NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
Greenleaf e Jowood lançam Etherlords
A GreenLeaf Distribuidora Ltda. anunciou em 10/6/2002 o estabelecimento de mais uma
parceria exclusiva para a distribuição - já em junho - do jogo Etherlords. Esse título - que tem inclusive
página própria na Web - foi indicado pelo site Gamespot como “o jogo que melhor combina o
poder dos gráficos gerados por computador com a dinâmica dos clássicos RPGs de cartas”. Desenvolvido pela Nival Interactive,
co-publicado pela Fishtank e publicado pela Jowood, já recebeu inúmeros elogios da imprensa especializada, tornando-se uma
referência obrigatória para os jogos de estratégia em turnos.
Etherlords leva os jogadores a um mundo fantástico, que somente existe graças ao
poder de uma substância extremamente rara, o Éter. De acordo com a mitologia criada para o jogo, tudo nesse mundo é derivado do
Éter, desde animais e plantas, até a própria crosta do planeta. E, após algum tempo, tudo retorna para o Éter, criando um ciclo no
qual a energia jamais se esgota e constantemente se renova.
Os Etherlords são criaturas supremas, capazes de canalizar o fluxo de Éter e usá-lo na forma
de magia para atacar, defender ou materializar novos seres durante os combates. O jogador controla diversos Etherlords, devendo
conduzir sua raça à vitória em uma guerra épica, contra inimigos de características distintas, mas com poderes equivalentes.
Tela de Etherlords
Os quatro componentes do Éter e as quatro raças – O Éter puro somente existe por um
breve instante. Ele é formado pela união de quatro fluxos de energia que, isoladamente, tendem a durar por mais tempo. Cada um
desses fluxos deu origem a uma raça de criaturas que o jogador controlará:
Chaots – Éter do Caos – Corpulentos, resistentes e agressivos, parecem moldados
especialmente para a batalha. Aprenderam a controlar criaturas asquerosas e tão agressivas quanto eles próprios. Sua principal
característica é a força física. Em combate, têm dificuldades em dominar seus instintos, em detrimento da razão. Geralmente atacam
com fúria suicida.
Kinets – Éter do Movimento – Raça conhecida por sua intelectualidade. Buscam a força
através do conhecimento. Aprenderam a dominar uma das criaturas mais poderosas do mundo dos Etherlords, os poderosos Dragões.
Vitals – Éter da Vitalidade – Moradores da floresta, interagem com todas as formas de
vida inferiores com extrema naturalidade. Abelhas, gafanhotos e outras criaturas da floresta são seus aliados. Os Vitals valorizam
demasiadamente a vida e têm poucas ambições de poder.
Synthets – Éter da Síntese – Inconfundíveis em sua aparência física, substituíram
grande parte de seu corpo por peças mecânicas. Ao contrário dos Vitals, interagem muito bem com matérias "não vivas". Organizados,
racionais e extremamente resistentes, são rivais perigosos.
Mapa de aventuras – Em modo de jogo isolado, o jogador deve escolher entre duas raças
principais, sendo que, das duas restantes, uma se tornará sua aliada e a outra se aliará ao inimigo. No papel de um Etherlord, ele
terá poderes supremos. Através de seus comandos, invocará heróis, construirá castelos e será responsável pela expansão de seus
impérios.
Tal como em Heroes of Might
and Magic, Etherlords apresenta um mapa de aventuras, com o qual pode-se ver toda a fase. A cada turno, pode-se mover
um ou mais heróis pelo cenário, conquistando territórios e enfrentando monstros errantes. É no mapa de aventuras que o jogador
obterá os elementos mágicos necessários para combater os inimigos, tais como Éter, raízes, runas e outras pedras preciosas.
Avançando pelos territórios e vencendo batalhas, os heróis ganharão experiência e se
tornarão mais fortes. Habilidades adicionais também serão compradas em locais específicos no mapa de aventuras, porém somente serão
habilitadas em combate quando associadas a um determinado elemento. Daí a necessidade de conquistar sempre novos territórios em
busca de recursos e itens raros para turbinar as habilidades do herói.
Quando o combate ganha vida – Tudo seria mais fácil se o jogador estivesse sozinho no
mundo de Etherlords. Porém o computador controlará as duas raças rivais e cada uma delas possui heróis de respeitável poder.
Isso sem contar os inúmeros monstros errantes que guardam as áreas de maior interesse no jogo.
Invariavelmente, os heróis se envolvem em combate e essa é a maior atração. Com uma mecânica
inovadora, mesclando elementos dos RPGs de cartas com o visual dinâmico da série Final Fantasy, Etherlords oferece ao
jogador um desafio gratificante. Cada combate é ambientado em um cenário 3D, com personagens poligonais altamente detalhados. Além
da enorme variação de criaturas disponíveis, cada uma delas possui animações específicas de ataque, provocação, defesa e ócio.
Os movimentos, tal como em Final Fantasy, funcionam em um sistema de turnos,
permitindo maior controle estratégico sobre a ação. Os ataques, por sua vez, dependem exclusivamente das cartas de habilidade
adquiridas no mapa de aventuras, aparecendo na tela como se fossem a "mão" do jogador em um RPG de cartas.
"Qual habilidade utilizar em cada turno?" "Qual o preço a pagar por isso?" "Quais são as cartas de
meu rival?" Essas perguntas refletem a estratégia envolvida em cada round, mostrando que o jogo é um prato cheio para quem
idolatra clássicos como Magic – The Gathering. Para estes, no entanto, a grande diferença é que, em vez de verem simples
gravuras estampadas em cartas, Etherlords oferece combates em 3D, no melhor estilo Final Fantasy.
Ataques de espada e machado, magias devastadoras e criaturas fantásticas desfilam na tela
com a mais alta tecnologia gráfica já vista em um jogo de estratégia. Até mesmo os novatos, que ainda não gastaram rios de dinheiro
colecionando cartas, se familiarizarão rapidamente com a mecânica do jogo.
Os desenvolvedores destacam, entre as principais características:
Mais de 300 tipos de
feitiços: cada raça possui habilidades mágicas específicas.
Combates totalmente em
3D, com grande variedade de opções táticas.
64 heróis e 4 raças
diferentes.
Avançado sistema de
diplomacia possibilita alianças duradouras e inesperadas traições.
Mais de 10 fases
recheadas de elementos de narrativa épica.
Exclusivo sistema de
batalha especialmente criado para partidas via LAN e Internet.
Plataforma 3D, com
capacidade de 50 mil polígonos por quadro.
Universo
excepcionalmente detalhado, apresentando grande variedade de personagens e arquitetura estilizada.
Magias especiais,
capazes de materializar mais de 120 criaturas.
Exclusivo sistema de
câmera inteligente, permitindo enquadramentos cinematográficos durante as batalhas.
Estonteantes efeitos
especiais para cada feitiço.
Exclusiva combinação de
RPG de cartas e estratégia, incorporando elementos das séries Heroes of Might
and Magic e Final Fantasy.
Empresa
- A Greenleaf é uma empresa voltada para licenciamento e distribuição de jogos para PC. Fundada em 1987, já produziu mais de 2
milhões de CD-ROMs. Especializou-se no processo de tradução e adaptação de jogos na língua inglesa para o mercado brasileiro. Sua
estrutura conta com um estúdio de dublagem interno, altamente equipado e com engenheiros de som especializados. Possui uma equipe de
artistas gráficos, tradutores, redatores e programadores que garantem a qualidade dos produtos que levam essa marca. |