Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205e024.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/05/02 13:44:50
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002
NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Redes convergentes chegam ao horário nobre

Com uma média de 100 mil acessos/dia à Internet, uma das maiores redes convergentes do mundo poupa à FIFA cerca de US$ 200 mil durante o torneio

Ao ativar as comunicações da Copa do Mundo de 2002 da FIFA, a Avaya não só lançou uma das maiores redes convergentes do mundo: ela também provou, na prática, que a convergência está pronta para o horário nobre. A tecnologia está sendo usada pela FIFA para mostrar o que pode ser considerado o maior evento esportivo do mundo, com 64 jogos que devem alcançar uma audiência acumulada total de mais de 50 bilhões de espectadores.

Para Doug Gardner, diretor da Avaya responsável pelo programa da Copa, a solução de Protocolo Internet (IP) oferecida à FIFA pela Avaya provou estar à altura do desafio. "Como em grandes empresas, a comunicação é o coração das operações da FIFA", disse. "Seja no gerenciamento da logística de equipes ou no credenciamento de repórteres, na confirmação de acomodações ou relato de resultados de jogos,
simplesmente não há margem para falhas ou erros. Oferecemos uma solução de telefonia IP que está fazendo com que a FIFA economize muito dinheiro – sem prejuízo dos recursos técnicos, confiabilidade ou escalabilidade da rede".

Como patrocinadora global da Copa do Mundo da FIFA 2002 na Coréia e Japão e também da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2003 e da Copa do Mundo da FIFA 2006, a Avaya projetou, instalou e é responsável por gerenciar a operação da rede utilizada por representantes da FIFA, juízes, jornalistas, jogadores, voluntários e outros participantes.

Economia - A empresa efetuou mais de 40 mil conexões por entre os 20 estádios, os dois centros internacionais de imprensa e as duas sedes remotas da FIFA, na Coréia e Japão. Além do tráfego tradicional de dados a rede conduz, em média, 100 mil chamadas telefônicas IP por dia. Ao integrar as chamadas de voz em sua própria rede de dados, a FIFA simplificou a administração da rede e reduziu o custo de conectar os estádios e suas sedes remotas – a economia calculada, de forma conservadora, chega a mais de US$ 200 mil durante o mês do evento.

“Além disso, a convergência das redes de voz e dados é uma solução mais funcional para a FIFA”, completa Doug, citando: "Com IP, a FIFA pode fazer chamadas, realizar teleconferências, gravar e acessar mensagens e dispor de uma série de recursos da telefonia tradicional não só a partir de telefones, mas também por meio de um PC ou de um computador de mão".

A Avaya instalou 25 servidores Avaya de Comunicações IP com mais de 7.000 terminais de voz por toda a rede da FIFA. Os produtos fazem parte da linha Avaya Enterprise Class Internet Protocol Solutions (Eclips), projetada para dar suporte à adoção em massa da telefonia via Internet, trazendo funcionalidade, confiabilidade e escalabilidade em redes IP.

Veja mais:
Avaya lança solução de videoconferência
Da rede do gol à de comunicação