre os maiores portos da Costa Oeste e as saídas para o exterior do lado Leste, e com seis vias de acesso desde
o México, a UP tem ainda operações rodoviárias, como a famosa empresa Overnite Corporation, com suas subsidiárias Overnite
Transportation e Motor Cargo. Também é acionista de Ferrocarril Mexicano (Ferromex), um dos três grandes sistemas ferroviários do
México.
(*) Texto traduzido e adaptado da publicação eletrônica
castelhana El Reportero Ferroviario (ERF),
edição 137 extra (28/6/2002), editada em Buenos Aires (Argentina) por
Marcos F. Pipan (M.F.Pipan
& Associados). Fotos: Acervo Union Pacific Railroad.
Veja mais:
Maior ferrovia dos EUA completa 140 anos (II - Cronologia) |