NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
Chega o último volume da série Os Caça-Pistas
Destinado à 6ª Série é um jogo educativo de aventura e mistério
A Divertire/Melhoramentos
lançou Os Caça-Pistas 6ª Série, último volume da coleção "Os Caça-Pistas", já composta pelos volumes 3ª, 4ª e 5ª série.
Indicado para estudantes na faixa etária de 11 a 14 anos, que estejam cursando a 6ª ou o início da 7ª série do ensino fundamental, o
CD-ROM é mais um recurso didático para fixação e aprendizagem de conceitos e do conteúdo programático pertinentes a esse nível de
ensino.
Tela do jogo Os Caça-Pistas 6ª série
Como nos volumes anteriores, esse também explora o gosto pela aventura dos Caça-Pistas, um
grupo de quatro estudantes muito curiosos, que vive se metendo em histórias misteriosas. Dessa vez, eles até estavam brincando
inocentemente. Estavam! De repente, num mundo subterrâneo, um gigantesco exército de plantas mutantes começa a se organizar para
destruir a cidade, e Júlia e Santiago, dois amigos da turma, desaparecem. A missão do usuário é, então, ajudar Carlos e Sofia a
encontrar os dois desaparecidos. Para isso, mais do espírito de aventura, o jogador precisará se sair bem em uma série de atividades
englobando conhecimentos de matemática, linguagem, ciências, cultura geral e raciocínio lógico.
Ao todo, o CD-ROM tem nove atividades, cada uma com quatro níveis de dificuldade, que podem
ser ajustados em cada área do programa e de forma independente. Ou seja, é possível adequar as atividades às necessidades
específicas de cada jogador.
Para reforçar o conteúdo de matemática e lógica, as tarefas propostas nas atividades do Tiro
e Queda, Berçário das Bactérias, Restaurante Químico e Estação de Tratamento são ideais. Na tarefa Tiro que Queda, por exemplo, os
jogadores precisam resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão, com números inteiros, números decimais e
frações. Já na Estação de Tratamento, é preciso colocar as bactérias na ordem certa para eliminar as substâncias contaminadas na
água. Para achar a seqüência correta é preciso usar o raciocínio lógico.
No CD, as habilidades de linguagem não ficam de fora e são alvo de quatro atividades. Em uma
delas - Segredo da Fechadura - por exemplo, o usuário lê parágrafos sobre assuntos variados, como história mundial, biologia e
ciências naturais, e depois responde a perguntas que mostrarão o seu grau de compreensão de textos. Nesta atividade, determinante
para uma etapa do jogo, o usuário também aprende um pouco de geografia e de ciências sociais.
Aliás, quem gosta de ciências sociais ou está precisando de um reforço nessa disciplina,
pode aproveitar as atividades do Abismo do Tempo, onde o desafio do jogador é colocar em ordem cronológica os acontecimentos
históricos, do mais recente ao mais antigo. Entre as diversas categorias, há descobertas científicas, data de fundação de várias
civilizações e datas de construção de monumentos históricos.
Para cumprir todas as atividades, não é necessário seguir uma ordem linear, ou seja, o
jogador pode cumprir cada tarefa de acordo com seu ritmo. Só é preciso gostar de aventura e usar a cabeça. A coleção é assinada o
pelos mesmos criadores da consagrada série Coelho Sabido, também editada e distribuída pela Divertire.
A configuração mínima requerida é computador Pentium 166 MHz ou superior, com 32 MB de
memória RAM, 32 MB de espaço livre em disco, CD-ROM de 4x, placa de som compatível com Windows, vídeo SVGA 256 cores e Windows
95/98/ME.
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