NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Avaya lança solução de videoconferência
Organizadores do maior evento esportivo do mundo usam soluções de videoconferência, projetadas e disponibilizadas pela
fornecedora de redes corporativas de voz e dados Avaya Inc., para auxiliá-los a gerenciar
diariamente o torneio, através das fronteiras internacionais.
As soluções de vídeoconferência da Avaya, produzidas pela Polycom Inc. (fabricante de
terminais de alta qualidade para videocomunicação), são componentes-chave de uma das maiores redes convergentes de voz e dados do
mundo, usada pelos membros oficiais da Fédération Internationale de Football Association (FIFA), juízes, jornalistas, atletas,
voluntários e outros participantes da Copa do Mundo, na Coréia e no Japão.
"Como o torneio é disputado em dois países, simultaneamente, as reuniões de coordenação
entre os países são mais importantes que nunca", afirmou Doug Gardner, diretor da Avaya para o programa da Copa do Mundo. "A FIFA
solicitou uma solução de excelência em vídeoconferências para assegurar que a comunicação seja o mais clara, concisa e efetiva
possível".
A Avaya projetou a solução de protocolo de Internet (IP), que inclui o sistema de grupo de
vídeo da Polycom ViewStation, e que foi instalada nas sedes da FIFA e nos centros internacionais de imprensa localizados em Seul, na
Coréia, e em Tóquio, no Japão. Os sistemas estão conectados via serviços de acesso de tarifas básicas ISDN fornecidos pela coreana
KT Corporation e pela NTT, do Japão. A Avaya também é responsável pela conexão de sistemas, por meio de unidades de vídeoconferência
de múltiplos pontos, que permitem a comunicação simultânea entre três ou mais grupos.
"Com a visibilidade mundial dos jogos da Copa, sistemas de comunicação completos e precisos
são fundamentais para o sucesso do campeonato", informa Gerard Gouillou, diretor de informação da FIFA. "Os recursos de
videoconferência proporcionam uma comunicação personalizada e apoio gráfico nunca disponibilizado anteriormente".
Outros - Além dos membros da FIFA, mais de 12 mil representantes da imprensa,
responsáveis pela cobertura jornalística do evento, têm acesso ao equipamento de videoconferência, por meio de reservas, para se
comunicarem com os editores, localizados em seus países de origem ou para entrevistas com os membros da FIFA ou com os atletas do
torneio.
A Avaya também provê aos jornalistas e representantes da FIFA, telefones sob protocolo
Internet para enviar arquivos de dados, gerenciar correio eletrônico, transmitir fax e, simultaneamente, conversar por uma linha
fixa ou mesmo móvel. Redes locais de telefonia móvel foram projetadas para cada centro de mídia e para as sedes da FIFA na Coréia e
no Japão, permitindo a comunicação remota.
A rede convergente ponto-a-ponto da FIFA efetua mais de 40 mil conexões entre os 20
estádios, os dois centros internacionais de imprensa e as duas sedes oficiais. O gerenciamento principal da rede é coordenado a
partir dos centros localizados na Coréia e no Japão. A manutenção das redes, após o expediente, é feita diretamente do Centro de
Gerenciamento Global Remoto da Avaya, localizado na Flórida, Estados Unidos.
A Copa do Mundo de 2002 marca o início do uso pela FIFA de sistemas convergentes para o
agendamento de jogos, credenciamento de participantes, relatório de resultados, controle de estoque, confirmação de hospedagens e
manutenção dos sistemas de segurança. Estima-se que o evento atrairá milhões de visitantes e bilhões de expectadores do mundo todo.
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