NOTÍCIAS 2002
Como conduzir o visitante pelo site
Roberto Guarnieri (*)
Colaborador
Ao visitar um site na Internet, o consumidor digital tem uma
tela dividida em uma infinidade de informações, o institucional da empresa, produtos, banners, links, e isto sem falar
nas empresas que decidem inserir uma janela popup na abertura do site que leva séculos para carregar. O site deve ser uma
peça publicitária que interage com o visitante e desta forma devemos estar preocupados com a imagem que queremos “vender”: a
criação, o design e a tecnologia são fatores importantes para atingir o público alvo da forma certa. Preocupados com tudo
isso os marketeiros e tecnólogos de plantão acabam esquecendo de um fator importantíssimo: o planejamento de navegação.
A começar pela home (página principal de um site): geralmente contém informações que
concorrem entre si pelo clique do visitante, não podemos desperdiçar todo o espaço e tempo com um simples menu. Podemos definir uma
área nobre (lado direito
do monitor), onde divulgamos informações de acordo com a necessidade do visitante e as
prioridades da empresa. A home é responsável por conduzir a navegação através de todo o site. Não esqueça que na Internet a
infidelidade está à distância de um clique: se a home não cumprir o seu papel, você está correndo o risco de perder o
visitante.
Para chegar à informação desejada, os visitantes digitais consideram tolerável até 3
cliques, portanto não desperdice os cliques com menus lindos e animados, mas em conduzir o visitante até a informação de seu
interesse. Ao chegar à informação, ofereça vínculos para outras páginas, não perca a oportunidade de vender sempre, afinal
tempo e espaço na Internet são muito preciosos.
Vínculos cruzados - Em todos os trabalhos que a A1.Brasil vem criando na Internet,
temos uma equipe preocupada em oferecer uma excelente experiência de navegação. Entre os diversos recursos que utilizamos está um
conceito chamado crosslink (N.E.: vínculo cruzado), que tem o objetivo de conduzir o visitante
através de todo o site.
Por exemplo em um comércio eletrônico para o setor de alimentos, quando o visitante está na
página de massas, o crosslink poderia oferecer uma passagem para a história das massas e outra para molhos especiais. Nestas
últimas páginas, ofereceria um vínculo para receitas italianas ou chinesas, dando a opção do visitante comprar em um único clique
todos os ingredientes necessários para determinada receita.
É como a experiência de ir a um restaurante: o manobrista pega seu carro, o maitre
conduz o visitante até uma mesa (fumante ou não fumante), carta de vinhos, cardápio, apreciar o prato e o vinho, sobremesa, conta e
a saída do restaurante. O que fará com que o visitante retorne é toda esta experiência. O planejamento deve ter 3 objetivos básicos:
1º) Produzir uma navegação eficiente e adequada aos novatos,
2º) Conduzir os visitantes pelo site, oferecendo uma excelente experiência de navegação,
3º) Garantir que os visitantes retornem.
O dinamismo e a atualização das informações também são um elemento essencial para o sucesso
de um site, afinal só existe uma coisa mais importante que o primeiro clique: todos os outros.
(*) Roberto Guarnieri é diretor de criação da
A1.Brasil, primeira agência do país especializada em mídia digital.
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