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NOTÍCIAS 2002

Curso debate criação de ouvidoria empresarial

Marcada pelo advento do Código de Defesa do Consumidor, a década de 1990 foi um divisor de águas, assinalando o início de nova era na relação cliente/fornecedor. O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente de seu poder e de seus direitos. Por outro lado, num mercado cada vez mais concorrido, onde todos têm acesso à tecnologia e aprimoram seus processos, torna-se cada vez mais difícil obter um diferencial competitivo. Nesse contexto, ética no relacionamento entre cliente e fornecedor é assunto da ordem do dia e assegurar a satisfação dos consumidores é fator de sobrevivência. Ouvir os clientes e dar respostas adequadas às suas críticas e sugestões é o caminho para conseguir isso.

Para falar desses assuntos e auxiliar àqueles que pretendem implantar uma Ouvidoria na empresa, fornecendo instrumentos conceituais e práticos para quem deseja ocupar o cargo de ouvidor, o escritor, conferencista e consultor em comunicação e relacionamento com clientes Alberto Centurião realizará nos dias 13 e 14/6/2002 (das 8 às 17h30), em São Paulo, o curso "Ouvidor - Como e por que instalar uma Ouvidoria". Voltado especialmente a profissionais que se preparam para assumir esse cargo, gerentes envolvidos na implantação de uma ouvidoria e diretores, o curso possui carga horária de 16 horas. O evento é uma promoção da Educator, que há dez anos consolidou a Academia do Conhecimento, ampliando competências de profissionais para o sucesso e disseminando as melhores práticas gerenciais e operacionais.

Entre os tópicos do curso estão: O que é qualidade em atendimento/evolução da qualidade; Responsabilidade social - a empresa cidadã; Importância do atendimento para a imagem da organização; Cliente como formador de opinião; Direitos do consumidor; Evolução do perfil do consumidor; Processo comunicativo com o cliente; Atitudes que geram comportamentos defensivos ou receptivos; Atendimento como um valor da organização; Comunicação interna – transformando a cultura organizacional; Comunicação externa – relacionamento com a imprensa, entidades comunitárias e órgãos de defesa do consumidor; Atendimento a clientes internos – o compromisso de toda a organização com a satisfação do cliente; Poder de interferência nos processos internos; Ética – limites e responsabilidades do ouvidor; Independência e autonomia do ouvidor.

Os participantes terão direito a almoço, intervalos para café, material didático, certificado, assinatura trimestral da revista Vencer e o livro Brasil - 500 Anos de Mau Atendimento, de Alberto Centurião. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (0**11) 5573.1233, ou pelo site.

Palestrante - Alberto Centurião é conferencista e consultor em comunicação e relacionamento com clientes, atendimento, vendas e mercadologia, sendo autor também do livro Call Center ao alcance de todos (pela editora Ortegel), autor/diretor de teatro-treinamento e roteirista de vídeos para desenvolvimento profissional, e autor do espetáculo-treinamento O Gosto e o Vintém - Meio Século de Vendas.

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