Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0204b026.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/19/02 10:28:41
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Inaugurada base de mini-foguetes em Brotas

A Fundação CEU – Centro de Estudos do Universo, maior complexo astronômico do Brasil, localizado em Brotas/SP, inaugurou no dia 17/4/2002 a primeira base de lançamentos de mini-foguetes para fins didáticos. A base leva o nome do único astronauta brasileiro, o major Marcos César Pontes, que recentemente ingressou no seleto time de astronautas da Nasa que tem como principal função viabilizar o uso brasileiro da Estação Espacial Internacional.

Professor João Paulo e o major-astronauta, na casamata da base de mini-foguetes

Na inauguração, além dos responsáveis pelo projeto (o diretor-presidente do CEU, Antonio Augusto Rabello e o professor João Paulo Delicato), o próprio astronauta prestigiou a base. "Fico muito feliz com essa iniciativa do CEU, o Brasil está precisando de incentivos à Astronomia como esse, que beneficiará milhares de estudantes. Será possível ajudar, de alguma forma, na realização dos sonhos daqueles garotos aprendizes que hoje têm a coragem de sonhar", disse o major.

Divulgação - "A Astronáutica é pouco difundida no Brasil, as crianças realmente não têm o conhecimento da importância desta área como um todo, a importância do lançamento de foguetes para colocação de satélites em órbita, os experimentos que são realizados para descoberta de novos rumos em várias áreas da ciência. A homenagem ao major é fruto de um trabalho solitário que ele mesmo realiza em prol às crianças de estar sempre divulgando a importância da Astronomia, já que o tema está totalmente direcionado à sua atividade profissional. Nós, brasileiros, temos que nos orgulhar, pois em 2003 o major pilotará um dos ônibus espaciais em direção à estação ISS", explica Antonio.

Ele também lamenta: "Infelizmente a astronomia no Brasil é totalmente direcionada à pesquisa, nossos astrônomos renomados dedicam-se ao estudo e não à divulgação. Os políticos e o governo praticamente não disponibilizam recursos para projetos nesta área e a divulgação no Brasil está nas mãos de poucos idealizadores que, sem recursos, acabam não alcançando resultados expressivos".

Estudantes conheceram a casamata da base de lançamento de mini-foguetes

Funcionamento - A base tem capacidade para lançar até 16 mini-foguetes por dia. Os foguetes serão produzidos em duas oficinas diárias, cada uma com capacidade para receber até 80 alunos. Nas oficinas, além dos alunos aprenderem os conceitos envolvidos na fabricação e no lançamento de foguete, também terão informações sobre viagens espaciais. Após a teoria, sob supervisão da equipe técnica do local, os alunos executam o lançamento completo, com direito à contagem regressiva nos alto-falantes e outros procedimentos típicos de um lançamento de foguete orbital de verdade.

Os foguetes foram projetados para uso como ilustração prática dos conteúdos ministrados em aulas de Física, Matemática, Química e outras disciplinas. Antes do lançamento, os alunos reúnem-se em uma casamata (local protegido com vidro blindado e telas) onde procedem como verdadeiros técnicos aeroespaciais. A decolagem é um espetáculo controlado à distância pelos estudantes. Os foguetes sobem cerca de 300 m de altura e atingem a velocidade de 980 km.

A base de lançamentos de mini-foguetes foi construída no complexo astronômico, pois é um local especialmente desenvolvido para receber grupos de estudantes, equipado com Planetário, Observatório, Anfiteatro Multimídia e outras estruturas de ensino. O objetivo da fundação é a divulgação e o ensino de Astronomia e Astronáutica, principalmente para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Uma oficina de lançamentos de mini-foguetes faz parte do conjunto de atividades interativas voltadas para o aprendizado que o local oferece.

A base de lançamento de foguetes é mais uma das seis oficinas interativas oferecidas às escolas. Essa atividade será comercializada por R$ 12,00 por criança, com duração de cerca de 2 horas. Todas as atividades devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (0**11) 3812.2112 ou pelo site. O CEU também atende a custo zero associações e escolas carentes: os interessados devem solicitar o benefício via correio eletrônico.

Complexo de Brotas/SP quer criar pelo menos duas atrações por ano

Novas atividades - Segundo Antonio Augusto Rabello, desde da inauguração do complexo de astronomia o CEU tem a meta de criar pelo menos duas atividades novas por ano. O professor João Paulo Deliccato, recém-contratado pela Fundação, tem larga experiência em desenvolvimento de projetos de oficinas interativas para crianças e propôs a criação desta oficina, a exemplo dos EUA, onde existem mais de duzentas bases já implementadas.

Foram investidos cerca de R$ 50 mil no projeto da base, que visa fixar o aprendizado dado em sala de aula de vários conceitos de Física, Química e Matemática, onde o aluno aprenderá interagindo diretamente com a atividade, sendo recomendado para o ensino médio.

Em 2000, desde a inauguração do CEU em 25/4, o complexo recebeu visitas de 8.000 alunos de 138 escolas. Agora, com a base de lançamentos, a expectativa é dobrar o número de visitações: só em 4/2002 devem ser atendidas mais de 2000 crianças. Para o segundo semestre de 2002, está previsto um grande projeto voltado para o estudo do clima, onde, de maneira interativa e tecnológica, será ensinado na prática tudo relacionado ao clima da Terra.

Veja mais:
Brotas inaugura lançador de mini-foguetes
Brasil ganha seu maior complexo astronômico
Estação Espacial Internacional - Engenharia Cósmica